Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoReceitas

Receita de bolo vegano de grão de bico com calda de maracujá

1

A culinária vegana é riquíssima e grande parte dos ingredientes usados na mesma, são encontrados em feiras livres e supermercados. Esse tipo de alimentação vem conquistando a muitos, não apenas pelo aroma de compaixão, sustentabilidade e saúde que exala, mas também porque confere aos que começam a cozinhar, um palco imenso para o uso do potencial criativo!

Com as necessidades de substituições e adaptações, frutas, verduras, legumes e grãos, passam a compor pratos variados e até inusitados. Um legume pode ser utilizado em preparações doces. Um grão que antes era consumido apenas em ensopados e saladas, também passa a ser o ingrediente principal de um bolo.

Para experimentar um pouco do sabor de transformação que a culinária vegana tem, fica uma receita simples e prática, com a dica de variação, para o lanche da tarde e mesmo para o café da manhã.

Bolo doce de grão de bico com calda de maracujá

Ingredientes

  • 01 xícara de grão de bico cozido e triturado no liquidificador até ponto de pasta;
  • 2 xícaras de farinha de trigo comum branca, ou faça meio a meio com a integral;
  • Meia xícara de farinha de arroz;
  • 03 colheres de sopa de linhaça em preparo para substituir ovos (Misture 03 colheres de sopa de farinha de linhaça com água quente e mexa bem. Deixe descansar até engrossar e use.);
  • 01 xícara e meia de leite de coco ou de soja;
  • 02 xícaras de açúcar demerara orgânico;
  • 03 colheres de sopa de óleo de soja ou de coco;
  • 01 colher de sopa de fermento;
  • 01 pitadinha de essência de baunilha;
  • 02 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Para Calda – 03 maracujás grandes e açúcar orgânico (em média 05 colheres de sopa).

[Aprenda como preparar pão de trigo germinado]

Instruções de preparo

Misture o purê de grão de bico com o açúcar e o óleo, mexa bem. Coloque a essência de baunilha e o leite de coco. Em seguida, acrescente as farinhas e a linhaça. Coloque o vinagre e o fermento por último.
Unte uma assadeira redonda com furo no centro e leve ao forno em 180°C  por 40 minutos ou até que note que o bolo está firme. Evite ficar abrindo o forno!

Cobertura – Coloque o suco do maracujá com as sementes numa panela com o açúcar e leve ao fogo. Mexa até sentir que está como calda. Coloque por cima do bolo. O azedinho da calda combina muito com o tipo de bolo neutro.

bolo vegano
Bolo de maracujá sem a cobertura
Bolo de maracujá com cobertura

Complementando

O bolo fica com um sabor neutro – O grão de bico não interfere no sabor, lhe dando possibilidade de criação tanto de recheio, quanto de cobertura.

Dica de Variação

Bolo doce de lentilha
O mesmo procedimento feito com o grão de bico, repetimos com a lentilha. A diferença deste, é que acrescentamos um pouco de farelo de trigo na massa – 02 colheres de sopa. A massa fica mais escura e o sabor também é neutro. Fica um bolo bem integral e saudável.

Calda de cacau: Misture cacau em pó (03 colheres de sopa) com açúcar mascavo ou demerara (02 colheres de sopa), creme de leite de soja (01 caixinha) ou leite de coco ( 280 ml).

cobertura
Bolo de lentilha com cobertura de cacau

[Cream cheese vegano de castanha de caju]

Fotos: bolos originais feitos por Valéria Amores – Amores Verdes

Valeria Amores
escrito por:Valeria Amores

Val é de Santos, gosta do nascer e do entardecer alaranjado que o céu do litoral concede quase todo dia! Pedagoga, apaixonada por projetos sociais e por movimentos que incluam o uso de todo potencial criativo, ou seja, toda ideia é uma semente cheia de valores. Toda ideia é flor e fruto. Toda ideia alimenta e nutre algo. Vegana , mãe de duas almas lindas, pratica meditação Raja Yoga, voluntária e aluna nas atividades da Brahma Kumaris Brasil . Estuda gestão ambiental, cozinha bastante, cria receitas veganas, compartilha, ensina. Tem 37 anos e acredita no poder da ecologia e da sustentabilidade interna como motivadores para um mundo melhor. Comunicativa, silenciosa e também faladeira, risonha , gosta de escrever e papear sobre coisa elevadas e positivas. Adora desconstruir limites que nos prendem a gravidade e ao peso, acredita na psicologia positiva sempre e tanto, o quanto for possível e necessário. Vamos voar para as possibilidade de melhoria, que tá na hora!

3 Comentários

  • Qual a quantidade de água utilizada para preparar a linhaça. Essa água com a linhaça que vai ser usada na massa do bolo?

    • Olá Monica, tudo bem ?
      Você deve cobrir a quantidade de linhaça proposta na receita com a água. Mais ou menos um dedo acima da quantidade de linhaça. Após colocar a água, deixe descansar até que a linhaça a absorva e mexa bem, até que fique homogêneo e meio “grudento”. Essa mistura substitui ovo em qualquer bolo.
      Boa culinária pra você!
      Abraços,

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos