Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Nosso DiárioReceitas

Receita de família: Pão simples na panela

a

Não há nada como o cheiro do pão quente que aromatiza a casa pela manhã. Costumamos fazer o nosso próprio pão, é fácil,  econômico, saboroso e saudável. Aprendemos essa receita com a família Gaspar, querida família portuguesa que nos “adotou” quando morávamos em Coimbra. 

Fazer este pão é realmente muito simples e consiste em  4 procedimentos importantes:

1. Não é preciso amassar nada! Basta envolver todos os ingredientes gentilmente com uma colher, apenas o suficiente para a farinha absorver toda a água, o que fará com que a massa fique com ar no seu interior.

2. Deixar crescer de uma 1 a 2 horas  até dobrar de tamanho

3. O forno deve estar bem quente.

4. A massa deve ser cozida dentro de uma panela com tampa e previamente aquecido, de preferência de ferro fundido ou barro. Porquê? Porque são criadas as condições de humidade ideais para que o pão cresça bastante e fique bem fofinho.

Ingredientes

500g de farinha de trigo
 sem fermento

400ml de água morna

1 colher de chá de sal integral

10g de fermento de padeiro fresco

Como fazer

a

b

Em um recipiente grande coloque a farinha.

Misture a água morna com o sal e o fermento. Mexer bem até diluir o fermento e o sal, em seguida acrescente a farinha.

Envolver tudo com uma colher, não é preciso sovar, apenas misturar até que a farinha absorva toda a água. Não misture tanto.

Cobrir com um pano e deixar crescer de 1 a 2 horas em um lugar sem vento, de preferência dentro de um armário (não vá esquecer o pão, rs.). O pão deve dobrar de tamanho.

Pré-aquecer o forno  a 200º, juntamente com a panela onde vai cozer o pão.

Depois de 1 ou 2 horas

c

Polvilhar a bancada com um pouco de farinha e colocar a massa em cima. Dobrar a massa ao meio e novamente ao meio.

Tire a panela do forno(cuidado para não se queimar). Polvilhe o fundo da panela com um pouco de farinha ou cubra com papel manteiga, coloque a massa lá dentro com a dobra para baixo.

Faça um corte superficial na parte superior da massa usando uma faca afiada.

Tampe a panela e leve ao forno durante 25  a 30 minutos. No final desse tempo, retire a tampa e deixe cozer mais 15 a 20 minutos para criar uma boa crosta.

Esta é  a nossa receita base de pão. Costumamos misturar vários tipo de farinha e sementes de forma a obter um pão mais ou menos integral, conforme a preferência.

d

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

18 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos