AlimentacãoReceitasVida Natural

Macarrão feito com flor de Dente-de-Leão

1

Existem diversas espécies de flores que além de decorativas, possuem muitas outras utilidades. O dente-de-leão é um dos exemplos mais conhecidos. Essas flores amarelas podem ser utilizadas de diversas maneiras, na preparação de remédios, cosméticos como loções hidratantes, ou na cozinha, em receitas como chás, vinhos e geléias. Outra receita para se preparar com dentes-de-leão é uma deliciosa e conhecida massa: macarrão.

Quando os botões das flores ainda estão fechados, podem ser colhidos e conservados como um condimento semelhante à alcaparra, ou levemente cozidos e comidos como um vegetal. Os dentes-de-leão ainda verdes são ricos em vitaminas, especialmente A, C e K, e são boas fontes de minerais como cálcio, potássio, ferro e manganês.

As cabeças amarelas mais reconhecíveis são compostas de pequenos floretes em forma de raio que, unidos, parecem as pétalas da flor, sustentadas por brácteas verdes. Cada flor cresce em uma haste oca, esparsa, coberta por pêlos, e que expelem um látex branco. À medida que se tornam sementes, se transformam em um pompom branco, conectadas a tufos sedosos, que facilitam a dispersão das sementes ao vento.

[Saiba tudo sobre o Dente-de-Leão, clicando aqui]

Esta receita usa apenas os floretes amarelos em forma de raios, e para isso é preciso remover a maioria das brácteas verdes, torcendo a cabeça das flores. Este processo deve ser feito logo após a colheita, ou elas se fecharão! A quantidade de ingredientes abaixo rende cerca de 4 porções, o equivalente a 450g de macarrão.

Ingredientes:

  • 300 g de farinha de sêmola
  • 3 g de sal
  • 20 g de flores de dente-de-leão
  • 20 g de óleo ou azeite de oliva
  • 120 g de água

Modo de Preparo:

1.Em uma tigela, misture a farinha de sêmola com o sal.

2.Em um mixer ou liquidificador, junte as flores do dente-de-leão, o óleo e a água, e misture até fique completamente liso.

3.Despeje na farinha de sêmola, e misture até formar uma massa. Amasse-a por 5 minutos, deixe-a repousar por 5 minutos e depois amasse por mais 5 minutos.

4.Enrole a massa em plástico filme, ou cubra com uma toalha úmida e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Se estiver bem embrulhada, pode ser congelada durante um ou dois dias.

5.Corte a massa em quatro pedaços, e use um rolo de massa para abrí-la. Se estiver quebrando facilmente, enrole e corte de novo. Quanto mais você trabalha, mais suave se torna sua massa. O ideal para essa receita é fazer um corte de fettuccine.

6. Seque e armazene a massa, ou cozinhe em abundância de água salgada, deixando ferver por 2 a 3 minutos, até ficar al dente. Prepare um molho de sua preferência, e sirva.

Bom apetite!

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos