Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Viagem

10 lugares para seus pais irem se aventurar nas próximas férias

Seus pais gostam de viajar e de ecoturismo? Ou até mesmo estão pensando em tentar algo diferente nas férias? Nós selecionamos 10 lugares para que eles possam se aventurar, entrar em contato com a natureza e curtir uns dias de tranquilidade nas férias.

Todos merecem um momento de se desligar da rotina, tirar férias e relaxar. Mesmo quem já é aposentado! É uma das necessidades do ser humano ter esse momento para si, para buscar a paz, se desvincular de problemas do dia a dia, mudar um pouco o itinerário e aproveitar ainda mais a vida. Viajar é praticamente uma terapia.

Selecionamos lugares de muita natureza, praias, rios, ar puro e também com infraestrutura, além de opções de hospedagem, gastronomia e compras. São cidades com acessibilidade e atrativos para qualquer idade. Você pode acompanhar seus pais nas aventuras como trekking, cavalgadas, conhecer cachoeiras, relaxar na praia ou apenas sugerir como destino de suas próximas férias.

Casal aventureiro

Escolhemos alguns lugares famosos e alguns pouco conhecidos ainda pela maioria dos turistas. Nosso país é tão grande e abundante em belezas, que fica até difícil seus pais escolherem apenas um destino! Atrativos naturais não faltam para quem é fã ou quer experimentar o ecoturismo.

Opções para quem deseja se aventurar, fazer um tour gastronômico, caminhar na natureza, conhecer novas pessoas e mais cidades desse Brasil ou para quem quer apenas curtir um lindo visual e relaxar!

Confira:

Trancoso (BA)

Trancoso – Bahia

A bela localidade de Trancoso, é um dos distritos do município de Porto Seguro, no litoral da Bahia. Com lindíssimas praias, casas coloridas e a clássica igrejinha na praça central, o lugar se tornou um dos mais procurados por quem deseja relaxar, aproveitar a brisa do mar admirando o melhor da natureza baiana.

Para ter acesso a toda essa tranquilidade e praias mais vazias, a dica é ir fora da época do verão e de réveillon (quando a região fica mais cheia). Afinal, faz calor o ano todo, então fica fácil de aproveitar. O que não falta é praia, inclusive algumas com rios que passam pela areia e chegam ao mar.

Pessoas de todas as idades podem desfrutar de pousadas aconchegantes e passeios pelas praias da região. Há opções de hotéis para quem deseja acordar já com o pé na areia e outros para quem deseja ficar mais perto de restaurantes, lojinhas e etc. Na parte central, no chamado “Quadrado”, não circulam carros. O que traz ainda mais tranquilidade para aproveitar a paisagem do vilarejo.

Uma dica cultural em Trancoso é a visita ao Teatro L’Occitane. Um local de uma arquitetura incomparável e em meio a natureza. Vale a pena conferir a programação antes da viagem e assistir, quem sabe, a uma orquestra sinfônica num espetáculo que só pelo ambiente, já recarrega as energias.

Socorro (SP)

Socorro – São Paulo

Localizada a 132 km de São Paulo, Socorro faz parte do Circuito das Águas. A cidade oferece muitas opções de aventuras como o rafting, por exemplo, com percursos aptos para todas as idades. A cidade é uma das pioneiras em acessibilidade para ecoturismo, onde todos podem participar de algumas trilhas de leve intensidade.

A cidade fica na bela Serra da Mantiqueira, o que proporciona um clima agradável tanto no verão quanto no inverno. A natureza, os rios criados pelos desníveis no relevo, corredeiras, fontes naturais de água, são alguns dos atrativos da região.

A hospedagem pode ser feita em hotéis fazenda, repletos de natureza, silêncio e sossego. Além disso, o lugar tem um Centro Histórico com casarões antigos, uma clássica pracinha com jardim e coreto, feiras na rua, e tudo que você pode desfrutar numa pequena cidade.

Visconde de Mauá (RJ)

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

É uma região composta por dois estados: Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas. Trata-se de um conjunto de vales e vilas, rodeados pela beleza da Mata Atlântica. Ao fundo, a vista do Pico das Agulhas Negras (dentro do Parque Nacional de Itatiaia) é um dos pontos mais chamativos da região.

Visconde de Mauá, Maringá e Maromba são as três vilas que exibem cachoeiras, rios e piscinas naturais e atraem os turistas para essa região.

Com cenário bucólico, as vilas nos brindam com casarios antigos, praças, restaurantes, bares e ótimos hotéis, cada vez mais sofisticados e aconchegantes. Tudo isso rodeado pela exuberância da Serra da Mantiqueira. As opções de lazer são muitas: trilhas, cavalgadas, inúmeras cachoeiras, roteiros gastronômicos, artesanatos, pesca e degustação de trutas, etc.

A região ganhou o apelido de “Jóia Rara da Mantiqueira” por sua abundante beleza e também por se destacar com o uso responsável e sustentável dos recursos naturais, preservando ainda mais a Mata Atlântica.

Gonçalves (MG)

Gonçalves – Minas Gerais

Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas Gonçalves é um pequeno município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região de Pouso Alegre. Na região encontram-se diversos atrativos naturais, além de roteiros gastronômicos, ateliês e lojas de artesanato.

Com o clima da Serra da Mantiqueira, o ar das montanhas, natureza abundante, cachoeiras, mirantes, casinhas coloridas, restaurantes lindos com comida típica mineira e muito sossego, todos podem descansar um pouco e recarregar as energias. Tudo isso longe daquela correria de cidade grande.

Muitas trilhas, passeios a pé ou em veículos 4×4, a cavalo, de bicicleta, ou seja, para todos os gostos. Dá para aproveitar e conhecer ainda as variedades de cachaças locais, ateliês de arte, doces mineiros, geleias, produtos orgânicos… É aquele tipo de cidade para ser apreciado com calma, tendo uma boa prosa com um morador, respirando fundo e se encantando.

Uma dica maravilhosa é visitar a cidade no Festival de Gastronomia e Cultura da Roça que acontece na cidade. Ocorre entre outubro e novembro, com o intuito de valorizar as tradições, os hábitos rurais, a beleza da Serra da Mantiqueira, e o charme que só Gonçalves tem. Sabe aquela comida feita no fogão de lenha? Então! Imagina a delícia!

Chapada dos Guimarães (MT)

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Dentre as belas chapadas do Brasil, a dos Guimarães é a que tem atraído mais atenção dos turistas da melhor idade. Localizada em Mato Grosso, é onde encontramos o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães com uma paisagem típica de cerrado, e diversas cachoeiras, lagoas, trilhas e cavernas para serem exploradas.

Os paredões de cor vermelho-alaranjado são deslumbrantes e são a marca registrada da Chapada dos Guimarães. Dentro do Parque vale a pena explorar cachoeiras, pinturas rupestres, formações rochosas e mirantes. Há quem diga que o local tem as melhores cachoeiras do Brasil. A “Cidade de Pedra” é um desses lugares fantásticos que você pode visitar e admirar os paredões que se espalham em forma de cânions, frequentemente repleto de araras que dão um show a parte.

A pequena cidade ainda oferece boas opções de hospedagem, restaurantes e a típica e bela pracinha de interior.

Algumas atividades como longas caminhadas e trekkings, exigem um preparo físico melhor. Mas a Chapada tem diversas opções, além de uma das paisagens mais lindas do país para se visitar.

Bonito (MS)

Bonito – Mato Grosso do Sul

Essa região já é famosa! Seus rios de águas límpidas e cavernas que nos deixam espantados com tamanha beleza de águas azuis, está no roteiro de muitos brasileiros e estrangeiros. Válida para todas as idades com certeza.

Numa mistura de paisagens de Cerrado com Mata Atlântica, Bonito, no Mato Grosso do Sul, possui uma enorme diversidade de animais, plantas, cachoeiras, rios, cachoeiras e grutas com água transparente. Tudo muito bem preservado para que possamos continuar desfrutando.

Já recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo em 2013. A Gruta do Lago Azul é conhecida mundialmente, e é visita certa de quem viaja para Bonito. O local já foi cenário de filmes e novelas, e hoje é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A água cristalina do lago se torna azul devido à refração da luz.

Além dos atrativos naturais com direito a balneários com ampla estrutura, onde você poderá desfrutar de uma experiência de flutuação e mergulho com snorkel para apreciar a vida aquática da região, ainda dá para curtir a noite tranquila da cidade. Restaurantes, lojas, a cidade tem toda estrutura para o turista.

Maragogi (AL)

Maragogi – Alagoas

Em Alagoas, fica essa linda vila, que também está entre os destinos preferidos do Brasil. Repleta de praias com mar cristalino, areias finas, recifes e belos cenários de coqueirais, Maragogi conquista os nossos olhos e alma.

Este é mais um local onde seus pais podem relaxar, aproveitar a natureza, se refrescar em piscinas naturais, fazer passeios de barco e se maravilhar com o sol do Nordeste brasileiro.

O cenário é praticamente como o do Caribe. É possível visitar ilhas, construções históricas, atravessar rios, e apreciar as “Galés”, enormes piscinas naturais repletas de peixes que existem na região.

A culinária também é bastante apreciada em Maragogi. Existem bons restaurantes espalhados pelas praias e vilas onde servem como especialidade os frutos do mar.

Caldas Novas (GO)

Caldas Novas – Goiás

Goiás também tem vez aqui na nossa lista! E Caldas Novas é literalmente um paraíso de águas quentes. A água brota da terra numa temperatura de 37,5º C e tem propriedades medicinais e terapêuticas. Somado a Rio Quente, cidade vizinha, essas duas localidades dão origem a maior estância hidrotermal do mundo!

Para aproveitar todo esse presente da natureza, a cidade possui ampla infraestrutura de hotéis, resorts, parques aquáticos e tudo que o turista precisa para relaxar. O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas foi criado para proteger esse patrimônio.

Apesar da ideia de que as águas quentes viriam de um vulcão extinto que existia na região, mais precisamente na Serra de Caldas Novas, as águas termais tem origem na formação de um lençol muito profundo, que as águas das chuvas alcançam através das rachaduras nas pedras. Lá, a mais de mil metros de profundidade, as águas são aquecidas pelo aumento da temperatura do centro da Terra. Assim, as águas voltam para a superfície pelas rachaduras, e formam os rios e lagos famosos da região.

Só por esse belo fenômeno da natureza já vale a visita! Além, é claro, das propriedades medicinais que essas águas proporcionam como melhora da circulação sanguínea, reduz dores, cuida da pele, reduz o estresse, etc.

Lages (SC)

Lages – Santa Catarina

Lages é “Capital do Turismo Rural” no Brasil. Fazendas, natureza exuberante, e dias tranquilos no campo. Se seus pais estão buscando fugir um pouco da agitação das grandes cidades, esse é o destino.

Lá eles podem passar o dia em fazendas que fornecem toda estrutura de hotel, e ainda atividades como ordenhar vacas, cavalgadas, colher frutas do pé, pescaria.

A culinária típica dos tropeiros também é um atrativo da cidade. A cachaça pura, o pinhão, o arroz tropeiro, queijos, doces de frutas. Tudo isso num local muito tranquilo e bucólico.

Gravatá (PE)

Gravatá – Pernambuco

A Suíça Pernambucana! Assim essa cidade é conhecida. Sim, tem serra no Nordeste. Nem só de calor vive esse povo maravilhoso desse cantinho do Brasil.

Se você não conhece, aproveite para levar seus pais e amigos para conhecer essa cidade que fica a 450 m acima do nível do mar, com temperaturas máximas de 22º C. Fica a 80 km de Recife, e é um destino repleto de natureza com cachoeiras, piscinas naturais, mata fechada, trilhas e muito verde.

A rede hoteleira é composta de chácaras e hotéis localizados em meio a natureza. Os chalés propiciam um momento de paz e de relaxamento na serra.

Quem diria que seria possível comer um fondue no meio do Nordeste brasileiro? Então aproveita o mês de julho, e vai visitar Gravatá. Delicie-se!

Ana Reis
escrito por:Ana Reis

Sou Ana Carolina, de Niterói no Rio de Janeiro. Curiosa e pronta para aprender sobre vários assuntos! Apaixonada por natureza, viagens, turismo, montanhas, culinária saudável, cidades pequenas, trilhas, praticar esportes, pelo verde das matas e pela intrigante busca do “quem somos nós”. Acredito que todos temos dons para compartilhar com o mundo, e um dos meus é compartilhar palavras, textos e ideias para refletir. Desejo viajar pelo mundo, mas sempre voltando ao meu lugar e compartilhando conhecimento! Busco através da meditação, da técnica EFT, e de outros métodos de autoconhecimento, encontrar clareza na minha vida e ajudar outras pessoas. Acredito que todo ser vivo é nutrido de amor, e é nossa missão espalhá-lo por aí!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos