ReflexõesVida Natural

Vida Sustentável: 4 dicas para equilibrar sua vida

1

Estamos cada vez mais ouvindo e convivendo com o termo “Sustentabilidade” em nosso dia a dia. Com a intenção de diminuir os danos que causamos ao Planeta e, consequentemente, às nossas vidas, estão surgindo alternativas para reciclagem de tudo o que possível e alcançável ao nosso redor. Mas será que o “reparo” a esses danos está somente no Planeta e fora de nós? Será que só reciclando levamos realmente uma vida sustentável?

Os “danos internos” que temos são parte integrante de toda essa poluição e desordem. Em palestras e treinamentos que faço na Pandora – Evolução Consciente, reparo pessoas com dias e vidas cada vez mais ansiosas, corridas, nervosas e estressadas, com acúmulos de tarefas, responsabilidades e emoções que passamos todos os dias, gerando uma necessidade de extravasarmos tudo para algum lugar. E, é aí que vem a nossa inconsciência de consumir e poluir, trazendo malefícios para nós e para o Planeta.

A Saída: uma Vida Sustentável

Viver uma vida sustentável é trabalhar também uma importante esfera da sustentabilidade: a esfera social. Isso nos faz “arrumar os problemas internamente”, equilibrando nossos desejos, nossos impulsos e tudo aquilo que pode nos influenciar negativamente para que sejamos pessoas mais consumistas e menos conscientes.

A intenção deste artigo é mostrar que podemos levar uma vida sustentável independente de onde e como vivemos, ou com o que trabalhamos, mudando pensamentos e pequenas atitudes que podem ser aplicadas facilmente em nosso cotidiano.

harmony-1229893_640

01. Cuide, primeiro, da sua saúde

Já parou pra pensar e reparar que, às vezes, vivemos em um modo tão automático que nem reparamos como estamos comendo, como está nosso sono, nossa saúde e nosso corpo? Quando isso tudo se desregula, é difícil não descontarmos os sentimentos negativos para fora, consumindo mais ou fazendo atitudes que prejudicam nosso meio, como o simples fato de jogar um lixo na rua.

Portanto, a primeira dica é cuidar de sua saúde. Crie alguns autodesafios para você mudar, como regular o seu sono, ou prestar mais atenção enquanto come (sem mexer em celular ou focar em outra coisa), ou comer menos, ou ainda cortar vícios que podem te prejudicar (como cigarro, álcool, drogas, etc). Só uma dessas pequenas mudanças já vai dar mais atenção para essa área de sua vida e ajudar na jornada de levar uma vida sustentável mais facilmente.

Melhore sua qualidade de vida com a meditação Mindfulness

02. Equilibre suas atividades

Temos uma tendência, na cidade grande, de ter muitas atividades ao mesmo tempo e, quando podemos descansar, não fazermos absolutamente nada. Essa variação muito grande entre ter muitas atividades e nenhuma atividade também gera desequilíbrio, nos causando preguiça, ansiedade, falta de foco ou hiperatividade.

Faça então uma lista das atividades que você faz e não faz hoje, inclusive algumas atividades que seriam boas para sua saúde ou outras áreas (como um exercício físico, por exemplo), e comece a equilibrar quais atividades são importantes e quais não são. Riscando as menos importantes, você terá um norte de onde começar a diminuir atividades e colocar outras que te tragam benefícios, mas sem também colocar atividades demais. Lembre que o foco é equilíbrio! Tudo que é em excesso gera desequilíbrio, seja excesso de muita atividade ou excesso de pouca atividade.

03. Melhore seus relacionamentos

Perceba também quanto tempo por dia, às vezes, perdemos reclamando de coisas, falando besteiras, ou até falando mal de pessoas e situações. Isso deixa nosso foco no dia sempre carregado de energias negativas, levando nossa mente a sempre pensar em qual o próximo ponto negativo que ela precisa reparar para reclamar ou falar algo. Consequentemente, falamos besteiras para as pessoas próximas de nós, brigamos com elas ou sempre estamos querendo achar algo errado para apontar e falar mal em nossas relações.

Procure mudar essa atitude internamente. Preste atenção primeiro em uma coisa, para ficar mais simples. Você pode, por exemplo, focar em simplesmente parar de reclamar por um período de alguns dias. E observe o quanto isso vai te fazer gastar menos energia.

Levar uma vida sustentável é uma atitude de equilíbrio interno e externo, de todos os aspectos que podem nos ajudar a sermos mais felizes e assim contribuir mais com o meio ao nosso redor, mesmo que seja apenas não danificando tanto ele.

Vidas alternativas – As pessoas que decidiram viver fora do sistema

04. Equilibre seus pensamentos e suas energias

A última dica é para que trabalhemos mais nosso Ser Interior. E, por mais que pareça complicado, a única prática que temos de fazer é “observar”. Depois de ter observado o quanto reclamamos, que nem dissemos no passo anterior, observe como são seus pensamentos hoje, sem julgar os que são bons ou ruins. Apenas observe, como se você fosse um espectador de seus próprios pensamentos. Isso te dará um mapa de quais pensamentos você tem hoje, o que também te dá um mapa de como sua energia é de acordo com seus pensamentos. Cada pensamento traz uma energia consigo, seja boa ou ruim, e isso fica registrado dentro de nós. Quanto mais acumulamos um ou outro, seremos pessoas que têm energia boa ou ruim, dependendo do que pensamos e de como agimos.

Faça a prática de observar alguns momentos do seu dia, pode ser apenas por 5 minutos no começo, quais são os pensamentos mais presentes. Depois de observar, experimente colocar naquele dia apenas um pensamento novo, que seja construtivo ou positivo, para que isso faça você começar a mudar um pouco seus padrões ou maneiras de ser. Sim! Isso te trará mais equilíbrio e é uma das chaves principais para termos uma vida sustentável e equilibrada. Mas o mais interessante é que só depende de nós mesmos! Nem que seja apenas por 5 minutos ao dia.

Se precisar de uma ajuda, você pode visitar a Pandora – Evolução Consciente e fazer uma Prática de Meditação Gratuita! Clique aqui para saber mais.

Lembre-se sempre que você tem o controle de sua vida. Isso pode hoje não estar claro, ou ainda estar distante, por levarmos muito tempo uma vida no automático. Mas se começar com pequenas mudanças, você estará conquistando aos poucos sua vida sustentável e a felicidade interior, para ajudar ainda mais nosso Planeta a ser um lugar melhor, sempre.

Esteja sempre atento e leve a vida leve! Gratidão e boas práticas _/\_

Para complementar o assunto, veja um vídeo que dá 3 dicas rápidas para diminuirmos o consumo e expandirmos nossa consciência:

Print Friendly
Quero Evoluir
escrito por:Quero Evoluir
O projeto Quero Evoluir vem para dar informações, dicas e artigos sobre Evolução Consciente, para que todos tenham a oportunidade de acesso a conteúdos práticos e profundos que ajudam no desenvolvimento pessoal, profissional, emocional ou espiritual. Projetado por Pandora – Evolução Consciente.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: