AlimentacãoReceitas

Manga – rica em nutrientes e versátil na cozinha (receitas)

1

Estamos na época das mangas, sua fartura é um exemplo da generosidade da Mãe Terra e não só pela sua doçura, mas também pelo bem que ela faz para os nossos corpos, seja verde ou madura. Sim, ela pode ser consumida verde, no Brasil se consome muito ela madura em sucos e doces, mas na Ásia existe uma cultura de consumi-la verde, como um legume em pratos salgados. Na Índia eles secam a manga verde e o pó obtido é comido no meio da comida regularmente, pois seu efeito é semelhante ao ácido cítrico do limão.


Todo mundo conheceu ou viveu uma história que envolveu uma mangueira em sua infância. Pais e avós contam histórias de como a turma de amigos passavam a tarde inteira debaixo de uma mangueira se lambuzando de manga madura ou comendo elas verdes com sal. E as técnicas para colher a manga no terreno do vizinho rabugento que não deixava ninguém entrar no seu quintal, a velha taquara com uma garrafa cortada para segurar aquela manga amarelinha que dava água na boca ou acertar uma pedrada na manga para derrubá-la. Quem conta essas histórias sempre tem um olhar de nostalgia.

[Conheça 13 maneiras de reaproveitar sobras e cascas de frutas e vegetais]

A manga é um fruto da árvore mangifera indica L., mais conhecida como mangueira, da família Anacardiaceae, nativa do sul e sudeste da Ásia, desde o leste da Índia até as Filipinas, introduzida no Brasil, Angola, Moçambique e em outros países tropicais. O nome da fruta vem da palavra maãnga, do idioma malayalam, da costa de Malabar do estado Querala na Índia de hoje, e foi popularizada na Europa pelos portugueses e espanhóis.

[Faça você mesmo: frutas desidratadas]

Os benefícios da manga para a saúde:

  • Ajuda a perder peso. Apesar de conter carboidratos ela ajuda na redução do peso, pois são de baixa densidade calórica e são ricas em fibras e água.
  • Previne câncer. Pesquisas estão sendo feitas e já mostraram resultados positivos no tratamento de alguns tipos de câncer.
  • Ela auxilia no controle glicêmico. Os carboidratos encontrados na manga são de baixo índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que são absorvido e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose.
  • Ela faz bem para visão. A manga é rica em vitamina A, essa vitamina, também chamada de retinol, é essencial para a visão e previne cegueira noturna.
  • Controla o colesterol. Rica em vitamina C e pectina ajuda a reduzir a absorção do colesterol.
  • Ela melhora o sistema imunológico. Sua riqueza em vitaminas principalmente A e C são potentes antioxidantes.
  • Auxilia no regulamento do intestino. A fruta contém muitas fibras que estimulam o intestino e formam um ótimo bolo fecal.
  • Deixa a pele mais saudável. Corte a manga em fatias grossas e coloque sobre a pele por 15 minutos e ela vai desobstruir os poros, refrescando e renovando a vitalidade da pele.
  • A manga, se consumida verde, ajuda com problemas gastrointestinais, doenças do sangue e escorbuto.

Tabela de nutrientes retirada do site da Unicamp

 


Receitas

Sorbet de Manga

Ingredientes:
500g de pedaços de mangas maduras
1 limão
50g de açúcar
1/4 xícara de vinho branco seco

Modo de Preparo:
Amasse a manga fazendo um purê. Adicione o suco coado do limão, o açúcar e o vinho. Leve ao liquidificador e bata bem. Despeje a mistura em um pote com tampa e leve ao refrigerador por 10 horas. Após esse tempo bata a mistura novamente no liquidificador e sirva em seguida.


Compota de Manga

Ingredientes:
4 mangas maduras
500 g de açúcar
720 ml de água
2 cravos da índia

Modo de preparo:
Descasque e corte as mangas em tiras grossas e reserve. Em uma panela, cozinhe o açúcar e a água até obter uma calda rala. Acrescente a manga e misture. Adicione os cravos e tampe, cozinhe em fogo brando até que as mangas fiquem bem macias. Sirva quente ou gelado.


Salada com arroz 7 grãos, abobrinha e manga

Ingredientes:
Arroz:
1 xícara de arroz 7 grãos
2 1/2 xícaras água fervente
sal a gosto

Salada:
1 abobrinha cortada em cubos
1 manga cortada em cubinhos
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 maço pequeno de folhas de rúcula

Molho:
2 colheres (sopa) mostarda em grãos
suco de 1/2 limão
6 colheres (sopa) azeite extra virgem
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o arroz e o tempero e refogue, acrescente a água fervente e deixe a panela semi tampada. Cozinhe até secar a água.
Faça o molho misturando todos os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos.
Misture o arroz morno com os ingredientes da salada menos a rúcula.
Quando for servir acrescente a rúcula e o molho.


Salada de Manga Verde

Ingredientes:
2 mangas verdes
1 maço de rúcula
1 colher (sopa) Azeite Extra virgem
1 pitada de canela em pó
2 colheres (chá) cebolinha fresca picada
1/2 limão espremido
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Descasque as mangas e pique em tiras, disponha em uma travessa. Misture o suco de limão, o sal, a pimenta, a canela e a cebolinha. Jogue o molho sobre as mangas. Coloque as rúculas e derrame o azeite por cima. Sirva em seguida.


Ceviche de manga

Ingredientes
2 mangas quase maduras
2 cebolas
1 dente de alho espremido
3 limões
1 copo de suco de laranja
3 colheres (sopa) de molho de tomate
1 maço de coentro
1 pimenta dedo de moça picada
Azeite extra virgem a gosto

Modo de preparo:
Descasque as mangas e corte em pedaços médios, acrescente o alho, o suco de laranja, o suco dos limões, o azeite e o sal. Misture e deixe marinando neste líquido por 30 minutos. Após o tempo de descanso, acrescente a cebola cortada em pétalas e a pimenta. Acrescente também o molho de tomate e o coentro picado. Misture bem e sirva com pão italiano.


Geleia de manga verde

Ingredientes:
3 mangas
200g de açúcar cristal
Água até cobrir as mangas

Modo de preparo:
Descasque as mangas e corte em pedaços médios e coloque na panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, deixe em fogo baixo, cozinhe até ficar macio, o que dá mais ou menos uns 12 minutos.
Depois de cozida espere amornar e bata no liquidificador a manga com a água do cozimento e depois coe.
A parte, pegue o açúcar com um pouco de água e ferva bem até o açúcar dissolver bem. Despeje o líquido doce no creme de manga e apure em fogo brando, coloque em potinhos com tampa (conserva melhor em potinhos de vidro) e armazene na geladeira.

“Respiro o vento, e vivo de perfumes
No murmúrio das folhas de mangueira;
Nas noites de luar aqui descanso e a lua enche de amor a minha esteira.”  

  Álvares de Azevedo

Rafael de Paula
escrito por:Rafael de Paula
Um buscador espiritual que encontrou no alternativo um caminho para se encontrar e ser todo o potencial de vida. Pai de uma linda garotinha chamada Tulipa, trabalha com Teatro e culinária saudável energizada para alimentar o corpo e a alma. Observador e absorvedor de todos os assuntos ligados ao viver de forma diferente do padrão consumista e competitivo. Acredita que através de práticas e tecnologias simples, como a permacultura, culinária viva e yoga, pode se resolver a maioria dos problemas que a sociedade enfrenta nos dias de hoje. Uma frase que aprendeu com a experiência da vida e usa muito "Eu acredito na bondade do ser humano, mas sem esquecer da maldade pois vivemos em um mundo de dualidades e eu escolho qual me identificar".

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos