Horta OrgânicaReceitas

5 formas surpreendentes de reutilizar sacos de chá

collage

Se pensa que os benefícios do chá terminam após a ingestão, desengane-se. O saquinho de chá que usualmente descartamos depois de o mergulhar na água está apenas em início de vida, ele pode ainda ser aproveitado para muitas outras funções.

1 – Germinar sementes

chá

Por estarem cheias de nutrientes, reterem bem a humidade e serem respiráveis, os saquinhos usados dão ótimos germinadores para sementes individuais. Quando o rebento já estiver pronto para ser posto na terra, abre-se um furinho no saco para ajudar as raízes a se expandirem.

2 – Fertilizante

1a

Ao adicionar sacos de chá à compostagem, está a reduzir a quantidade de lixo e ao mesmo tempo a adicionar nutrientes vitais ao seu fertilizante. A maioria dos saquinhos só têm cola de amido, que é completamente biodegradável. A tinta e o papel também são produtos seguros.

Melhor ainda, por mais estranho que pareça, é colocar os saquinhos diretamente na terra. Além dos nutrientes para as plantas, as minhocas adoram comer os vários tipos de chá, e quanto mais minhocas na terra, melhor.

3 – Produto de limpeza

suculentas12

Os saquinhos de chá também são ótimos para limpar as folhas das plantas de interior. E como as plantas absorvem os chá através das folhas, recebem um suplemento natural na hora!

4- Olheiras e Picadas

518586119_4_570_411

Mergulhe por 5 minutos os saquinhos de chá em água gelada. Depois aplique como compressas sobre os olhos para amenizar as olheiras, além disso, se estiver com alguma picada de mosquito, basta molhar o saquinho e colocar sobre a picada por alguns minutinhos para sentir um grande alívio!

5- Corante Natural

collage

Os saquinhos de chá usados podem ser utilizados também como tinta para a roupa. Introduzindo vários saquinhos em uma bacia com água quente, poderemos tingir as roupas com uma bonita cor sépia, de acordo com o estilo vintage que está na moda atualmente. A água da bacia deverá estar mais ou menos concentrada de acordo com a cor que deseja tingir a sua roupa.

Conhecem mais algum uso que se possa dar aos saquinhos de chá usados?

Comentem abaixo.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos