Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Reflexões

AlimentacãoReflexõesVida Natural

Praticando uma culinária consciente – O cozinhar como ato de autocuidado e autoconhecimento

cozinhar
visualizações
2632

Cozinhar para muitos é um desafio. Para outros, uma rotina comum e cansativa. Alguns cozinham apenas em ocasiões especiais ou quando sobra um tempinho. Já outros, cozinham todos os dias, mas não prestam atenção a tudo que envolve o cozinhar. Cozinhar fica como algo distante, porém incluso. Vira movimento de sobrevivência (percebam: sobrevivência e não vivência!). Acaba sendo um “algo” que está muito além, do que realmente importa, do que realmente precisamos. É como se cozinhar, fosse uma coisa desimportante a seres muito importantes.

Filmes e DocumentáriosReflexões

5 vídeos com Eduardo Marinho para refletirmos sobre a vida

Eduardo MarinhoFoto por Rogério D. Santis
visualizações
3994

Ele escolheu morar na rua para encontrar um sentido para a vida.

Brasileiro, carioca, nascido em família de classe média, foi banqueiro, entrou na escola militar e estudou direito. Tinha tudo para ser uma pessoa “bem sucedida” para a sociedade. Mas sempre questionador, tentava entender as coisas, até que então percebeu que não bastava entender, ele tinha que sentir. Não contente, sufocado e angustiado com o que via, largou tudo e foi buscar um sentido para vida e experimentar o que era não ter nada. Chegou a morar nas ruas e dormir em papelão, porém, foi aí que começou a encontrar o sentido que procurava.

ReflexõesVida Natural

Você já conversou com sua criança interior hoje?

Criança interior
visualizações
1503

A proposta da vida é sempre crescer, não é mesmo?

Se pegarmos a metáfora de uma semente logo vamos perceber que ela se desenvolve, cresce e aí que dá flores, frutos, que oferece sombra quando se torna árvore. Crescer é um movimento natural. Crescer é o desejo de muitos de nós em vários aspectos: quando criança, queremos crescer logo para fazer parte de conversas, grupos, frequentar lugares, para ir dormir mais tarde. No âmbito familiar surge a vontade de crescer e conquistar a tal independência. No campo profissional todo mundo quer ascensão, ou seja, quer crescimento. Construímos uma casa e passado algum tempo, começamos a ter ideias de expansão de um canto ou outro.

ReflexõesSaúde

Como a prática do silêncio pode mudar a sua vida

visualizações
6255

Diante de um mundo cheio de ruídos, no qual a comunicação se dá quase que exclusivamente por meio das palavras, a busca pelo silêncio está ganhando espaço.

E o que tem levado muitas pessoas a tal busca?

Se pensarmos que barulho, ruído e comunicação acontecem primeiro dentro de nós, numa espécie de fala interna e que essa fala interna determina nosso estado emocional e nossas ações, nos trazendo resultados, fica fácil identificar a importância do silêncio e o motivo da busca por essa nova forma de interação.

ReflexõesSustentabilidadeVida Natural

As possibilidades sustentáveis do cultivo de cannabis

cultivo de cannabisEXPOCANNABIS URUGUAY
visualizações
3115

O país na vanguarda desse tema é nosso vizinho Uruguai. Desde 2014, essa nação está dando grandes passos na implementação da lei que regula e controla o uso e cultivo de cannabis. Além do consumo da marijuana, legalizar e regularizar a produção de cannabis no país também está demonstrando que há diferentes aplicações dessa planta. Uma das principais vantagens da cannabis é a sustentabilidade que leva a ramos como a construção, saúde, estética e outros.

AlimentacãoReflexões

O despertar de um mundo vegano – VegFest 2017

visualizações
1538

O ver e o sentir – O estar ali, conectada !

No final de agosto estive no VegFest, um congresso vegetariano de grande força e visibilidade promovido pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira e que aconteceu em Campos do Jordão.

O evento que sempre traz muitos palestrantes, expositores de vários locais do Brasil, cozinha show com aulas de culinária, me chamou a atenção, não apenas por ser algo do qual participava pela primeira vez, mesmo sendo vegana há um bom tempo, mas pela força e pela energia que existia no local e nas pessoas.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos