SaúdeVida Natural

7 dicas pra se desconectar e aproveitar os benefícios do “banho de floresta”

banho de floresta

Vivemos um mundo totalmente influenciado pelo avanço da tecnologia e, com ele, somos cobrados diariamente. Temos que nos adaptar a um estilo de vida que envolve muito estresse. Além disso, somos obrigados a adquirir hábitos cada vez menos saudáveis.

O banho de floresta nos traz efeitos bem positivos. A redução da pressão arterial, diminuição de problemas circulatórios, bem como o combate a depressão.

Uma das formas de corrigir e buscar a cura natural para esse cotidiano exaustivo é através de uma prática que reintegra a nossa essência, o “Forest Bathing”.

Desta forma, selecionamos algumas dicas importantes que remetem ao banho de floresta. Você pode iniciar em uma floresta de verdade, no parque ou até mesmo no jardim de sua casa.

 

1 – Onde e quando começar?

Escolha a melhor hora, aquela que atende melhor o seu dia a dia. Pode ser ao acordar, assim aproveita e aprecia o nascer do sol. Ou na hora do almoço, no intervalo da tarde ou à noite. Enfim, aqueles 15 minutinhos que você, provavelmente, estaria nas redes sociais ou inventando o que fazer.

2 – O que devo usar nesta prática?

Se tiver como, vista uma roupa e sapatos confortáveis. E, se puder, aproveite para tirar os sapatos e caminhar pela grama de pés descalços, absorvendo toda a vibração da terra.

[Incorporar a natureza na escola reduz o estresse das crianças e melhora o aprendizado]

3. Como fazer?

Procure inspirar e expirar lentamente. Você também pode usar algumas técnicas de respiração conhecidas como pranayama.

4. Pare e observe

Observe a natureza a sua volta, procure sentir o cheio das árvores, da grama, das flores. Tente ouvir o som dos pássaros, sentir a incidência das luzes (principalmente o sol e a lua) sobre o ambiente.

5. Busque suas memórias

Resgate as suas memórias positivas. Procure lembrar de momentos agradáveis de sua vida. Sua infância, a escola, seus parentes e amigos. Uma viagem inesquecível ou até mesmo, num projeto (leia-se sonho) que você conseguiu realizar.

[Resgate sua criatividade natural observando a natureza]

6. Desconecte-se

Aos poucos, vá se desconectando de tudo e procure apenas caminhar lentamente. Pode ter certeza que em poucos minutos terá uma sensação de paz, equilíbrio e felicidade. Um momento tão bom que se não o tivesse acessado, talvez nem percebesse.

7. Esqueça um pouco das redes sociais

Como ressalva, procure deixar de lado o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico. Faça isso por 10 ou 15 minutos, ao menos 2 vezes na semana. Assim, vai sentir resultados incríveis em seu dia a dia. Reduzindo ansiedade, o estresse e adquirindo mais clareza nos pensamentos, idéias e mais determinação para iniciar e concluir projetos. Além de acumular mais memórias positivas e que vão fazer bem a sua saúde.

Você também pode usar outras técnicas para melhorar a sua saúde mental e física como a meditação, o Yoga, a fitoterapia, entre tantos outros tratamentos naturais que o Jardim do Mundo tem o prazer de compartilhar com você a cada publicação.

 

Se gostou, comente e compartilhe também com seus amigos 🙂 . O Jardim do Mundo agradece! Aproveite para curtir e acompanhar esse cantinho no Facebook  e Instagram.

Leila Sao Paulo
escrito por:Leila Sao Paulo

Baiana, brasileira, administradora e apaixonada por idiomas e viagens, leitura, fotografia, música, escrita, entre tantos outros hobbies.

Apesar de nunca ter estudado o ato da escrita e suas influências, sempre escrevi para ajudar projetos de estudo de amigos apenas pelo prazer da escrita. Talvez por uma influência de ter um pai poeta, um tio escritor e uma mãe professora que sempre soube se expressar muito bem com as palavras.

Continuo viajando pelo mundo (sou uma eterna viajante), conhecendo novas culturas e idiomas e estou sempre em busca de uma vida mais simples e hábitos saudáveis.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos