Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
Faça Você MesmoReceitasSaúdeVida Natural

Biodegradável e eficiente: conheça o mais simples repelente do mundo

Aedes_aegypti_E-A-Goeldi_1905

Essa é para quem gosta de acampar ou ir para o mato, ou seja, 99,9% dos leitores do Jardim do Mundo.

Também quem tem filhos sabe o problema que é proteger a criança dos mosquitos. Afinal, o uso de repelentes é proibido para bebês e não recomendado para crianças muito pequenas. Essa orientação é compreensível: repelentes são venenos. Não fazem mal somente aos insetos, mas aos humanos também.

Os três tipos de repelentes mais usados são os de aplicação diretamente na pele, os incensos espirais e os de tomada. Os do primeiro grupo podem causar alergia e irritação na pele. Os incensos têm cheiro desagradável e forte. E os de tomada são caros, pouco eficientes e dependem de energia elétrica.

O que fazer durante uma viagem com pequenos ao campo? Como livrá-los dos ataques dos mosquitos num acampamento? A resposta é simples: confie na natureza. Ela sempre apresenta uma solução para tudo.

A receita é simples: corte um limão ao meio, espete cravos-da-índia e coloque por perto. Eis o fim do problema.

limão 3

p.s. 1: Já li por aí que é possível utilizar limão também no repelente de tomada, substituindo a pastilha por um pedaço da casca. Mas ainda não testei esse método.

p.s. 2: Em geral, mosquitos aparecem mais ao amanhecer e ao entardecer.

p.s. 3: Cuidado ao manipular limão em dias de sol. O limão pode causar sérias queimaduras na pele quando exposta ao sol. A queimadura não dá sinais imediatos e isso agrava a lesão. Já vi isso acontecer. Portanto, nunca deixe uma criança mexer no limão.

Raro
escrito por:Raro
Tem 34 anos, carioca do Cachambi, pai do pequeno Renzo e marido da Bu. Já brincou de ser e fazer muitas coisas, e aguarda novas experiências. Anda de bicicleta pelas ruas da Região Oceânica de Niterói. Sonha em viajar o mundo e mostrar ao filho que há coisas mais valiosas que “ser alguém na vida”.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos