Entretenimento

Uruguai, país exemplo de simplicidade e vanguarda sustentável

01

O Uruguai – que tem o menor índice de percepção de corrupção da América Latina, segundo relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – ocupa o topo do ranking do índice de democracia da revista Economist.

“Uruguay legaliza la marihuana” El Pais

O país possui o mais elevado índice de liberdade de imprensa na América Latina, segundo a organização Jornalistas Sem Fronteiras, e é a nação que mais publica livros em toda a região, com relação ao número de habitantes.

Visitar o Uruguai também é como voltar ao passado, viver uma época calma, simples e feliz. É um país em rota de recuperação e com esperança de viver um momento ainda melhor, exatamente o que nós brasileiros mais precisamos nesse momento de luta. A grande maioria da população está concentrada em sua capital Montevidéu, uma junção de simplicidade com uma atmosfera vintage. Passear por suas ruas é como desfrutar de uma melancolia gostosa é como injetar cultura direto na veia.  

URUGUAY-ABORTION-DEMO
Foto: Divulgação

Exatamente um século depois da aprovação do divórcio, o Uruguai se tornou, em 2007, o primeiro Estado latino-americano a conceder a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em abril, o país foi além e aprovou o casamento gay. Ainda no apoio à união homossexual, o Parlamento abriu as portas para a adoção de crianças por casais gays em 2009. Em 2010, o governo decretou o fim da restrição à entrada de homossexuais nas Forças Armadas.

“Desde a legalização, Uruguai não registra mortes de mulheres por aborto”  New York Times

O aborto foi descriminalizado no ano passado, mas não sem certa dificuldade. A legalização da prática foi aprovada pelo Parlamento, em 2010, mas o então presidente, Tabaré Vázquez, que é médico, alegou questões éticas para vetar a medida. Em 2012, José Mujica apresentou novo projeto de lei, que foi aprovado e confirmado.

0,,16314242_303,00
Foto: Divulgação

O projeto de lei que legaliza a maconha no Uruguai, aprovado na véspera pela Câmara dos Deputados, converte o país em um “experimento de vanguarda” a nível mundial, disse nesta quinta-feira (1º) o presidente José Mujica, responsável pela iniciativa. Ele criticou o narcotráfico, que, segundo ele, tem margens de lucro tão grandes que é capaz “de corromper tudo”.

“Uruguai: lei para casamento gay entra em vigor”  Folha de São Paulo

“Em nenhuma parte do mundo a repressão deu resultado”, disse. “Nós queremos parar essa coisa na fronteira, onde começa a adição às drogas. Não é fácil, porque não temos uma receita. Não é simples, estamos conscientes de que estamos fazendo um experimento de vanguarda no mundo inteiro.”

arrivista
Foto: Divulgação

Fonte: New York Times, El Pais, Folha de São Paulo

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

1 Comentário

  • José Mujica para presidência do Brasil. Importamos tanta besteira, porque não um “Políticos”. O mais interessante é que os índices de violência abaixam a medida que a educação e o comprometimento social evoluem.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos