Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

Meditação Vipassana: a arte de viver

a

Vipassana é uma técnica de meditação disseminada no Ocidente pelo mestre S. N. Goenka em meados dos anos 70, que visa proporcionar uma visão adequada e o desapego de que precisamos para nos libertarmos de condicionamentos mentais prejudiciais, como o medo, a raiva e a inveja. Quando nos encontramos livres desses condicionamentos nocivos, nossas qualidades benéficas latentes, como amor, compaixão e alegria, começam a emergir e se desenvolver. Assim, observamos mudanças significativas em nosso cotidiano e nas relações que mantemos com os demais e com nós mesmos.Vipassana significa ver as coisas como realmente são. É uma técnica de autopurificação através da auto-observação. Vipassana é um método que permite obter os resultados descritos por Buda em seus ensinamentos, com uma extraordinária simplicidade, ausência total de dogmas e, acima de tudo, com resultados perceptíveis.

Apesar de ter sido estabelecida como técnica por Buda, essa meditação não está limitada a praticantes do Budismo ou de qualquer outra religião ou filosofia. A prática se baseia no simples fato de que todos compartilhamos dos mesmos problemas e, em maior ou menor grau, sofremos – e uma técnica que vise erradicar o sofrimento terá aplicações práticas e universais, independente de credo ou religião.

[Primavera humana: meditação para o florescimento das relações]

Como aprender a meditação Vipassana?

Esta técnica é ensinada em um curso de 10 dias, realizado em um retiro em silêncio absoluto. É oferecido em centros de meditação credenciados, onde mantém os ensinamentos originais, sem qualquer distorção ou atividade adicional. Para realizar o curso, o aluno deve ter comprometimento em se manter no local do curso ao longo dos 10 dias, cumprindo os horários e código de disciplina estabelecidos.

O curso é financiado por antigos alunos que já foram beneficiados pela prática e que, com o intuito de permitir que outras pessoas tenham acesso a essa técnica, contribuem com doações livres. Desta maneira, a difusão do Vipassana é realizada de maneira pura, sem visar lucros. Ao finalizar um curso de Vipassana, os participantes são convidados a contribuir.

Se você sentiu o chamado, procure o centro de meditação Vipassana mais próximo e se inscreva para aprender esta técnica!

[Meditação para grávidas e a comunicação profunda com seu bebê]

Referências:

Meditação Vipassana: a arte de viver segundo S. N. Goenka. William Hart, 2ª edição, Dhamma Livros.

Jho Hansen
escrito por:Jho Hansen

Uma consciência buscando o equilíbrio entre dois extremos: de um lado, bióloga e pesquisadora científica; do outro, uma curiosa das terapias bioenergéticas, alimentação consciente e ferramentas para expansão de consciência. Acredito que nossa realidade é resultado de tudo aquilo que colocamos para dentro, desde a comida que ingerimos até os pensamentos que alimentamos. Dedico minhas horas vagas ao estudo e prática de nutrição ayurvédica, reiki e outras terapias energéticas, numerologia e fitoterapia – e é com muito Amor que compartilho o que venho aprendendo de tudo isso!

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos