SaúdeVida Natural

Estas plantas vão purificar o ar de sua casa e ambiente de trabalho

download

A nossa casa deve ser o nosso templo. Local de repouso, de partilha de boas energias e de desintoxicação. Mas para isso temos de cuidar do seu ambiente – evitar compostos químicos na limpeza da casa, no cuidado pessoal e na aromatização do ambiente, optando por alternativas mais saudáveis (neste post encontra alternativas caseiras para criar ambientadores naturais).

Uma vez que hoje em dia grande parte das pessoas passam em média 8 horas no local de trabalho, este também deve ser agradável, potenciando a produtividade.

Um investigador da NASA, Dr. Bill Wolverton, decobriu que certas plantas domésticas comuns são purificadoras naturais do ambiente. Para além de absorverem o dióxido de carbono e libertarem oxigénio, através do processo de fotossíntese, também removem do ambiente certos elementos prejudiciais para a saúde humana, como o benzeno e formaldeído (que encontramos nos cigarros, por exemplo). Esta pesquisa surgiu para que nas viagens espaciais ou nas estadias na estação espacial internacional, houvesse uma forma de purificar e melhorar a qualidade do ar nestes ambientes fechados que contêm demasiados materiais sintéticos.

[Confira aqui como cuidar do seu jardim no inverno]

Isto é, segundo este estudo, certas plantas verdes e flores têm a capacidade elevada para retenção, filtragem e eliminação de agentes nocivos, bem como as suas raízes e bactérias presentes no solo ajudam a eliminar vapores tóxicos. Cada planta filtra o ar por cada 10m2, mas para que funcionem na sua plenitude devem-se ter certos cuidados: limpeza do pó nas folhas, regas, boas drenagens, exposição solar (se for o caso), etc. As plantas são seres vivos e por tal necessitam de cuidados.

Deixamos neste post algumas das plantas purificadoras do ar, para que possa compreender melhor como as usar:

a

Gerberas (Gerbera L.)- recomendadas para salas, quartos e alguns locais de trabalho (lavandarias, cabeleireiros e industrias químicas). Indicadas contra fumo de cigarros e semelhantes. Têm a capacidade de melhorar o sono pois absorbem o dióxido de carbono (CO2) e emitem mais oxigénio (O2) durante a noite. São eficazes na remoção de tricloroetileno (solvente industrial e desengordurante usado nas limpezas seco) e benzeno (encontrados em tintas). Necessitam de bastante luz e humidade no solo constante.lirio da paz

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii) – indicados para removerem qualquer tipo de poluentes dentro de ambientes fechados. Habitualmente usado nos WC´s e cozinhas onde existe maior concentração de humidade e prevalência de fungos e bolores. Eliminam o formaldeído e o tricloroetileno. Planta que transmite harmonia. Necessita de luz, mas não sol direto. A rega deve ser feita próximo à raiz. Não gosta de temperaturas abaixo de 15ºC.

espadasEspada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) – indicada para todos os locais de trabalho para atrair bonança e afastar mau-olhado, mas essencialmente para lavandarias e WC´s (remove formaldeídos presentes nos tecidos sintéticos e produtos de cuidado pessoal). Resistente a temperaturas tanto frias como quentes e apresenta grande resistência em ambientes fechados, com pouca luz e húmidos. Requer poucos cuidados, pouca rega. Melhor local: atrás de uma porta.

b

Aloe Vera ou Babosa (Aloe Vera) – capacidade de limpeza e purificação de ambiente (remove mesmo o formaldeído e benzeno). para além disso o gel das suas folhas é um potente cicatrizante para queimaduras e feridas. Uma ótima escolha para uma janela do quarto ou da cozinha em que bate sol, isso porque ela adora a luz solar e cresce com facilidade.

large_FD15689WH

Dracena (Dracaena marginata) – possui folhas finas com bordas vermelhas e é famosa por ser uma planta de crescimento lento e floração com poucas exigências. É capaz de filtrar toxinas presentes no ar e remover formaldeído, benzeno e xileno, o que a torna óptima para cabeleireiros. Deve-se colocar em zonas com boa iluminação.

35223c476c2d29bff4b48a03b0b09cbb

Cactos (Cactaceae) – criam uma barreira contra ondas electromagnéticas, portanto devem ser colocados junto de televisões, computadores e micro-ondas. Requerem pouca água e poucos cuidados.

Existem muitas mais opções dentro do mundo das plantas; tudo depende do gosto pessoal e objetivo do uso da planta. Uma coisa garanto: envolver-se em verde vai proporcionar uma existência mais harmoniosa e saudável.

 

Print Friendly
Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: