ReflexõesVida Natural

Saiba como encarar e superar as barreiras da vida

Muito provavelmente você já ouviu o ditado “Se a vida te der um limão, faça uma limonada”. Em alguns momentos precisamos encarar dificuldades.

Quando pensamos em barreiras, surge em mente forças externas que nos fazem pensar que superá-las é quase que impossível. Para algumas pessoas mesmo enfrentar pequenos obstáculos pode parecer difícil demais. Por outro lado, existem pessoas que podem sobreviver à circunstâncias extremas e, mesmo assim, depois abraçar a vida com coragem e determinação surpreendentes.

A maior barreira para seguirmos em frente, geralmente, é nós mesmos. Existem momentos que você está por fazer algo desafiador e se pega dizendo a si mesmo que é difícil demais para conseguir. Só que para ajudar a superar quaisquer circunstâncias que você esteja agora, o caminho é focar no que é importante para você e nas suas forças em vez de buscar justificativa nas suas fraquezas.

Leia mais: 5 Hábitos curativos para uma vida mais saudável

Como superar as barreiras?

Ao lidar com certas dificuldades na vida, é importante procurar encontrar um propósito que sirva de motivo para você enfrentar a situação com força e superá-la. Uma pessoa que sofreu um acidente e perdeu alguma habilidade motora, por exemplo, pode ficar lutando contra a nova realidade sem aceitar o sofrimento das circunstâncias. Por outro lado, se escolher encontrar um propósito e olhar além da sua condição, terá boas chances de vencer a dificuldade que está no momento.

Poderá perceber que, mesmo com a sua condição, pode ajudar outras pessoas, se tornar um exemplo para outros com condição semelhante e mudar sua vida. Encontrar propósito sem importar o que a vida apresenta para você, irá torná-lo mais forte e irá ajudá-lo a encarar dificuldades e seus desafios. Por isso, tenha em mente as inúmeras bênçãos que você recebeu em vez de se prender às dificuldades que surgiram à sua frente.barreiras

Leia mais: Meditação para começar bem o seu dia

Procurar manter-se no caminho tendo paciência. Paciência é importante para lidar com os desafios da vida. Essa é uma virtude que precisamos ter para superar nossos obstáculos. Foque e seja agradecido pelo que há de positivo na sua vida. Se você estiver se afastando do caminho certo, pause, respire fundo e calmamente coloque sua mente de volta para as coisas que irão ajudá-lo. Procurar identificar o que contribui para melhoria e verificar se nos momentos difíceis estão progredindo.

A vida nunca será perfeita e coisas irão acontecer independentemente se é bom ou não. Mas encarando as dificuldades com coragem e positividade, com o tempo é possível melhorar e vencer os desafios enfrentados. Será possível perceber que a vida pode se tornar melhor de ser vivida. Lembre-se, aprenda com as dificuldades e levante-se acima delas.

Juan OKeeffe
escrito por:Juan OKeeffe
Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Tem vasta experiência atuando em empresas multinacionais de grande porte e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog Evolução Pessoal.

Deixe uma resposta