Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Reflexões

ReflexõesVida Natural

5 pontos a se considerar quando pensar em morar no campo

1
visualizações
4692

 

Sair da cidade e ir morar no campo tem sido o sonho de muitos atualmente. Seja para tentar fugir da violência e estresse ou por querer uma vida mais saudável, tranquila e sustentável ou por tudo isso.

Quando se tem filhos, aumentam as preocupações com o bem estar deles e com o tempo que se dispõe para estar junto deles. E por isso, morar no campo ou numa cidade pequena no interior pode ser uma ótima opção. Assim, as crianças terão mais contato com a natureza, ar puro, mais segurança, liberdade e uma alimentação mais saudável. Além de terem mais tempo com os pais.

ReflexõesSaúdeVida Natural

Play for Peace: organização que leva alegria a comunidades fragilizadas

visualizações
1005

Levar alegria a lugares que se encontram em situações hostis. Este é o objetivo do Play for Peace, criado pelo norte-americano Craig Dobkin logo após o acidente que o deixou paralisado em 1995. O que hoje é uma organização internacional, começou com atividades recreativas para reunir crianças, jovens e comunidades em conflito. O objetivo é utilizar jogos cooperativos para gerar risadas, compaixão e paz entre os participantes. A prática é muito usada em campos de refugiados, o que permite com que as pessoas se conectem e criem laços com leveza e facilidade.

ReflexõesVida Natural

3 maneiras de começar a ser minimalista de dentro pra fora

1
visualizações
5581

Houve um tempo em que toda a minha vida cabia em uma mala de rodinhas. Azul, tamanho grande. Daquelas que a gente compra pra viajar de avião, sabe? Tudo cabia nessa mala. Bom, nela e em mim mesma. Tem coisas que a gente não leva debaixo do braço, mas sim dentro do coração. Por vários anos, todas as coisas necessárias para a minha sobrevivência eram assim, fácil de despachar, passíveis de serem acomodadas dentro de um único compartimento. Roupas, sapatos, livros, produtos de beleza, bijuterias, bibelôs, diferentes cores, tamanhos e importâncias.

Reflexões

Mulher, esse lindo jardim vivo

tumblr_oa62a9LhnC1rrvtcbo1_1280
visualizações
3440

Assim como nos jardins as plantas têm seu ciclo de vida e suas diversas necessidades. Tais como sol, água, terra, nutrientes, insetos e toda uma fauna e flora que as cercam possibilitando seu crescimento, influenciando em seus aromas, cores, sabores, dando vida ao nosso chão e inspirando nosso ser a contemplar a integração da natureza.

A mulher ao longo de sua vida passa por seus ciclos, suas diversas fases: processos de contração, recolhimento, expansão e crescimento, assim como as estações do ano, a natureza e seus infinitos jardins.

ReflexõesSaúde

Meditação – Concentração para transformação!

1
visualizações
2848

Quantos de nós seguimos pela vida alicerçados em suportes temporários e transitórios? Muitos de nós. A vida por si só é transitória. Tudo muda o tempo todo no mundo, diz a música.

Nossos suportes temporários incluem: aprovação externa para que nos sintamos bem, jargões de personalidade (eu sou assim e não mudarei, tal coisa não tem jeito), alegria e sensação de preenchimento apenas com a presença de algumas pessoas em nossas vidas, apego a cargos, títulos, posses, etc. Tudo isso, dentro da ideia de mundo que temos, se apresenta como normal e adequado. No entanto, essa sensação ocorre porque estamos fincados em zonas de conforto e na ideia de que as mudanças e alterações daquilo que nos “faz bem” é algo ruim.

AlimentacãoReflexõesSustentabilidadeVida Natural

Desperdício alimentar, a fome da alma ou do ego?

Desperdicío
visualizações
2781

Observando o movimento de desperdício alimentar que acontece no cotidiano e com grande força em nosso país (sim, o Brasil desperdiça muito!), vieram os questionamentos que iniciam esse texto. Muitos estudos e índices sobre o desperdício de alimentos abordam o comportamento consumista com foco exclusivo no movimento externo. Ou seja, de que tal ação ocorre porque sofremos um bombardeio midiático de informações que fomentam o constante consumo sem consciência. Não está errado. De fato, há muita informação que estimula o consumo, ainda que não precisemos do que está sendo consumido. Sim, vivemos a era da “vida” curta das coisas e que o desapego é necessário. Porém, vale lembrar que desapego é mais profundo. É diferente de descarte. Um é consciente, trabalha o espaço interior, reorganiza e o outro apenas “se livra”, sem um trabalho de reflexão e ajuste. O último então continua sendo um acúmulo. Gasto de energia sem propósito.

Vida Natural

A verdade sobre a moda de viver no campo

1
visualizações
27548

Quando crianças, muitos de nós aprendemos na escola sobre o “êxodo rural”. Havia aquela clássica foto no nosso livro, que traduzia a vida no campo com a imagem de uma família pobre, retirante, fugindo da falta de emprego e da seca, para tentar uma vida nova na cidade. O sonho de poder ter tudo, comprar o que quiser, ter acesso às boas escolas e, principalmente, qualidade de vida.

ReflexõesVida Natural

“Criação com apego” Conheça os princípios do método natural de criar uma criança

criação com apego
visualizações
3383

Os bebês passam meses na barriga de suas mães, confortáveis e seguros durante o seu desenvolvimento. Sentindo e ouvindo sua mãe o tempo inteiro. Quando nascem, passam a estar em um ambiente frio e inseguro, e por isso precisam ao máximo sentirem sua mãe ou alguém próximo que lhe aqueça e faça-o sentir-se seguro. 

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos