Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Viagem

Um passeio pelo Cariri Cearense: a fazenda mal assombrada que virou museu escola

DSCN0159

Localizada no Cariri Cearense, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri foi criada em 1992 a partir da restauração da primeira casa da Fazenda Tapera, que deu origem à cidade de Nova Olinda, no final do século XVII. É uma organização não-governamental, cultural e filantrópica, com programas educacionais de gestão cultural local para crianças e jovens nas áreas de Memória, Comunicação, Artes e Turismo. São eles que recebem os visitantes e guiam o passeio pelo museu.

Entidade colaboradora do Geopark Araripe, a Casa Grande abriga o Instituto de Arqueologia do Cariri com um laboratório de pesquisa em paleontologia. Antes de ser restaurada era considerada mal assombrada e ficou fechada por muitos anos.

Tombada como patrimônio histórico municipal, é ambientada nos cômodos dos antigos moradores e conta a história do homem Kariri e da fundação da cidade de Nova Olinda, através de mitos e lendas locais e dos acervos de objetos encontrados na região, dentre eles arte rupestre e cerâmica que comprovam a passagem do homem pré-histórico no local.

Alto Paraíso: Cidade sustentável

Com a missão de desenvolver atividades de complementação escolar e formação profissional, além da área do Museu, a Fundação Casa Grande possui Laboratórios de Conteúdos com gibiteca, DVDteca, biblioteca, discoteca, cineclube e laboratório de informática e Laboratórios de Produção com TV, rádio, editora e teatro. Através deles são oferecidas várias oficinas de capacitação, desde quadrinhos e produção audiovisual até revitalização de fachadas.

Vivenciando a permacultura em Canoa Quebrada

Para ajudar na organização, obtenção de renda e promoção da Casa Grande, os pais das crianças e jovens atendidos pela Fundação criaram a COOPAGRAN – Cooperativa Mista dos Pais e Amigos da Casa Grande. São eles que cuidam do restaurante e da lojinha de artesanato e ainda oferecem hospedagem através das pousadas domiciliares, que são suítes nos quintais de suas casas.

Graças à tudo isso, a Fundação Casa Grande recebeu vários prêmios, dentre eles:

  • Prêmio Valores do Brasil – Educação e Geração de Conhecimento (Banco do Brasil – 2008);
  • Prêmio Orilaxé – Direitos Humanos Grupo Cultural (AfroReggae – 2008);
  • Comenda da Órdem do Mérito Cultural – Ministério da Cultura do Brasil- 2004;
  • Prêmio UNICEF Criatividade Patativa do Assaré – Projeto mais criativo e melhor projeto de educação (2002) e
  • Premio Fellow Empreendedor Social Ashoka- 2002.

Quem for viajar para os lados do Cariri e quiser visitar a Fundação Casa Grande em Nova Olinda/CE pode ainda incluir no roteiro o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Geossítio Pontal de Santa Cruz.

Para conhecer mais desse projeto fantástico acesse o site ou o Facebook.

Tieme Estela
escrito por:Tieme Estela
Bióloga, educadora ambiental, poetisa, artesã e nuvem viajante dos infinitos azuis. Estuda Especialização em Permacultura pela UFCA e integra o Coletivo Artiangi de Moda Sustentável. ResPira e transBorda toda e qualquer forma de arte e amor. A liberdade da estrada e dos céus são seu alimento. Acredita que a felicidade está em compartilhar sorrisos e em eternizar momentos. É fascinada pelos sinais do UniVerso e sua teia de interações. Encontrou o sentido da vida quando resolveu seguir seu velho chamado distante e lançou o Projeto VAAV - Viver de Arte Amor e Viagem, que segue os princípios da Economia Criativa e Colaborativa, da Permacultura e da Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos