EntretenimentoNosso DiárioViagem

Projeto Kombinacomfoto – Fotografia itinerante

tumblr_l8lgidCBBa1qz7ymyo1_1280

Eis que estava eu, num festival multicultural, caminhando quando passei perto das oficinas que estavam rolando. Então, algo me chamou a atenção: uma kombi preta, várias pessoas reunidas e uma oficina de fotografia rolando ali naquele lugar! Não tive como não ficar por ali mesmo. Esse foi o momento em que entrei em contato com um projeto superbacana sobre fotografia. Ah! E o nome do projeto não podia ser outro: Kombinacomfoto.

Felipe Colvara, professor do curso de fotografia no Senac e de algumas disciplinas de fotografia na Univali, é o idealizador do projeto Kombinacomfoto. Ele contou que o projeto começou quando, em 2013, ele comprou a kombi e no mesmo dia resolveu cair na estrada e ir até Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul. Durante a viagem de ida e de volta até Blumenau (onde reside), no vale europeu de Santa Catarina, Felipe foi registrando momentos com sua câmera. Nessas paradas fotográficas as pessoas que estavam passando ou mesmo que estavam perto eram atraídas pela kombi e logo começavam a fazer perguntas sobre a viagem e sobre fotografia. Felipe respondia às perguntas e ensinava um pouco do que sabia sobre fotografia às pessoas. Ele contou que durante toda a viagem, várias pessoas o abordaram e, então, ele começou a pensar o que poderia fazer com essa experiência que teve durante a viagem. E foi aí que nasceu o projeto Kombinacomfoto!

Moviola

O projeto de fotografia itinerante, Kombinacomfoto, tem como objetivo ensinar sobre conceitos e técnicas de fotografia para as pessoas. Para o deslocamento ele utiliza a kombi, esta é equipada com um minimuseu de fotografia. As pessoas podem conhecer vários modelos de câmeras fotográficas, desde as mais antigas que usavam filmes até as mais modernas digitais. E ainda tem livros e revistas sobre fotografia para quem gosta de ler e se informar. Tudo isso dentro de uma linda kombi!

DSC00393

Felipe contou que já foi convidado para levar o projeto para alguns eventos e também já levou o projeto para as praças de algumas cidades em viagens que fez. Um dos ultimos eventos que ele participou foi o 11º Paraty em Foco, que aconteceu em setembro de 2015. Este evento é um festival internacional de fotografia que acontece em Paraty no Rio de Janeiro, e que o Kombinacomfoto foi convidado pela organização para expor o projeto de fotografia itinerante.

O próximo objetivo do projeto é ter um site, tanto para explicar melhor sobre como é o projeto quanto para divulgá-lo. Outro objetivo é conseguir algum apoio para o projeto e, assim, poder levá-lo para mais lugares. A ideia é ficar um ano vivendo só com ele e levando conhecimento sobre fotografia para as pessoas.

Para quem quiser ter o projeto em seu evento, cidade ou festival é só entrar em contato com o Felipe pela página do projeto

Kombinacomfoto –> clique aqui.

Oficina que participei

Vou falar agora um pouco sobre a oficina que me levou a parar minha caminhada e me juntar a roda de pessoas sentadas ao lado da kombi.

DSC00392

O tema da oficina era sobre registrar através de imagens os sons do festival. Mas antes de ir para a parte prática Felipe falou um pouco sobre alguns conceitos de fotografia como textura, iso, abertura, velocidade, importância da luz para a fotografia e sobre outros tópicos básicos para quem tá começando a fotografar. Ele explicou tudo de forma bem simples de se entender, usando de exemplos que estavam ali no ambiente da oficina. Depois da parte teórica da oficina, veio a parte prática.

Nos juntamos em duplas e cada um captou um som do festival e fotografou o que estava produzindo esse som. Depois voltamos para o local da oficina e cada dupla trocou com o colega o som que tinha sido captado, mas sem mostrar a fotografia. O colega tinha, então, que descobrir que som era aquele e ir fotografar o que estava produzindo-o. E depois retornamos, novamente, para o local da oficina e cada um mostrou o som e a foto e verificamos se todas as duplas tinham conseguido descobrir de onde vinha aquele som que o colega tinha captado e fotografado.

Foi muito divertido e gratificante ter parado para participar da oficina. Que mais pessoas possam ter a oportunidade que tive de participar de uma oficina do Kombinacomfoto!

 

moviola1

Print Friendly
Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma metamorfose ambulante que acredita num mundo melhor e em um ser humano vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Atualmente, está aprendendo a ser vegetariana e estudando sobre sustentabilidade. Diz que quer viver fazendo o que gosta e que ajudar o próximo é uma atitude nobre. Um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: