Horta OrgânicaReceitasVida Natural

O incrível superalimento encontrado em seu jardim: Dente-de-leão

dandelion-1311709_1280

 Você já viu um dente-de-leão? Aquela erva daninha amarela brilhante que surgem no meio do gramado? Agora, imagine só: não são pragas, mas sim, superalimentos! Sim, isso mesmo! Descubra como é possível incorporar essa flor no dia-a-dia, em receitas nutritivas, e como forma de cura para várias doenças.

 O poder de cura do dente-de-leão

1

Dentes-de-leão são uma das plantas, nutricionalmente, mais densas que você pode comer; muito mais nutritivas que a couve ou o espinafre. Eles estão cheios de vitaminas e antioxidantes, e meia xícara dessa planta possui mais cálcio que um copo de leite! Além disso, são uma boa fonte de vitamina C, A e K. Dentes-de-leão são ricos em potássio, possuem um grande poder diurético e são excelentes desintoxicantes sanguíneos. São conhecidos por sua capacidade de estabilizar o açúcar no sangue, tornando-os um excelente suplemento para diabéticos.

[Saiba mais sobre plantas comestíveis não convencionais clicando aqui]

 Como colher dentes-de-leão

1

 A planta inteira é comestível: flores, folhas e raízes. Seu sabor se assemelha ao de uma rúcula mais picante. Se você pretende colher suas próprias plantas, certifique-se de colher em uma área que não seja tratada com produtos químicos de qualquer tipo. Evite áreas próximas a rodovias ou parques públicos. Você pode encontrar dentes-de-leão em lojas em alguns supermercados de produtos naturais, caso prefira. Se você planeja colhê-las, a  melhor época é na primavera, quando a planta ainda é jovem (antes de se tornar flor), e novamente no outono.

  • A raiz pode ser usada para fazer um chá com poder curativo para o tratamento de problemas digestivos, cálculos biliares, inflamação, dores musculares, e inchaço. Adicione a raiz (fresca ou seca) em um copo com água fervente por 2-3 minutos. Adicione um pouco de mel para diminuir  a amargura.
  • As raízes podem também ser secas e moídas para servir como um substituto ao café. Uma vez que a raiz é torrada, toma aparência e sabor semelhantes ao café. Sirva o café de dente-de-leão com creme e adoçante.
  • Use pétalas frescas ou secas para decorar saladas e sobremesas. As pétalas de dente-de-leão jovens têm um sabor adocicado semelhante ao mel; flores maduras são amargas, mas ainda são nutritivas e bonitas.
  • Para um prato saboroso, tente mergulhar as flores na massa de tempura e frite-as. Folhas de dentes-de-leão maduras podem estar amargas. Portanto, escalde-as em primeiro lugar, em seguida, refogue-as em óleo com alho. A folhas jovens podem ser comidas cruas em saladas ou em sanduíches.

 Em vez de se preocupar em erradicar as ervas daninhas de seu jardim este ano, pense nelas como fonte de alimento livre, e altamente nutritivas. Que tal deixar as crianças soprarem as sementes de dente-de-leão ao vento? Afinal, elas estarão ajudando a espalhar comida de graça para todos!

 

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: