3f594e9b0eb26931f7f70e742a1952be

Um filme que te leva para a década de 60, em meio a revolta estudantil da França. Que te faz vivenciar as experiências e descobertas de 3 jovens que estão descobrindo a amar, a reivindicar seus direitos, a viver!

“Os sonhadores” é poesia em forma de filme, é singelo, forte, sem pudor, romântico. Assistir a ele é ficar inebriado por um ar nostálgico e sonhador.

7e015cb15d0b886574de7d3c585edec0

O filme se passa em Paris, em plena década e 60, quando começaram as manifestações estudantis contra o governo. Matthew (Michael Pitt), um jovem americano, tinha começa a estudar em Paris. Em um certo dia, encontra Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel), dois irmãos gêmeos. Os três são apaixonados por cinema, um dos principais motivos que os faz se aproximarem bastante e iniciar uma amizade entre eles. Os pais de Isabelle e Theo viajam e então os irmãos convidam Mattew para morar com eles. A partir desse momento, os três começam a vivenciar experiências e relacionamentos, descobrindo-se e redescobrindo-se , sem se importarem do que é certo u não pela sociedade e os bons costumes.

Bertolucci, diretor do filme, transforma o sórdido em poesia, o que pode ser um horror aos olhos dos bons costumes e o que é aceito pela sociedade em experiências ingênuas e envolventes.

21683e21e29ef469eb1e5c8217d0f8ab

Em vários momentos de “Os sonhadores” temos cenas de uma ingenuidade envolvente e de um ardor pelo que é belo e questionador. Matthew, no início do filme, quando está a Cinémathèque, diz que gosta de sentar nas primeiras filas do cinema para receber as imagens primeiro. Vemos aí um idealismo, um sonho, um romantismo ingênuo de um jovem que é apaixonado pela sétima arte. A qual é a inspiração durante todo o filme seja em jogos, discussão ou prova de amizade. Em outra passagem, temos Matthew e Theo discutindo cultura, política e comportamento, o que mostra que os jovens têm grande interesse por assuntos mais profundos e pelo que está acontecendo ao redor deles. Matthew até critica e Theo pensar, que, apesar, dele ser contra o governo e apoiar as manifestações é tão pacifista. Matthew, sem ser arrogante, também critica os irmãos por não serem mais maduros e pensarem mais sobre o que fazem.

05670af6f13b1ff3bae02716e1691b8d

Para muitos o filme poderá soar como uma afronta à moral e aos bons costumes, para outros apenas um filme calmo com um ótima trilha sonora (sim, a trilha sonora é ótima, trazendo vozes como Bob Dylan, Janis Joplin e Hendrix) e para outros será a vida transformada em poesia.

Título: The Dreamers (Os Sonhadores)

Diretor: Bernardo Bertolucci

Ano : 2003

Trailer

 

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos