Permacultura

PermaculturaSustentabilidade

Agricultura Biodinâmica – a forma holística de plantar

a
visualizações
26791

Desde que os nômades começaram a construir comunidades e viraram sedentários, a agricultura existe. Ela é uma característica em comum entre todos os povos. Mesmo aqueles que hoje parecem não precisarem dela, que vivem em grandes cidades, dependem dela para se alimentarem. Mas ao decorrer dos anos, foram inseridas novas técnicas que utilizam de agrotóxicos, adubos sintéticos, maquinários pesados e, por ultimo, as sementes geneticamente modificadas. Cada vez o ser humano está se distanciando da agricultura que utilizava só os recursos que tinha e que vivia de acordo com as estações. Com isso e com os vários problemas que surgiram após essas novas tecnologias que foram introduzidas, algumas pessoas começaram a questionar e introduzir conceitos de agricultura que pense nas consequências e na saúde de todos os envolvidos. Dentre as novas agriculturas, surgiu a Agricultura Biodinâmica, a qual vamos discutir ao longo do texto.

Construção NaturalPermaculturaViagemVida Natural

Permacultura em São Thomé das Letras-MG

DSC_0889
visualizações
5170

Conhecida como uma cidade envolta em misticismos, São Thomé das Letras-MG atrai pessoas de todo tipo. Por essas bandas, muitos são os relatos de avistamento de discos voadores, contato com criaturas místicas da natureza e seres intraterrenos. Andando pelas ruas de pedra, diversas estátuas e pinturas contam as lendas do vilarejo, que possui figuras icônicas como Chico Taquara, antigo morador que, dizem, se comunicava com os animais. Nos arredores da cidade, alguns centros estudam afundo saberes ancestrais, crenças pagãs e terapias holísticas diversas.

Faça Você MesmoPermaculturaSustentabilidade

Criando os próprios cosméticos naturais

soap-1665757_1280
visualizações
6471

Aqui na internet volta e meia aparece alguém falando sobre produtos de higiene e cosméticos naturais feitos em casa, super bons e baratos. A gente vive esbarrando em receitas desse tipo, né? Não sei vocês, mas eu acho super empolgante essa ideia. Fazendo nossos produtos de higiene em casa a gente economiza e evita montes de conservantes e corantes. Além de poder escolher cada um dos ingredientes que vai usar, respeitando a nossa individualidade e nossas preferências.

Mas será que vocês já pensaram de verdade na possibilidade de produzir os próprios produtinhos? Ao menos os que mais se usam?

Filmes e DocumentáriosPermacultura

3 documentários com Ernst Götsch – o guru da agrofloresta

1
visualizações
13555

É preciso preservar, mas é possível regenerar. O agricultor e pesquisador suíço Ernst Götsch é prova de que a agricultura regenerativa pode ser um caminho de desenvolvimento para o país. Estabelecido em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia desde os anos 80, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos. O equivalente a 480 campos de futebol foi recomposto, dos quais 350 se transformaram na primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Bahia. Além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. A partir do experimento – chamado de agricultura sintrópica –, Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas para integrar produção de alimentos e regeneração natural de florestas que tem sido adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos.

Nosso DiárioPermaculturaSaúdeSustentabilidadeVida Natural

O retiro que abriu nossa cabeça para a meditação

a
visualizações
5320

Ainda morávamos em Portugal, em meados de 2013, quando despertamos interesse na meditação. Sentindo-me (sobre)carregado e movido por negativas vibrações, meus últimos dias andavam a me levar pelo triste caminho do stress. Aquele… também conhecido como o mal-do-século, e mal sabia eu que a única pessoa que estava criando a situação não era ninguém menos que eu. Como eu descubro isso?

Um retiro de meditação ao qual resisti um bocado antes de me entregar, acabou por se transformar em uma nova perspectiva dos meus mais profundo problemas. E finalmente uma resposta totalmente lúcida a perguntas que nem mesmo deveriam existir.

PermaculturaSustentabilidade

Arte da Terra – As ilustrações orgânicas de Jhon Bermond

3
visualizações
5912

Cada traço, cor e forma, carregam sentimentos, viagens, sonhos e intuições. A inspiração e as cores vem da natureza. Cada ilustração tem uma história, um lugar, um Brasil. Jhon, capixaba de Nova Venécia que se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, sempre rabiscou, mas em 2013 despertou-se para o que considera sua verdadeira essência. Aconteceu em um momento em que dois mundos se convergiam: a cidade e a ecovila.

PermaculturaViagem

Conheça a ONG Beatos – Espaço multicultural e de tradição popular do Cariri Cearense

dscn9588
visualizações
2296

Formada por nove municípios do sul do Ceará, entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, a região metropolitana do Cariri é riquíssima e abriga várias opções turísticas e culturais, dentre elas o Geopark Araripe e a famosa estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. O Crato, conhecido como Oásis do Sertão, fica no sopé da Chapada do Araripe e foi habitado por várias etnias indígenas, dentre elas os Kariris, de onde vem o nome da Região. Foi lá onde surgiu o Caldeirão do Santa Cruz do Deserto, movimento de trabalho comunitário religioso que tinha como base a sociedade igualitária e que foi destruído pelo governo na década de 30.

PermaculturaSustentabilidadeVida Natural

4 dicas para reduzir sua produção de lixo

recycle-57136_1280
visualizações
3548

A produção de lixo consiste num dos maiores problemas ambientais do mundo. Os resíduos gerados pelas atividades humanas que não têm mais utilidade apresentam-se como um desafio urgente. Diferentemente da natureza em que todos os seus resíduos se renovam numa dança eterna, precisamos reduzir a produção e acúmulo daquilo que o planeta não é capaz de absorver.

Construção NaturalPermaculturaViagem

Rak Tamachat – Um exemplo de comunidade sustentável na Tailândia

dsc_0028
visualizações
12294

Tomar banho no lago imerso na natureza, assistir a um filme na companhia de vagalumes, coletar seu próprio alimento na horta ou passear pelo local apanhando mulberries pelo caminho, esses são alguns momentos que se apresentam às pessoas que se propõem a viver em Rak Tamachat, uma comunidade sustentável e centro educacional em permacultura localizada em Si Khiu, Tailândia.

Viagem

Vivenciando a Permacultura em Canoa Quebrada

67324e3a9f62e2a56b234d8243acd530
visualizações
10213

Já pensou como seria maravilhoso viver em meio à Mata Atlântica, curtindo a paz e o silêncio, em harmonia com a natureza, de maneira sustentável, em comunidade, produzindo seu próprio alimento e sem gerar resíduos? Acordar ao som dos pássaros, colher seu café da manhã e almoço no pomar e na horta? Tomar banho ao ar livre admirando o pôr-do-sol?

Se você tem vontade de vivenciar a Permacultura, saiba que você pode fazer isso em um lugar mágico em pleno nordeste brasileiro.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: