SustentabilidadeVida Natural

Quando o jardim invade o quarto – plantas para a hora do sono

tumblr_m4ab65cr4s1r9i550o1_1280

Quem adora um jardim ou quem tem alma de jardineiro acha que uma folhinha crescendo entre as pedras da calçada uma das coisas mais lindas do mundo, pensa que precisa ter umas folhas verdes até no banheiro e acha que qualquer lugar fica mais lindo com uma plantinha natural dividindo o espaço com os humanos. Em todos os lugares da casa, certo? Não, mesmo para muitas pessoas que amam plantas, ter um jardim no quarto não é uma boa ideia.

Para alguns, que seguem as orientações do feng shui na decoração da casa, plantas trazem um movimento desnecessário de energia ao horário de descanso. Para outros, um jardim de quarto pode fazer mal, já que as lindas roubam um pouco de oxigênio enquanto você está ali tirando um soninho. Besteira!

O movimento das suas energias é regido por atitudes e ações diante da vida enquanto está bem acordado e não porque um vasinho de margaridas dormiu na sua mesinha de cabeceira. Quanto ao oxigênio, somente se você estiver abrigando uma Floresta Amazônica no seu jardim de quarto as plantas vão fazer mal à sua respiração. Um cachorro pequeno dormindo no seu quarto aconchegado na caminha rouba mais oxigênio do que uma samambaia. Problemas com plantas no quarto só acontecem quando elas estão ao alcance de animais domésticos e crianças enquanto o responsável não está atento e podem causar algum tipo de intoxicação.

tumblr_mie5fdwl1a1rmwb2wo1_500

Depois de esclarecer as dúvidas é preciso encontrar o motivo para ter plantas no quarto. São tantos! A beleza das plantas que melhoram a aparência do quarto, conseguir um sono melhor e até melhorar a qualidade do ar. É fundamental também entender que a planta tem algumas necessidades e precisa de luz e água. Bate muito sol no seu quarto? Você pode regar as plantas sempre? Essas perguntas são cruciais para a escolha das melhores espécies para embelezar o seu cantinho de dormir. Vale a pena ver as dicas do Jardim do Mundo para conhecer o nome das plantas e fazer boas escolhas na hora da compra.

Com as perguntas sobre as necessidades das plantas respondidas e com o seu objetivo em ter plantas no quarto na cabeça você precisa pensar ainda mais. É preciso planejar o seu jardim de quarto. Escolher um canto, vasos de diferente formas e cores, um lugar para acomodá-los. Pode ser a parede mais próxima da janela onde o quarto recebe mais claridade, ou um móvel que é lindo mas está meio abandonado, ou uma parede onde alguns vasos podem ser pendurados ou mesmo aquela cadeira linda e antiga que ninguém se atreve a sentar.

unique-picture-moon-to-moon-tumblr-plants-house-pinterest

Nessa construção de um jardim de quarto é preciso imaginar diferentes texturas de folhas e flores que combinem e formatos de folhas que serão usadas. Essa etapa é importante já que a falta de ordem de um jardim no quarto pode atrapalhar a hora de se preparar para dormir.

Aqui estão algumas sugestões, mas primeiro é preciso mostrar como essa lista foi desenvolvida para que ela dê outras ideias para o seu jardim de quarto e para qualquer outro jardim que você resolver cultivar.

      1. custo – a planta precisa ter um valor acessível.

      2. cuidado – plantas que não precisam de muita água são as mesmas que não sujam o carpete ou o piso do quarto.

      3. luminosidade – o quarto pode até ser iluminado para você, mas para uma planta talvez não o seja.

5 ideias simples para levar mais vida a lares sem jardim

Vamos às sugestões:

      1. Jiboia – planta muito resistente e facilmente encontrada. O enraizamento é fácil e rápido. A jiboia pode ficar em vasos pendurados ou em pequenos vasos em algum móvel. Com suas folhas amarelas e verdes em formato de coração, a jiboia chama a atenção por seus traços tropicais. Mais informações sobre o cultivo.

      1. Espada de são jorge – esta planta nunca é derrotada, é uma verdadeira guerreira. Sobrevive em qualquer lugar. Precisa de poucas regas e pouca luminosidade. Além de fortes, as espadas de são jorge também levam elegância e traços de modernidade a qualquer cômodo. Mais informações sobre o cultivo.

      2. Lírio da paz – em qualquer supermercado que venda plantas lá está o lírio da paz, que é barato e lindo. Suas flores brancas podem surgir mesmo sem grande luminosidade e duas regas por semana. Importante deixá-la fora do alcance de animais e crianças.  Mais informações sobre o cultivo.

      3. Não exatamente uma planta mas um modo de disposição. O terrário é uma boa opção. Espécies de suculentas diversas podem sobreviver em potes de vidro e levar ao quarto um ar moderno. Os terrários também não precisam de grandes cuidados e nada de comprar pronto. Uma visita a uma loja de jardinagem e muita criatividade transformam potes de vidros bem baratos em um minijardim para o quarto. Ideias diferentes para terrários estão por todos os lados em sites e tutoriais no youtube. Aprenda a montar seu terrário.

design-amazing-bed-bedroom-cool-girl-green-grunge-nature-plants-room

Agora é hora de pôr a mão na terra e criar seu lindo jardim de quarto com as dicas do post. Se você já tem seu jardim de quarto ou depois que montar o seu, nos mande fotos!

Ana Mello
escrito por:Ana Mello
Sou do Rio de Janeiro, gestora ambiental, tento ser gentil com todo mundo mas reviro os olhos quando alguém fala alguma bobagem. Todo dia procuro crescer como profissional de meio ambiente, melhorar meus dotes culinários e ouvir músicas estranhas.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos