Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você Mesmo

Transforme um colhedor de frutas e uma luminária moderna

DSC_0576

Sabe aqueles pendentes moderninhos em estilo industrial que esta super em alta hoje? Eles geralmente tem um valor elevado por questões de moda, tendência e tal, mas saiba que tendo alguns materiais em mãos, como um colhedor de frutas, você consegue fazer uma luminária super bacana e descontraída por um valor bem mais acessível.

O material principal é um colhedor de frutas, objeto que irá dar todo o charme para seu pendente. Se você, seu vizinho ou aquele tio que mora no sítio tiver um colhedor e não estiver mais usando, reutilize! Não tenha medo, dá certo.

Outra peça fundamental são os canos de PVC, que vão colaborar para o estilo industrial e você nem vai precisar de um encanador para instalar, você mesmo vai fazer isso.

Anota ai todos os materiais para você começar já seu pendente estiloso e totalmente feitinho por você:

  • 2 colhedores de frutas;
  • 1 lata de spray cor bronze (ou na cor de sua preferência);
  • 4 metros de cabo de energia elétrica preto;
  • 2 bocais pretos para pendentes;
  • 1,15 metros de cano PVC de 25 (dê preferência à canos que não tem mais uso);
  • 2 bocais de plástico (de parafusar), com a mesma bitola do cano;
  • 2 joelhos de PVC;
  • 1 canopla (acabamento para esconder as emendas no forro);
  • Parafusos, cola para cano e chaves Philips.

Comece dando uma lixadinha nos canos e nos colhedores de frutas, com uma lixa fina (pode ser 220) apenas para retirar o brilho das peças. No nosso exemplo foram cortadas aquelas pontinhas extras do colhedor, mas não tem necessidade, caso não queira ou não tenha a ferramenta para cortá-las, pode ser feito com elas mesmo. Pinte os canos e os colhedores com o spray, aqui a cor escolhida foi o bronze, que dá esse ar mais industrial.

DSC_0576.jpg

Cole os canos e os bocais (de parafusar) da seguinte forma: cole os bocais nos joelhos de PVC, respeite o tempo de secagem da cola (leia no rótulo, pois isso pode variar conforme a marca) em seguida você deve conectar os joelhos, um cada ponta do cano de 1,15cm, certificando-se de que os bocais ficaram virados para o mesmo lado, devidamente alinhados (que será o lado em que serão parafusados no seu forro).

Agora vamos a parte elétrica, que para muitos parece um bicho de sete cabeças, mas não tem segredo nenhum e  qualquer um pode fazer. Você irá primeiro dividir o cabo de energia em duas partes, aqui no exemplo, como a saída da energia no forro não era no centro de onde seria instalado o pendente, o fio foi dividido em partes diferentes, uma maior e outra menor. Se no seu caso a saída da energia for no centro do pendente, apenas divida seu fio no meio. Em cada ponta conecte o bocal para pendentes, desta forma: quando você abrir a “bundinha” do bocal irá ver que tem duas entradinhas para receber o fio, não tem erro, só tem duas opções, e com o fio a mesma coisa, ele tem duas pontas, então é só descascar as pontas e conectá-las em cada entradinha do bocal, aperte e feche o bocal. Agora você já tem os dois cabos que ficarão pendurados.

Chegou então a hora de colocar os colhedores de frutas. Passe o cabo de energia dentro do colhedor deixando o bocal dentro do colhedor. O restante do cabo você irá enrolar da forma que achar melhor no seu cano de PVC, deixando tudo solto, não é necessário amarrar, nem nada para prender.

DSC_0596

Deixe os colhedores na altura desejada, lembrando que:

af5e995df7bde268ea1078a9c84a1f4d

Agora sim, você pode parafusar os bocais que ficaram na ponta dos canos, no seu forro. Corte o excesso de fio e faça a emenda na saída de energia que vem do seu forro (nesta hora NÃO ESQUEÇA DE DESLIGAR A CHAVE DE ENERGIA DA SUA CASA, POR FAVOR!).

Para dar o acabamento final e para que não fique aparecendo a emenda dos fios, não esqueça da canopla. Prontinho! Você tem agora um lindo pendente em estilo industrial, com baixo custo e ainda fazendo o reaproveitamento de alguns materiais. Parabéns, além de repaginar a sua casa você estará colaborando com o meio ambiente, reutilizando e customizando materiais, para que juntos possamos reinventar um planeta onde exploramos apenas o que a natureza pode repor!

DSC_0560DSC_0571

Seja criativo! Pratique a manualidade!

Larissa Maciel

Artesã do ateliê Maria Lamparina

 

 

 

Larissa Maciel
escrito por:Larissa Maciel

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos