SaúdeVida Natural

Primavera humana: meditação para o florescimento das relações

1

Com o fim do inverno, a vegetação prepara-se para reflorescer. A primavera inaugura um período de abundância, viço e cor. O equilíbrio das chuvas mantém o nível dos rios, a umidade dos solos e favorece a agricultura. As temperaturas mais baixas do inverno, que favorecem um período de introspecção e reflexividade, dão lugar ao clima fresco e aos ventos, que elevam o fluxo de pensamentos e de ações.

Que tal aproveitar o momento de fertilidade da terra para florescer relações por meio da meditação?

[Meditação para grávidas]

Metta, na língua páli, significa amor universal ou bondade amorosa e bhavana significa meditação, assim, metabavana pode ser compreendida como a meditação do amor universal. A prática é muito simples, mas seus resultados são poderosos. Fazer da metabavana um hábito pode purificar e florescer relações humanas. 

3__Jardim

Ao nos colocar positivos mesmo quando o que está fora está negativo, a prática da Metabavana muda a maneira como olhamos o mundo e as relações ao nosso redor. A prática não é analítica, não se trata de julgar o que o outro faz, mas aspirar sua liberação e felicidade. 

4_Jardim

Como praticar

A Metabavana pode ser praticada em todos os momentos, como prática formal de meditação, escolhendo uma postura confortável para sentar ou simplesmente repetindo o texto abaixo ao longo do dia ou em alguma situação específica. Substitua as reticências pelo nome da pessoa com a qual você deseja pacificar a relação. No início poderá parecer artificial, mas, silenciosamente a relação florescerá. Recomenda-se que, inicialmente, você faça para si próprio, o auto-nascimento positivo facilitará o caminho com as pessoas com as quais você tem conflito e ajudará brotar a energia compassiva.

Que (…) seja feliz.
Que (…) se afaste do sofrimento.
Que (…) encontre as causas da felicidade.
Que (…) se afaste das causas do sofrimento.
Que (…) atinja a liberação de todo o carma, negatividade e ignorância.
Que (…) veja tudo com lucidez instantânea.
Que (…) verdadeiramente desenvolva a capacidade de trazer benefícios aos
outros seres.
Que (…) encontre nisso as causas da sua energia e felicidade.

O ensinamento bem-humorado de um mestre

Assim, a prática se mostra como uma ferramenta preciosa e comovente, capaz de atuar em nossos corações, abrindo caminhos, tecendo novos fios e desabrochando novas flores. Com a simplificação da vida e o exercício de relações saudáveis, a noção de comunidade torna-se possível. Que modos lúcidos de se relacionar sejam possíveis!

Print Friendly
Jorge Lira
escrito por:Jorge Lira
Nascido da terra e do fogo. Arquivista de pequenos movimentos, aprendiz da cultura de paz, da pacificação das relações do homem com o homem e do homem com a natureza. Praticante da crença no amor e na generosidade como fio de sustentação para o florescimento humano. Exercita saber menos a cada dia, mas se surpreende com a magia da cozinha, da força da terra e dos gestos que manifestam a luminosidade de todos os seres.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: