SaúdeVida Natural

Meditação para começar bem o seu dia

meditação

De um modo geral, a maneira como começamos o nosso dia define o tom para o resto do dia. Dessa forma, essa visualização curta que ensinaremos, quando feita no início do dia, pode te ajudar a criar um dia fantástico pela frente. Essa meditação se chama: “Apenas por hoje”. Mostraremos alguns passos, algumas visualizações e frases a serem feitas que te ajudarão a aliviar o stress e começar bem o dia.

Primeiro passo

Para fazer essa meditação você pode sentar-se em frente ao computador ou até mesmo deitar-se confortavelmente, se estiver lendo pelo celular. Após terminar de ler cada parágrafo desta meditação, feche seus olhos para deixar sua mente vagar e imaginar. A ideia é deixar toda a tensão fluir para fora do seu corpo. Para isso, inspire e expire profundamente. Repita essa respiração consciente ao longo de toda a meditação. Conecte-se com o momento presente.

Leia mais: Ritual matinal: um hábito que pode fazer a diferença na sua vida

Apenas por hoje – respiração

Apenas por hoje, esteja consciente de sua respiração. Observe a respiração. Tente respirar apenas pelas narinas. Observe o ar inspirado. Observe o ar expirado. Observe como o ar inspirado é mais frio que o ar expirado. O mais importante durante a meditação é prestar atenção no ar que entra e no ar que sai de suas narinas.

Meditação

Apenas por hoje – pensamentos

Apenas por hoje, esteja ciente de seus pensamentos. Na medida que cada pensamento chega, pergunte à ele: “Quem te enviou?”, “Para qual finalidade?”, “Quem está falando?” e “Quem está escutando?”.

Apenas por hoje – raiva

Apenas por hoje, lembre-se que guardar raiva é como segurar um carvão quente e não largar. Então, se você tem pensamentos de vingança, ou de ter sido injustiçado, visualize que você está no topo de um penhasco, olhando para o mar. Acumule toda essa raiva, como se fosse uma enorme bola e jogue-a o mais longe que puder. Deixe-a voar pelo ar e cair no mar.

Raiva

Apenas por hoje – bondade

Apenas por hoje, faça um ato aleatório de bondade. Para isso, esse ato deve ser realmente aleatório, não escolha com quem você será bondoso. E lembre-se que a pessoa com quem você será bondoso, não necessariamente será a pessoa que irá retribuir essa generosidade à você. Exemplos de atos aleatórios de generosidade: sorria para um estranho, dê passagem no trânsito, abra uma porta para alguém e observe como esses atos aleatórios de bondade são contagiantes. Ao realizá-los, outras pessoas irão copiá-lo e passá-los adiante, como uma grande corrente do bem.

Leia mais: 7 afirmações para começar bem o dia

Apenas por hoje – gratidão

Apenas por hoje seja grato. Seja grato à mãe natureza por manter o ar que você respira em torno de você e por fornecer a força da gravidade que te conecta ao planeta. Seja grato por todos os presentes e descobertas em seu caminho. Seja grato pela experiência de estar vivo e autoconsciente no planeta Terra.

Gratidão

Apenas por hoje – conhecimento

Apenas por hoje, aumente seu conhecimento. Aprenda o significado de uma palavra nova. Aprenda um fato novo. Aprenda uma nova habilidade. E com o que você aprende, leve essa novidade ao mundo. Compartilhe e observe como isso abre novas portas e traz novas oportunidades no seu caminho.

Apenas por hoje – mudança

Apenas por hoje, faça uma mudança. Esteja ciente de que a única constante é a mudança. Então faça algo novo, vá para algum lugar novo, conheça alguém novo. Pense algo novo e permita que seu mundo mude como resultado.

Apenas por hoje – novas possibilidades

Apenas por hoje esteja aberto a novas possibilidades. Ao passar do dia, esteja consciente dos seus pensamentos. Mantenha a mente tranquila, observe os sinais e descobertas e lembre-se de agradecer quando eles vierem. Se alguma adversidade vier, lembre-se de também agradecer por trazer uma lição e a oportunidade de crescer.

Apenas por hoje – brilhar a sua luz

Apenas por hoje, lembre-se de brilhar a sua luz. Deixe sua marca no mundo. Deixe uma trilha de migalhas para outros sigam.

Luz

Após abrir os seus olhos, permaneça atento aos estímulos que aparecerão durante o seu dia e lembre-se do que foi trabalhado durante esta meditação. Não se deixe abalar pelas adversidades que ocorrem ao longo do dia e complete a frase: Apenas por hoje eu….

Texto traduzido e adaptado de: Just for today

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli
Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

2 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: