Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo

Vida Natural

AlimentacãoReflexõesVida Natural

Praticando uma culinária consciente – O cozinhar como ato de autocuidado e autoconhecimento

cozinhar
visualizações
3876

Cozinhar para muitos é um desafio. Para outros, uma rotina comum e cansativa. Alguns cozinham apenas em ocasiões especiais ou quando sobra um tempinho. Já outros, cozinham todos os dias, mas não prestam atenção a tudo que envolve o cozinhar. Cozinhar fica como algo distante, porém incluso. Vira movimento de sobrevivência (percebam: sobrevivência e não vivência!). Acaba sendo um “algo” que está muito além, do que realmente importa, do que realmente precisamos. É como se cozinhar, fosse uma coisa desimportante a seres muito importantes.

SaúdeVida Natural

7 dicas pra se desconectar e aproveitar os benefícios do “banho de floresta”

banho de floresta
visualizações
2836

Vivemos um mundo totalmente influenciado pelo avanço da tecnologia e, com ele, somos cobrados diariamente. Temos que nos adaptar a um estilo de vida que envolve muito estresse. Além disso, somos obrigados a adquirir hábitos cada vez menos saudáveis.

O banho de floresta nos traz efeitos bem positivos. A redução da pressão arterial, diminuição de problemas circulatórios, bem como o combate a depressão.

Uma das formas de corrigir e buscar a cura natural para esse cotidiano exaustivo é através de uma prática que reintegra a nossa essência, o “Forest Bathing”.

Filmes e DocumentáriosReflexões

5 vídeos com Eduardo Marinho para refletirmos sobre a vida

Eduardo MarinhoFoto por Rogério D. Santis
visualizações
4089

Ele escolheu morar na rua para encontrar um sentido para a vida.

Brasileiro, carioca, nascido em família de classe média, foi banqueiro, entrou na escola militar e estudou direito. Tinha tudo para ser uma pessoa “bem sucedida” para a sociedade. Mas sempre questionador, tentava entender as coisas, até que então percebeu que não bastava entender, ele tinha que sentir. Não contente, sufocado e angustiado com o que via, largou tudo e foi buscar um sentido para vida e experimentar o que era não ter nada. Chegou a morar nas ruas e dormir em papelão, porém, foi aí que começou a encontrar o sentido que procurava.

ReflexõesVida Natural

Você já conversou com sua criança interior hoje?

Criança interior
visualizações
1558

A proposta da vida é sempre crescer, não é mesmo?

Se pegarmos a metáfora de uma semente logo vamos perceber que ela se desenvolve, cresce e aí que dá flores, frutos, que oferece sombra quando se torna árvore. Crescer é um movimento natural. Crescer é o desejo de muitos de nós em vários aspectos: quando criança, queremos crescer logo para fazer parte de conversas, grupos, frequentar lugares, para ir dormir mais tarde. No âmbito familiar surge a vontade de crescer e conquistar a tal independência. No campo profissional todo mundo quer ascensão, ou seja, quer crescimento. Construímos uma casa e passado algum tempo, começamos a ter ideias de expansão de um canto ou outro.

SaúdeVida Natural

Algodão orgânico e a saúde das crianças

a
visualizações
2256

Com tantas opções de presentes disponíveis para o dia das crianças, fica difícil escolher algo para nossos pequenos quando levamos em consideração saúde, bem-estar enquanto despertamos consciência ambiental; é possível fazer uma escolha consciente explorando o melhor da moda e da sustentabilidade ao optar pelo algodão orgânico no vestuário dos baixinhos.

Um exemplo pungente: crianças usam o uniforme escolar por, pelo menos 35 horas por semana, então este é naturalmente um dos itens de vestuário mais importantes do guarda-roupa deles.

SaúdeVida Natural

Ecopsicologia: reconexão com a natureza de dentro e de fora

visualizações
7135

“Nas coisas mais simples está o sentido da vida” (frase de Clarice Lispector, se não me engano…)

As melhores experiências da minha vida eu tive fazendo camping selvagem, ou em praias com bem pouca civilização… fazendo relações de qualidade com pessoas incríveis e com a natureza…

Eu adorava esse tipo de viagem, mas não entendia porque me fazia tão bem. Foi quando eu descobri a Ecopsicologia que a ficha caiu.

Neste artigo vou explicar o que é a Ecopsicologia e porque essa disciplina é imprescindível no mundo atual, onde a maior parte das pessoas esqueceu ser parte integrante da Terra e da natureza.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos