SustentabilidadeViagem

Pelo mundo: a calçada da fama das árvores

1

Árvores e seres humanos de maneira geral se dão bem. Esses habitantes do planeta compartilham espaços e alguns conseguem viver em harmonia. São tantos os exemplos de árvores que deixam lembranças para a vida toda:

  •  árvore que fica à frente da casa dos pais;
  • a árvore que oferece sombra aos amigos durante um lanche no parque;
  • aquela árvore linda que enche o Instagram de coraçõezinhos quando resolve florescer e deixar todo mundo de queixo caído.

Todo mundo tem uma história que envolve carinho por uma árvore.

Na maior parte dos casos, são histórias particulares que ficam ali povoando conversas entre os familiares e amigos: “lembra quando a gente conversava embaixo daquela mangueira?”. Mas algumas árvores carregam histórias que comovem e pessoas por continentes. São árvores que, além do nome científico, possuem nomes dados por carinho, nomes especiais que as fazem ter a localização reconhecida por todo o mundo. São árvores que espalham as raízes por páginas de livros de história, pela literatura e pela cultura popular.

Na lista são citados alguns exemplos de seres que não andam por aí, mas inspiram a humanidade a criar raízes, a desfazer destas e a recomeçar do zero, que ensinam que a tolerância não pode ter limites e que é possível sobreviver de alguma forma à solidão, à guerra e ao tempo.

1.Castanheira de Anne Frank

autumn-707614_1280

Os episódios narrados no Diário de Anne Frank sempre mostram a rotina fechada e sufocante enfrentada pela adolescente e sua família. Durante os dois anos em que Anne Frank permaneceu escondida, uma janela no sótão lhe ofereceu um pouco de cor e sonhos que não seriam realizados.

Uma castanheira que Frank costumava observar de seu esconderijo aparece em várias ocasiões no diário em que a jovem menina judia narrou os anos em que passou escondida da perseguição dos nazistas na Holanda ocupada. Como pode-se ler no trecho:

“Nós dois olhamos para o céu azul, a castanheira brilhando com o orvalho, as gaivotas e outros pássaros brilhando como prata enquanto eles flutuam pelo ar, e nós estávamos tão emocionados e encantados que não podíamos falar “, Frank escreveu em seu diário em 1944.

Em 2007, a castanheira sofreu com uma infestação de fungos e por pressão popular escapou de ser derrubada, mas em 2010 uma tempestade e forte ventania destruíram a árvore, porém clones e sementes foram espalhadas pelo mundo. Um desses “filhos” mora junto ao nosso segundo item da lista de árvores famosas: a árvore sobrevivente do World Trade Center.

2.Árvore sobrevivente do World Trade Center

qigongfund.com
qigongfund.com

Algumas semanas depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, as equipes que trabalhavam na recuperação da área descobriram um sinal solitário de vida em meio ao caos daqueles dias. Alguns galhos retorcidos e chamuscados, mas ainda inteira e bem viva. O Departamento de Parques da Cidade de Nova York transplantou o tronco da árvore que estava severamente danificado .

Conhecida como “Survivor Tree“, ou a árvore sobrevivente, foi replantada no memorial construído às vítimas do atentado terrorista em 2010 e agora faz parte do National September 11 Memorial & Museum como um símbolo de sobrevivência frente à crueldade humana.

3. A árvore da gravidade

isaac-newton1

 

 

De acordo com biógrafos, o físico e matemático Isaac Newton estava sentado em um jardim em Woolsthorpe Manor, num dia de verão, em 1666, ao ver uma maçã cair de uma das árvores. Segundo alguns biógrafos o episódio levou um dos mais importantes cientistas de todos os tempos a trabalhar em teorias sobre a gravidade.

A árvore da gravidade foi abalada por uma tempestade em 1820, mas permaneceu enraizada, renasceu e continua a florescer e produzir frutos até hoje.

4. A árvore da vida do Bahrein

tree_of_life_03

Como uma árvore pode resistir por quatrocentos anos ao deserto? A árvore da vida do Bahrein é cercada de lendas e histórias e, apesar dos seus quatrocentos anos, ela é conhecida por muitos como o local por onde teriam andado Adão e Eva. Além disso, rituais antigos eram realizados à sombra da árvore que continua com suas folhas cheias de vida. Lendas à parte, as raízes longas da espécie encontraram possivelmente alguma fonte de água no subterrâneo, mas ela ainda atrai turistas à área para conhecerem um milagre que é uma árvore bem verde sobreviver em um deserto estéril e vasto.

5. Árvores da Lua plantadas no Brasil

http://vaztolentino.com.br
http://vaztolentino.com.br

O astronauta Stuart Roosa levou em 1971 algumas sementes à Lua, na Apollo 14, para avaliar o efeito da gravidade zero e da radiação em sementes. Quando a missão terminou o Serviço Florestal dos Estados Unidos e a NASA se encarregaram de cuidar das sementes viajantes. Na volta da missão, que foi a terceira a pisar na Lua, as sementes foram germinadas e depois distribuídas em algumas cidades americanas e de outros países como Japão, Suíça e Brasil.

São centenas de “Árvores da Lua” plantadas pelo mundo. Uma está no jardim da Casa Branca. No Brasil, um exemplar está plantado em Santa Rosa/RS e outro na sede do IBAMA, sendo que este é protegido por uma Declaração de Imunidade de Corte. A espécie de árvore da Lua que está na sede do IBAMA tem nome científico Liquidambar styraciflua, popularmente é conhecida por árvore do âmbar.

Alguns exemplos de árvores famosas não entraram na lista e podem ficar para uma segunda edição do Hall da Fama das Árvores. Vale a pesquisa:

  • Bonsai que sobreviveu ao ataque nuclear a Hiroshima
  • Árvore que abriga um cemitério inteiro
  • Jequitibá que inspirou novela e é o patriarca do Brasil
Print Friendly
Ana Mello
escrito por:Ana Mello
Sou do Rio de Janeiro, gestora ambiental, tento ser gentil com todo mundo mas reviro os olhos quando alguém fala alguma bobagem. Todo dia procuro crescer como profissional de meio ambiente, melhorar meus dotes culinários e ouvir músicas estranhas.

2 Comentários

  • Olá, sou mineiro de Três Corações, e aqui perto (em São Bento Abade) tem uma árvore também muito famosa, mas infelizmente por um motivo macabro: um assassinato brutal que ocorreu embaixo dela, e que motivou a lenda de um justiceiro. O fato é verídico, infelizmente, mas a árvore também permanece viva, uma figueira.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: