Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
ReflexõesVida Natural

Não somos parte da natureza, nós somos a natureza

natureza

A terra em sua biologia é viva e dentro dessa vida surgem outras vidas, que se multiplicam e se estendem por diversos tipos de ambientes e situações. A natureza humana é parte de um todo, de um único organismo vivo. Dentro desse organismo tudo que existe é conectado e feito para andar em equilíbrio.

O que nos diferencia de outros animais é o fato de sermos racionais, e o que significa ser racional?

A mente é responsável pelo nosso raciocínio e dentro dela ficam nossos pensamentos que são considerados parte de nossos sentidos. Nossa percepção de tudo vem de cada experiência sentida e vivida. A mente é responsável pela criação de nossa realidade, que surge não só por meio de nossos sentidos, mas também por meio de nossos pensamentos.

Adquirimos as experiências coletivas, que são introduzidas em nosso subconsciente através das crenças e conceitos compartilhados por aqueles que fizeram parte de nossa vida em algum momento. E, além disso, carregamos em nosso DNA toda a energia e vibração das experiências de nossos ancestrais. Mas a mente é capaz de ser consciente, isso significa que somos capazes de controlar não só nossos sentidos como também nossos pensamentos.

Por que nossas crianças precisam brincar livremente na natureza

A questão é que os animais irracionais fazem seu papel dentro desse organismo vivo, inconsciente e de forma automática. Já nos seres humanos, temos a escolha de cumprir com nosso papel, agindo como uma célula regeneradora ou sendo uma bactéria que consome e destrói células vivas, desse grande organismo.

Por natureza efêmera, nascemos conectados a energia da vida que nos é doada pela mãe terra. Mas devido ao mundo acelerado dos dias de hoje, aos medos adquiridos através séculos de opressão dos que estão no poder, nos separamos ilusoriamente de nossa conexão com o todo. Nos colocamos a parte da nossa natureza e esquecemos de cumprir com nosso real papel, passamos a dar importância ao status, ao poder, ao controle e esquecemos da real felicidade vinda das pequenas coisas da vida e dos milagres escondidos em nossa natureza.

Todos nós em, algum momento, nos perguntamos: “quem nós somos, porque aqui estamos?”. Essa pergunta surge da sensação de vazio criado devido à interrupção do fluxo de energia que nos conecta com a vida.

Checklist diário para conexão com a autêntica natureza interior

Sentimos que não estamos cumprindo com nosso papel, mas nos afastamos tanto da nossa real natureza, que não conseguimos nos encontrar. Para descobrir o motivo desse vazio, basta voltar-se para dentro, permita que a sua essência flua, desperte a sua consciência. A melhor forma de conseguir isso é apenas existindo, sentindo sua própria presença e meditando.

Mas não busque, apenas prepare o terreno e cultive hábitos de vida sustentáveis, respeite a vida, se possível vá mais para a natureza. Plante uma árvore, mexa com a terra. Ande descalço com os pés no solo, imagine que está enfincando novamente suas raízes e, principalmente, viva no agora e aprecie sempre a vista.

Sula Camara
escrito por:Sula Camara
Sou profissional da área de Marketing e atuo como coaching. Apaixonada pela vida criei o projeto motivacional SER Transcendental.

4 Comentários

  • Uma visão lúcida da natureza, de onde o ser humano nasceu e faz parte integrante, ainda que se tenha afastado dessa conexão essencial.
    Sula, como poderei contactar você? Tem algum email que possa me indicar? Obrigado

  • Obrigada por esse lindo artigo Sula! Muito gostoso ler e hoje mesmo caminhei descalça e me senti melhor ao me apoiar em uma árvore para somente ser um pouco, e colher essa essência da vida.

    Abraços e até mais!
    Isa.

    • Fico feliz Isa que o artigo tenha levado um pouco de energia positiva para você, gratidão por doar um pouco do seu tempo lendo algo que escrevi com muito carinho.
      Abraços

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos