Faça Você MesmoSaúdeSustentabilidadeVida Natural

Prepare um kit de primeiros socorros com alternativas naturais

herbs-teas

Esses itens estão entre os melhores antibióticos tópicos naturais. São simples, estão amplamente disponíveis e são baratos para comprar. Eles podem ser usados ​​para tratar tudo; desde cicatrizar cordões umbilicais até joelhos esfolados; de cortes à bolhas, até feridas infeccionadas e pé de atleta. Você pode começar a montar seu kit de primeiros socorros natural escolhendo alguns dos itens abaixo e vendo como eles funcionam para você.

Mel cru

Meu cru

Mel cru é um excelente antibiótico natural. O mel cru é diferente do genérico mel de abelhas que vem em embalagem das redes de supermercados, ou daqueles que se parecem com Karo (um xarope de glicose ou milho), mel cru é saboroso e vem de produtores locais, apicultores da região. Esta já é a primeira grande diferença.

Os processos de aquecimento e filtragem mudam as propriedades do mel, procure saber por quais processos passaram o mel que você consome, procure bons fornecedores. Vá a lojas de produtos naturais ou entre em contato com cooperativas locais, você vai conferir pessoalmente a diferença…
Com base em ensinamentos milenares da medicina indiana é aconselhado que não se consuma mel aquecido ou que se adicione à água ou alimentos aquecidos, e sim se faça o consumo apenas do mel cru.

A ciência moderna chegou a uma conclusão similar, verificando que o processo de aquecimento aumenta a quantidade de HMF (hidroximetilfurfural), uma substância naturalmente presente em doses pequenas no mel, a qual tem potencial tóxico e carcinogênico.

Mel como agente antibacteriano tópico

“Mel é um antigo remédio para tratamento de feridas infeccionadas, e foi recentemente redescoberta por profissionais da medicina, particularmente onde os agentes de terapias modernas estão falhando. Atualmente existem muitas publicações descrevendo a eficácia do mel na rápida eliminação da infecção das feridas, livre de efeitos adversos e acelerando o processo de cicatrização; Há também algumas evidências que sugerem que o mel pode ativamente promover a cura. Em estudos laboratoriais demonstrou-se que o mel cru tem ação antimicrobiana contra um amplo espectro de bactérias e fungos “. – O artigo pode ser lido na íntegra aqui: World Wide Wounds.

Quando uma ferida é coberta com mel, peróxido de hidrogênio é naturalmente produzido quando em contato com fluidos corporais, e então se dá a ação antisséptica.

O mel também é usado para tratar cepas resistentes aos antibióticos de bactérias e pode ser aplicado com segurança quase em qualquer lugar do corpo. Ele pode ser armazenado praticamente para sempre, um pequeno frasco ou lata de mel deve estar no seu kit de primeiros socorros, leve consigo ou deixe sob o assento da sua camionete. Armazene de forma segura, em um recipiente com boa tampa, pelo fato de ser melado.

Extrato em pó de Goldenseal

Extrato em pó de Goldenseal

A raiz Goldenseal em pó faz um excelente tratamento de cicatrização do cordão umbilical para recém-nascidos. Para feridas e cortes, polvilhe-o diretamente, ou faça uma pasta com uma pequena quantidade de água.

O chá do pó Goldenseal serve para fazer um excelente gargarejo ou enxágue bucal, e pode ser usado para lavar o olho irritado e vermelho.

Observe o fornecedor e veja se está disponível na sua loja de produtos naturais ou cooperativa local. Se você tiver uma pequena lata, como daquelas utilizada para bálsamo labial, já é o suficiente, apenas um pequeno espaço para um ótimo antibiótico natural.

Óleo de Melaleuca “Tea Tree”

Óleo de Melaleuca “Tea Tree”

Um poderoso antimicrobiano e remédio contra infecções fúngicas, o óleo da árvore da melaleuca, originário da Austrália, é um tratamento de primeiros socorros versátil e natural.

Faça o uso para curar feridas, pé de atleta ou até mesmo micose, coloque diretamente na pele, mas mantenha afastado de seus olhos. Também pode irritar os órgãos genitais, por isso tenha cuidado onde você optar por usá-lo.

O óleo de melaleuca também é considerado eficaz contra piolhos, então há mais uma opção natural alternativa aos tratamentos da farmácia. Certifique-se de comprar 100% de óleo de melaleuca (tea tree), ou uma mistura de lavanda e melaleuca, não óleo de melaleuca misturado com um óleo transportador.

Óleo essencial de lavanda

Óleo essencial de lavanda

O óleo de lavanda é outro antisséptico natural e pode aliviar a dor ou irritações na pele. Quando viajamos, nem sempre temos a disposição água corrente para se lavar, uma opção é preparar uma garrafa com água e gotas de óleo de lavanda, e com um borrifador podemos usar a névoa da água para molhar e esfregar nossos rostos e mãos – é ótimo para ter em viagens com crianças.
Dores de cabeça podem ser amenizadas esfregando uma gota de óleo de lavanda nas têmporas.

Esses quatro antibacterianos naturais são um ótimo início para o seu kit natural de primeiros cuidados e socorros. Mas use-os somente quando realmente necessário.

Você pode gostar de ler também sobre:

Super kit natural para ansiedade nervosismo e estresse

A aromaterapia e seu poder de mudar as emoções

3 receitas simples de sabonetes artesanais à base de ervas naturais

Este texto foi traduzido e adaptado do original.

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos