Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Alimentacão

AlimentacãoReflexõesVida Natural

Praticando uma culinária consciente – O cozinhar como ato de autocuidado e autoconhecimento

cozinhar
visualizações
2614

Cozinhar para muitos é um desafio. Para outros, uma rotina comum e cansativa. Alguns cozinham apenas em ocasiões especiais ou quando sobra um tempinho. Já outros, cozinham todos os dias, mas não prestam atenção a tudo que envolve o cozinhar. Cozinhar fica como algo distante, porém incluso. Vira movimento de sobrevivência (percebam: sobrevivência e não vivência!). Acaba sendo um “algo” que está muito além, do que realmente importa, do que realmente precisamos. É como se cozinhar, fosse uma coisa desimportante a seres muito importantes.

AlimentacãoReflexões

O despertar de um mundo vegano – VegFest 2017

visualizações
1538

O ver e o sentir – O estar ali, conectada !

No final de agosto estive no VegFest, um congresso vegetariano de grande força e visibilidade promovido pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira e que aconteceu em Campos do Jordão.

O evento que sempre traz muitos palestrantes, expositores de vários locais do Brasil, cozinha show com aulas de culinária, me chamou a atenção, não apenas por ser algo do qual participava pela primeira vez, mesmo sendo vegana há um bom tempo, mas pela força e pela energia que existia no local e nas pessoas.

AlimentacãoFaça Você MesmoReceitasVida Natural

15 receitas de bebidas probióticas para curar seu intestino

bebidas probióticas
visualizações
16512

Estar com a saúde em dia é essencial para uma vida de qualidade, e ao cuidar do seu intestino, você já está ajudando bastante nesse processo. Muitas vezes, você pode pensar que seu intestino está em perfeita forma, mas pode se enganar! Nosso corpo funciona como um ecossistema integrado, de modo que um desequilíbrio em uma determinada área do corpo pode afetar uma área completamente diferente.

Os pesquisadores estão cada vez mais conscientes de que um intestino doentio pode comprometer nossa imunidade, nossa função cognitiva, nosso peso, equilíbrio hormonal e muito mais. Uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para curar seu intestino é adicionar bactérias benéficas, conhecidas como probióticos, à sua dieta diária.

AlimentacãoReceitas

Receita de bolo vegano de grão de bico com calda de maracujá

1
visualizações
5349

A culinária vegana é riquíssima e grande parte dos ingredientes usados na mesma, são encontrados em feiras livres e supermercados. Esse tipo de alimentação vem conquistando a muitos, não apenas pelo aroma de compaixão, sustentabilidade e saúde que exala, mas também porque confere aos que começam a cozinhar, um palco imenso para o uso do potencial criativo!

Alimentacão

Um pouco sobre a história e os mitos do Pão

1
visualizações
1423

O pão é um alimento antigo, tão antigo quanto a própria civilização. Pesquisadores sobre o tema revelam que os indícios da produção de pão remotam a 10000 anos, pasmem! É claro que o pão daquela época era bem diferente do consumido hoje. Ao longo do tempo o trigo, cereal utilizado para produzir a farinha, foi sendo selecionado pelos agricultores, a fim de obter um grão de melhor qualidade, como o cultivado atualmente.

AlimentacãoReflexõesSustentabilidadeVida Natural

Desperdício alimentar, a fome da alma ou do ego?

Desperdicío
visualizações
4543

Observando o movimento de desperdício alimentar que acontece no cotidiano e com grande força em nosso país (sim, o Brasil desperdiça muito!), vieram os questionamentos que iniciam esse texto. Muitos estudos e índices sobre o desperdício de alimentos abordam o comportamento consumista com foco exclusivo no movimento externo. Ou seja, de que tal ação ocorre porque sofremos um bombardeio midiático de informações que fomentam o constante consumo sem consciência. Não está errado. De fato, há muita informação que estimula o consumo, ainda que não precisemos do que está sendo consumido. Sim, vivemos a era da “vida” curta das coisas e que o desapego é necessário. Porém, vale lembrar que desapego é mais profundo. É diferente de descarte. Um é consciente, trabalha o espaço interior, reorganiza e o outro apenas “se livra”, sem um trabalho de reflexão e ajuste. O último então continua sendo um acúmulo. Gasto de energia sem propósito.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos