Construção NaturalEntretenimentoPermaculturaSustentabilidade

O incrível mundo da engenhosidade animal

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-2

O fotógrafo da National Geographic, Ingo Arndt, acaba de lançar um novo livro sobre a engenhosidade animal em fotos pra lá de interessantes.  No livro “Arquitetura Animal” (em tradução livre para o português) ele mostra como animais e insetos de todo o mundo constroem estruturas complexas a partir de matérias-primas naturais. Usando seus bicos, garras, patas e dentes, eles criam abrigos biodegradáveis ​​que não só os beneficia, como a outras criaturas presentes em seu ecossistema.

Trazemos aqui alguns exemplos desse registro, incluindo o pássaro tecelão da Namíbia (acima), flagrado tricotando um ninho com lâminas finas de grama que endurecem e mudam de cor com a exposição solar.

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-1

Essa outra ave da Indonésia constrói  uma intrincada torre com pequenas varas, usando esse ninho para atrair parceiras. Ele a decora com flores, frutas, cogumelos, e até mesmo o lixo deixado na floresta por turistas.

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-3

As formigas tecelãs australianas trabalham em conjunto puxando folhas com as suas pinças e, em seguida, entrelaçando-as e costurando com fios de seda produzidos por suas larvas.

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-4

A formiga vermelha da madeira europeia transporta materiais que são equivalente a 40 vezes seu peso corporal, tudo para edificar torres enormes de plantas e de terra composto de complexos sistemas de caminhos que protegem o interior inclusive de uma inundação por água da chuva.

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-5

Os cupins bússola podem construir torres de até três metros de altura – torres com os lados planos estão dispostas em uma precisa orientação norte-sul, desenvolvendo um sistema de ventilação engenhoso que proporciona uma temperatura interna constante.

Ingo-Arndt-Animal-Architecture-Photo-Book-6

As torres construídas por cupins australianos Spinifex podem acomodar 2\3.000.000 (milhões) de cupins e são feitas a partir de pequenas bolas de terra e saliva transportadas por gigantescas formigas-soldados.

Fonte: Inhabitat

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: