Viagem

Nas próximas férias opte por um destino sustentável

post viagem

O turismo pode causar um grande impacto ao meio ambiente mas, se feito de maneira responsável, ele pode ser uma maneira prazerosa de conservar o planeta.

Primeiro, começar pela escolha do destino. A World Tourism Organization (WTO) é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Como principal organização internacional no domínio do turismo, a WTO promove o turismo como motor do crescimento económico, o desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental, oferecendo liderança e apoio ao setor ao empreender na área do conhecimento e formulação de políticas à volta do mundo. Incentiva a implementação do Código Mundial de Ética do Turismo, para maximizar a contribuição sócio-económico do turismo ao minimizar seus possíveis impactos negativos, e está empenhada em promover o turismo como um instrumento para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, voltado para a redução da pobreza e promover o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Os membros  da WTO são ao todo 157 países, 6 membros associados e mais de 480 membros afiliados que representam o setor privado, instituições educacionais, associações de turismo e autoridades de turismo locais. Confira-os nesta página para planejar as próximas férias.

Segundo, escolher um hotel que se enquadre no mesmo conceito. Felizmente existem organizações internacionais como o Global Sustainable Tourism Council das Nações Unidas, que trabalham para promover o turismo sustentável e definir um conjunto de padrões de sustentabilidade ambiental, sócio-economica e cultural de hotéis, alojamentos e agências de viagens. Reconhecem empresas de certificação cujos critérios de avaliação estão de acordo com esses padrões internacionais – e que por sua vez são responsáveis por certificar destinos e operadores que cumprem esses mesmos critérios. O processo de certificação inclui avaliações por terceiros, através de um processo de auditoria “in loco”. Quando se verifica que são cumpridos os critérios internacionais de sustentabilidade,  é atribuído um selo de garantia que reflete o nível de compromisso de cada empresa com a sustentabilidade, e que é facilmente identificado pelo publico em geral.

Aqui encontra uma lista de hotéis certificados pela Global Sustainable Tourism Council em redor do globo.

Confira nestas 4 dicas como tornar a sua experiência de férias ainda mais eco-responsável.

Boas férias!

 

Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos