Reflexões

Quando a música encontra a alma…

guitar-1583523_960_720

É bem provável que nesse exato momento você esteja lendo este artigo e ouvindo alguma música. Talvez tenha se tornado um ato que, de tão tanto internalizado, ficou automático. Bom, mas em uma coisa podemos concordar, a música tem o poder de nos transportar…

Você já reparou que desde pequeninos estamos envoltos a algum som ?, desde a barriga são tantos, há os internos e os externos. Ao nascer vem o som do novo mundo, e a partir daí, os sons passarão a nos acompanhar até o fim.

Bom, mas longe de ser um artigo ‘biologicista’ e tecnicista que fale das questões teóricas que a música tem, o nosso compromisso aqui será de tratar desse assunto como um aspecto transformador e focando no poder que ela tem sobre cada um de nós.

Todos nós somos capazes de sentir o poder dos efeitos que a música exerce sobre nós. Ela tem o poder de nos acalmar, elevar a adrenalina, nos fazer sentir poderosos, mas também nos fazer sentir mais introspectivos e reflexivos.

[Ecologia Acústica: Não deixe despercebidos o som da natureza]

“A música nos acompanha desde os primórdios. Na mitologia por exemplo, ela se caracterizava pelo poder de curar feridas, atrair caças, celebrar atos e aliviar as dores. Entendia-se que era tão poderosa e sua força tão misteriosa, que ela tinha a capacidade de animar qualquer ser vivo que fosse capaz de ouvir, fossem estes seres animais, humanos ou até as plantas.”

A música também é reveladora em relação ao seu povo que canta. Com ela, podemos perceber cultura de um povo, seus costumes, gostos, necessidades e subjetividades.

Temos que concordar que a coisa mais difícil é achar alguém que não goste de música. Existem sim, as pessoas que se identificam ou não como algum estilo musical, o que é natural, mas aquelas que não se identifiquem com a musicalidade, é muito mais difícil de achar.

Existem músicas de todos os tipos, aquelas que evocam o amor, a alegria, a reflexão, as que são mais propicias para estudar, mais propícias para as festas, as que nos fazem lembrar de pessoas queridas, momentos queridos e, até aquelas que nos transportam para uma viagem no tempo, nos levando para o passado e para o futuro. Todas elas, produzem em nós uma grande transformação psíquica, que tem o poder de nos mover de um estado de espirito a outro.

Existem muitas escolas infantis que, sabendo de todos estes benefícios, promovem a inicialização musical aos seus aluninhos, por entender que os ganhos para o ser humano são grandes e o auxiliarão ‘num’ desenvolvimento maior da socialização, da capacidade linguística e da capacidade cognitiva.

[Música Instrumental brasileira para te inspirar]

Mas, obviamente que a musicalização não é só usada na infância. Seu benefício se estende aos mais velhinhos, inclusive aos nossos avós, que diante de algumas enfermidades são submetidos a terapias musicais que objetivam o resgate do ser essencial de cada um.

“A música é uma forma muito especial de se comunicar já que ela fala direto ao coração. Ela realiza um feito tão grande, que a voz falada somente jamais conseguiria. Diria ainda que ela é tão poderosa que consegue despertar camadas subliminares da nossa psique, dando mais vida as sensações e sentimentos.”

Assim a nós fica um exercício, descobrir quais são as músicas que de tão bem, são capazes de tocar nossa alma !

Descubra as suas, ‘musicalize-se’ !

Carol Macedo
escrito por:Carol Macedo

PsiCoach por paixão.
Adoro as diversas possibilidades que a vida nos dá, para que nos pequenos detalhes do nosso dia a dia, encontremos o que realmente nos faz estar bem! Acredito muito no desenvolvimento do ser humano, este como um ser dotado de muito potencial para seguir seus sonhos e transformar suas metas e sonhos em realidade !

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos