ReflexõesSustentabilidadeVida Natural

Siga essas dicas e reduza seus resíduos de higiene pessoal

giggle-life-bamboo-cloth-diaperhttp://www.slowfood2007.de/

Trabalhando na área da saúde e com a preocupação presente com o ambiente, pois este afeta diretamente o estado de saúde das populações, surgiu, muitas vezes, a pergunta: para onde vão os nossos resíduos de higiene pessoal? Todos lá em casa os produz e onde vão? Ora, para o lixo comum… Mas para onde seguem? Aterros sanitários…Infelizmente, imaginam o que se segue.

Os absorventes, os absorventes internos e as fraldas são produtos absorventes higiênicos usados em larga escala, na sua maioria constituídos de produtos plásticos (polietileno, poliacrilatos), celuloses e substâncias químicas para dotar de odor agradável, tornando-os potencialmente alergênicos e agressivos para o entorno no momento do tratamento deste tipo de resíduos (por exemplo, uma fralda pode levar até 300 anos para se biodecompor).

Em termos de números: as mulheres, em média, durante o seu ciclo menstrual podem usar até 11 mil absorventes internos ou externo, um bebê consome cerca de 33 fraldas por semana, e 25-45% das mulheres e homens idosos usam estes dispositivos para controlo da incontinência (in Knowaste). Em suma, totaliza-se um consumo e rejeição massivos de produtos que ameaçam a integridade do meio ambiente e saúde pública quando não tratados adequadamente.

48becd23da36b3de3b471c1f1edc611d

O que se tem feito

Reciclagem alternativa: Knowaste é uma empresa canadense que opera unidades de reciclagem deste tipo de resíduos para criar telhas e uma espécie de madeira sintética, depois de um tratamento de esterilização, separação e lavagens consecutivas para a conclusão do produto final. A reciclagem abrange resíduos domésticos e hospitalares, o tratamento evita a condução para os aterros ou para incineração, logo evita a poluição. Opera essencialmente no Reino Unido, mas a empresa procura parceiros em várias localizações a nível mundial. O que está esperando?

Apresentação de alternativas ecológicas e biodegradáveis:

  • coletor menstrual (dispositivo reutilizável fabricado em silicone, que permite recolher o fluxo menstrual sem perdas e sem odores, que pode durar até 10 anos);
  • absorventes e fraldas reutilizáveis ou biodegradáveis (fraldas de pano, absorventes de pano – veja como usar – ou descartáveis feitos de fibras vegetais).
  • Existem várias marcas no mercado de alternativas ecológicas direcionadas para a higiene feminina, tratamento da incontinência e cuidados infantis.

8c1b76bdf07c114ba50f3edb3e16c246

Absorvente de pano: saudável, ecológico e econômico

Nem todas estas alternativas se adequam ao nosso estilo de vida. Importante será saber escolher a forma como diminuímos os nossos resíduos, começando por dotar-mo-nos de informação, experimentar e criar condições para um futuro mais saudável!

Fonte de parte do artigo: ECycle

Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos