Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
EntretenimentoFilmes e DocumentáriosMúsica

Mystery Film Experiment: música, filme, sentimento e arte em um único projeto

*Por Charlene Peruchi

Achei essa banda em um dia que estava vasculhando novas músicas na internet e simplesmente me encantei com a música deles. Nunca mais achei nenhuma banda que tocasse algo parecido, e olha que procurei bastante (se souberem, por favor, me mostrem)! E qual o nome dela?

Bom, a banda se chama Sigur Rós. Eles são um grupo formado em 1994 na Islândia. Desde sua formação até 2013 eles lançaram 7 álbuns de estúdio. E uma curiosidade interessante sobre essa banda é que eles criaram uma língua própria, chamada de Vonlenska, e várias músicas são cantadas nessa língua.

sigur

Mas o que quero falar sobre eles é específico a um álbum: Valtari (2012). Este foi o último álbum da banda como um quarteto e ele é composto por 8 faixas. E foi de Valtari que saiu o Projeto Mystery Film Experiment idealizado pelos integrantes da Sigur Rós. A ideia era dar o mesmo orçamento modesto para 14 cineastas e com isso ao ouvir as músicas do CD criar o que lhes viessem a cabeça. O objetivo era ignorar o processo habitual de aprovação artística e permitir que as pessoas tivessem maior liberdade criativa.

“Nós nunca pretendemos que nossa música viesse com uma resposta emocional pré-programada. Nós não queremos dizer a ninguém como se sentir e o que levar a partir delas. Com os filmes, literalmente, nós não temos nenhuma ideia de qual irá ser o retorno dos diretores. Nenhum deles sabe o que os outros estão fazendo, por isso esperamos que isso será interessante. “- Sigur Rós, maio 2012

E o resultado desse projeto foram 16 filmes criados, e divulgados entre maio e dezembro de 2012.

Cada filme tem uma aura diferente, uma história diferente e despertam sentimentos diferentes. Pode-se perceber que o filme foi realmente criado para aquela música e cada um tem um estilo diferente. Mas uma coisa que existe em comum entre todos é o quão profundo é cada um.

Sem contar que para quem gosta de edição de vídeo ou é apaixonado por belas imagens super indico assistir cada um desses filmes.

Só ressaltando que como são apenas 8 faixas e 16 filmes, há mais de um filme para uma mesma música. E isso é muito interessante, pois podemos ver o que cada diretor sentiu e produziu sobre uma mesma música.

Abaixo, em ordem de lançamento, estão os filmes desse projeto:

Observação: o terceiro vídeo tem faixa etária para maior de 18 anos.

Outros vídeos desse projeto existem no Youtube, mas fazem parte de um concurso que a banda fez e que os filmes ganhadores foram “Fjögur Píanó” por Anafelle Liu, Dio Lau and Ken Ngan e “Dauðalogn” por Ruslan Fedotow.

Se você se interessou por esse projeto e quer saber mais sobre os diretores de cada filme entre nesse link e clique em cada vídeo, lá vai ter uma breve descrição sobre cada um desses caras.

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi
Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos