Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
AlimentacãoSaúde

Mindful Eating – Aprenda a praticar

Quantas vezes você já viveu momentos em que, seu corpo está presente, mas sua mente está galopando em outros bosques? Isso nada mais é que sua atenção focada em outras atividades, do que naquilo que se está vivenciando.

Pensando nos efeitos negativos que isso traz para nossa vida, a prática do mindful vem ganhando grande espaço na nossa sociedade atual. Esta prática, foca em uma perspectiva de compreensão de si mesmo no momento presente, isso é, atenção plena àquilo que se está sendo vivenciado naquele momento.

O mindful eating pode ser traduzido como a alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente.

OK, você pode estar pensando “- meu dia é muito corrido, não tenho tempo de praticar mindful”!. Calma, não é ‘um bicho de sete cabeças’!. Para atingir o estado de atenção plena, utiliza-se técnicas de meditação. Mas não se preocupe, não é nada difícil, na verdade é bem mais fácil o que se imagina…

Voltemos então ao título proposto lá em cima, o Mindful Eating …Existe um ditado que diz que somos reflexo do que comemos e da forma com que nos alimentamos, e este nos leva a questionar como é nossa relação com a comida. Além de ser o motor básico para que o nosso corpo tenha energia para as atividades do dia a dia, pensar na perspectiva de atenção plena no contexto alimentar, traz algumas reflexões que vão além do simples ato de comer, como o por que comer e como comer.

Mindfulness Eating

Existem também aqueles alimentos que tem o poder de nos transportar para lugares e lembranças memoráveis. É neste momento em que a alimentação consciente entra. Devemos focar no momento presente quando fazemos nossas refeições. Prestar atenção ao alimento que está sendo ingerido, permitirá se abrir e refletir sobre as sensações que eles nos causam, sobre as lembranças que despertam, sem simplesmente comer de forma automática. Refletir sobre o que nos é realmente necessário na alimentação, é uma forma de começarmos a expandir nossa capacidade de reflexão.

Ok, e agora como pratico o mindful eating?

O Centro Brasileiro de Mindful Eating, nos dá várias dicas, dentre estas estão:

  • escolher melhor os alimentos, refletindo sobre o que o seu corpo realmente precisa – preparar os alimentos e durante este processo sentir os diversos cheiros, as diversa misturas que os alimentos promovem. Fazer de fato uma verdadeira alquimia culinária!
  • focar na comida enquanto come, sem qualquer interferência eletrônica;
  • fazer três respirações conscientes e pegue a primeira garfada, antes de colocar na boca olhe, cheire, passe um pouco nos lábios para sentir a temperatura, percebendo todos os impulsos no estômago, pensamentos que surgirem, emoções, percebendo e permanecendo presente para a experiência.
  • comer devagar. Não se apresse, aprecie o alimento.
  • refletir sobre o sentimento de plenitude e saciedade que o corpo fica, dentre outras.

O fato é que, não existe alimento mal e alimento bom. Você deve utilizar das experiências que possui para escolher melhor qual alimento te beneficiará. As vezes o que faz sentir-se bem, não é o tipo de alimento mas sim o estado de espírito daquele momento.

 

Carol Macedo
escrito por:Carol Macedo
PsiCoach por paixão. Adoro as diversas possibilidades que a vida nos dá, para que nos pequenos detalhes do nosso dia a dia, encontremos o que realmente nos faz estar bem! Acredito muito no desenvolvimento do ser humano, este como um ser dotado de muito potencial para seguir seus sonhos e transformar suas metas e sonhos em realidade !

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos