Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoReceitas

Saiba como extrair o extrato de citronela passo a passo

a

A citronela é uma planta da família das gramíneas e adora o clima tropical, oceânico, equatorial e subtropical para crescer. Apesar de ser do sul da Ásia, a citronela se adaptou muito bem no Brasil. Ela possui um aroma cítrico, levemente doce e forte, e por isso seu extrato ou seu óleo essencial é utilizado como repelente. Nessa matéria você vai aprender uma técnica para a extração do extrato da citronela e, assim, poder fazer repelente, velas, aromatizante e o que mais puder ser feito com seu extrato.

A planta, em média, cresce até 90cm de altura e suas folhas são finas e longas. Ela pode ser cultivada em vasos, jardineiras ou diretamente no chão. É essencial que ela seja plantada em um lugar que pegue bastante sol. E a partir dela podemos extrair o seu extrato e o óleo essencial. Então, vamos ao passo a passo da técnica de extração do seu extrato :

Técnica de extração

Você vai precisar de:

  • 1 feixe de citronela;
  • 1 frasco de vidro de fechamento hermético;
  • Álcool de cereais a 70%;
  • Água;
  • Tesoura para cortar as folhas de citronela;

Processo:

1 – É importante que você colha a citronela no início da manhã, logo quando o sol nasce. Corte as folhas mais sadias. Lave as folhas e deixe secar na sombra por um tempo para retirar o excesso de água.

2 – Agora corte as folhas em pedaços pequenos e coloque tudo dentro do frasco de vidro. É necessário que ele seja de vidro para que nenhuma substância do frasco passe para o extrato. E é essencial que o frasco feche hermeticamente porque não pode haver trocas entre o interior do frasco e o exterior.

3 – Agora é hora de preparar a solução de água e álcool. A quantidade correta de cada é um é de 70% de água para 30% de álcool. Prepare uma quantidade que cubra todas as folhas que estão no frasco, nenhum pedaço de citronela pode ficar fora da água com álcool porque apodrece. Após completar tudo com a solução água/álcool tampe o frasco e agite-o com calma para que a solução entre em contato com todas as partes da citronela.

Faça você mesmo: velas de citronela para afastar os mosquitos

4 – Se o seu frasco for transparente ou se ele deixa passar alguma luz é necessário envolvê-lo com um papel preto fosco para que nenhuma luz entre em contato com a citronela de dentro do frasco. Cole uma etiqueta no vidro com a data do dia que ele foi fechado. E por fim, coloque o frasco em um local escuro por 15 dias.

5 – A cada dois dias é necessário que você agite suavemente o frasco, para que o líquido circule entre as folhas. Após os 15 dias, coe a citronela e guarde o líquido. Está pronto seu extrato de citronela!

Se ficou com alguma dúvida, assista ao vídeo que explica o processo de extração.

Dicas de como usar o extrato

 

Criando os próprios cosméticos naturais

– Pode ser utilizado para fazer lamparinas que, além, de iluminarem o ambiente, também funcionam como repelente.

– Espanta traças e outros insetos das roupas. Para isso misture 3 colheres de sopa de álcool com 20 gotas do extrato de citronela e borrife nas roupas.

– Escalda pés para quem fica muito tempo de pé. Aplique 6 gotas do extrato em 5 litros de água quente ou fria (depende de como está o clima), misture também uma colher de chá de óleo vegetal, e pronto! É só escaldar os pés por meia hora.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos