Permacultura

Filmes e DocumentáriosPermacultura

3 documentários com Ernst Götsch – o guru da agrofloresta

1
visualizações
12444

É preciso preservar, mas é possível regenerar. O agricultor e pesquisador suíço Ernst Götsch é prova de que a agricultura regenerativa pode ser um caminho de desenvolvimento para o país. Estabelecido em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia desde os anos 80, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos. O equivalente a 480 campos de futebol foi recomposto, dos quais 350 se transformaram na primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) da Bahia. Além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. A partir do experimento – chamado de agricultura sintrópica –, Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas para integrar produção de alimentos e regeneração natural de florestas que tem sido adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos.

Nosso DiárioPermaculturaSaúdeSustentabilidadeVida Natural

O retiro que abriu nossa cabeça para a meditação

a
visualizações
4547

Ainda morávamos em Portugal, em meados de 2013, quando despertamos interesse na meditação. Sentindo-me (sobre)carregado e movido por negativas vibrações, meus últimos dias andavam a me levar pelo triste caminho do stress. Aquele… também conhecido como o mal-do-século, e mal sabia eu que a única pessoa que estava criando a situação não era ninguém menos que eu. Como eu descubro isso?

Um retiro de meditação ao qual resisti um bocado antes de me entregar, acabou por se transformar em uma nova perspectiva dos meus mais profundo problemas. E finalmente uma resposta totalmente lúcida a perguntas que nem mesmo deveriam existir.

PermaculturaSustentabilidade

Arte da Terra – As ilustrações orgânicas de Jhon Bermond

3
visualizações
5733

Cada traço, cor e forma, carregam sentimentos, viagens, sonhos e intuições. A inspiração e as cores vem da natureza. Cada ilustração tem uma história, um lugar, um Brasil. Jhon, capixaba de Nova Venécia que se mudou para o Rio de Janeiro aos dez anos de idade, sempre rabiscou, mas em 2013 despertou-se para o que considera sua verdadeira essência. Aconteceu em um momento em que dois mundos se convergiam: a cidade e a ecovila.

PermaculturaViagem

Conheça a ONG Beatos – Espaço multicultural e de tradição popular do Cariri Cearense

dscn9588
visualizações
2134

Formada por nove municípios do sul do Ceará, entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, a região metropolitana do Cariri é riquíssima e abriga várias opções turísticas e culturais, dentre elas o Geopark Araripe e a famosa estátua do Padre Cícero em Juazeiro do Norte. O Crato, conhecido como Oásis do Sertão, fica no sopé da Chapada do Araripe e foi habitado por várias etnias indígenas, dentre elas os Kariris, de onde vem o nome da Região. Foi lá onde surgiu o Caldeirão do Santa Cruz do Deserto, movimento de trabalho comunitário religioso que tinha como base a sociedade igualitária e que foi destruído pelo governo na década de 30.

PermaculturaSustentabilidadeVida Natural

4 dicas para reduzir sua produção de lixo

recycle-57136_1280
visualizações
3409

A produção de lixo consiste num dos maiores problemas ambientais do mundo. Os resíduos gerados pelas atividades humanas que não têm mais utilidade apresentam-se como um desafio urgente. Diferentemente da natureza em que todos os seus resíduos se renovam numa dança eterna, precisamos reduzir a produção e acúmulo daquilo que o planeta não é capaz de absorver.

Construção NaturalPermaculturaViagem

Rak Tamachat – Um exemplo de comunidade sustentável na Tailândia

dsc_0028
visualizações
11167

Tomar banho no lago imerso na natureza, assistir a um filme na companhia de vagalumes, coletar seu próprio alimento na horta ou passear pelo local apanhando mulberries pelo caminho, esses são alguns momentos que se apresentam às pessoas que se propõem a viver em Rak Tamachat, uma comunidade sustentável e centro educacional em permacultura localizada em Si Khiu, Tailândia.

Viagem

Vivenciando a Permacultura em Canoa Quebrada

67324e3a9f62e2a56b234d8243acd530
visualizações
8580

Já pensou como seria maravilhoso viver em meio à Mata Atlântica, curtindo a paz e o silêncio, em harmonia com a natureza, de maneira sustentável, em comunidade, produzindo seu próprio alimento e sem gerar resíduos? Acordar ao som dos pássaros, colher seu café da manhã e almoço no pomar e na horta? Tomar banho ao ar livre admirando o pôr-do-sol?

Se você tem vontade de vivenciar a Permacultura, saiba que você pode fazer isso em um lugar mágico em pleno nordeste brasileiro.

Faça Você MesmoPermaculturaSustentabilidade

5 dicas para enriquecer seu conhecimento sobre as plantas

flower-garden-1008668_1280
visualizações
4553

A primavera está presente, os dias de inverno ficaram nas páginas arrancadas do calendário e, sem que se perceba, os hábitos mudam, roupas pesadas são guardadas no armário e sua atenção com o meio ambiente ganha força. Não há nenhuma dúvida que chegou a época do ano em que árvores, flores e arbustos coloridos chamam mais a atenção. Assim, a curiosidade de alguns, que têm alma jardineiro, cresce no momento que a estação chega trazendo vida nova para o jardim meio murcho que sobreviveu ao inverno.

PermaculturaSustentabilidade

Conheça Piracanga: referência de ecovila no Brasil

visualizações
3774

As ecovilas são assentamentos humanos que se iniciaram a partir da década de 30, como resposta a necessidade de mobilizar o planeta e a sociedade em direção a um estilo de vida autossustentável. No Brasil, porém, a proposta ganhou força somente na década de 60 e atualmente vem crescendo cada vez mais. Entre os diversos exemplos desse tipo de habitat no Brasil, destaca-se a Ecovila Piracanga, localizada em Itacaré, Bahia.

Construção NaturalPermacultura

Fórum para articulação de ecovilas e grupos de transição

1
visualizações
17458

Atenção: Renovamos o fórum para sua melhor experiência e comodidade. Cadastre-se!!!

Inspirados em um alguns comentários de nossos leitores e que estão a procura de mais pessoas interessadas em unir forças para formar ecovilas e grupos de transição, recriamos o fórum de articulação de comunidades no intuito de servir como ponto de partida para:

Compra de espaços para fomação de comunidade
Partilha de espaços já adquiridos
Promoção de comunidades já existentes
Articulação de hortas urbanas e grupos de transição
Divulgação de cursos e vivências 

Se interessou? Entre no fórum e no grupo e registre o seu interesse. (Os comentários serão moderados e mediados, quando necessário. Tenha em mente que a finalidade deste fórum é puramente sócio-comunitário, comentários  ofensivos serão banidos).

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: