SaúdeVida Natural

Super kit natural para ansiedade, nervosismo e estresse

collage

Saiba como usar recursos naturais imediatos contra o estresse,  a ansiedade, o nervosismo, a tensão e o choque emocional.

As tensões constantes do dia-a-dia parecem estar aumentando ultimamente, devido a certas condições sociais, políticas e econômicas. Também devido ao crescimento populacional e das áreas construídas (e a consequente diminuição de espaço), as fricções e o estresse têm aumentado consideravelmente entre as pessoas.

Todos nós passamos por situações difíceis, e às vezes achamos que elas vão nos destroçar. Nossa ansiedade chega ao limite e parece que vamos enlouquecer ou sucumbir, mas se não desistirmos e não abdicarmos da nossa consciência, passaremos pela situação e encontraremos um novo estágio na vida.

A seguir vão algumas sugestões para os momentos de ansiedade, nervosismo ou angústia, quando for impossível ou muito difícil encontrar ajuda profissional imediata. Mas, tente procurar algum profissional para dar a você um suporte realmente competente e experiente, já que não é muito fácil entender de recursos terapêuticos quando não se estudou para isso, e, especialmente, quando estamos um tanto confusos e sob pressão.

Ervas

1a

• Camomila- para tensão, irritabilidade e nervosismo. Acalma e diminui a irritabilidade.
• Lavanda- (também chamada de alfazema): para nervos à flor da pele, mente acelerada, tontura, pensamentos obsessivos, mente sobrecarregada e estressada. Relaxa a mente, acalma os nervos e reduz a ansiedade e a tensão.
• Melissa- (Melissa officinalis): para crises histéricas, ansiedade, nervos à flor da pele (especialmente para as mulheres), TPM, irritabilidade. Relaxa a mente e o útero; renova o bom humor e a tranquilidade.
• Maracujá- (chamado também de passiflora): para mente agitada e em estado de alerta. Contra temores, pesadelos e insônia. Relaxa, acalma e induz o sono.
• Erva-cidreira- (Cymbopogom citratus): para tensão, indigestão por estresse e ansiedade. Acalma a ansiedade, relaxa o estômago e o corpo em geral.
• Valeriana- para mente cansada, tensa e desgastada. Relaxa a mente, induz o sono, tranquiliza e nutre o sistema nervoso.
• Alecrim para mente cansada, desvitalizada e desatenta. Reanima, revitaliza a mente, desperta e melhora a atenção.
• Hortelã para mente cansada, turva e com raciocínio difícil. Limpa a mente, clareia a visão e alivia o processo do raciocínio.
• Anis-estrelado para tensão muscular, tensão gástrica e intestinal. Alivia as tensões musculares, e as tensões gástricas e intestinais.

Pode-se tomar 1 xícara 3x ao dia de qualquer um dos chás. Os chás também podem ser combinados, caso se deseje.

Remédios homeopáticos compostos

1a

• Ansiodoron: para tensão, ansiedade, nervosismo, mente cansada e insônia. Acalma a mente, relaxa o sistema nervoso e fortalece e regula paulatinamente o cérebro, regulando o sono.
• Stressdoron: para estresse, nervosismo, sensação de sobrecarga, irritabilidade e cansaço geral (mental e físico). Diminui o estresse, a irritabilidade, a sensação de sobrecarga e a fadiga; fortalece o sistema nervoso, o sangue e a resistência física e mental.
• Sedatif-PC: para irritabilidade, raiva, tensão muscular, instabilidade e humor explosivo. Relaxa, acalma, apazigua a mente e reduz a tensão emocional.
• Homeopax: para ansiedade, medo, estresse, pânico, agitação mental, nervosismo e insônia. Relaxa a mente, reduz a ansiedade e o medo; acalma e estabiliza a mente.
• Neurexan: para dor de cabeça por tensão, enxaqueca, irritabilidade, nervosismo, mente cansada e estresse. Relaxa e reequilibra a mente, reduz a tensão, o nervosismo e a irritabilidade, e aumenta a atenção e revigora a mente.
• Nervoheel: para abatimento, desânimo, cansaço mental e tristeza. Aumenta a disposição, o ânimo e a capacidade mental.
• Bryophyllum argento cultum – D2: para choques, eventos pós-traumáticos, sustos, fraqueza, agitação, ansiedade, crises histéricas e insônia por agitação.

Para utilizar um ou alguns dos remédios acima, conte com a ajuda de um profissional. Caso isso seja impossível, leia a bula e siga-a corretamente para beneficiar-se dos efeitos terapêuticos dos remédios.

Essências florais compostas

1a

• Emergencial (sistema floral Saint Germain): para todos os tipos de choques emocionais, traumas, agitação, tensão, sustos, medos, crises de ansiedade e de pânico, e mente confusa.
• Rescue Remedy (ou Five Flowers Remedy): para choques, traumas, tensões, desmaios, crises de ansiedade e de pânico, mente confusa, agitação.

Ambos florais compostos podem ser tomados na forma de 5 gotas, a cada 3 ou 4 horas. Também podem ser tomados a cada 5 ou 10 minutos nos momentos de crise, até que a pessoa sinta-se melhor. Como não há perigo de superdosagens ou efeitos colaterais com as essências florais, não deve haver preocupações se forem necessárias doses em períodos ainda mais curtos, como de hora em hora ou de meia em meia hora.

Pedilúvio

1a

O pedilúvio ou banho-de-pés ou escalda-pés é um banho de imersão que normalmente se faz nos pés ou da metade das panturrilhas para baixo.

Normalmente é feito com água quente, mas pode ser feito, alternadamente, com água fria e quente.

Serve para descongestionar a parte superior do corpo, especialmente a cabeça, o pescoço e os ombros. Alivia a tensão, o estresse, o nervosismo, a ansiedade e a insônia.

Pode ser feito durante 15 minutos, uma, duas, três ou mais vezes ao dia. Mas, deve ser feito longe das refeições. Os melhores horários são ao chegar em casa do trabalho ou um pouco antes de dormir.

Como fazer

Coloque uma roupa folgada e confortável, ou fique de bermuda, cuecas ou calcinha.

Pegue um balde cheio de água quente (pode ser do chuveiro). Caso queira, pode adicionar um ou alguns dos chás indicados acima na água, na proporção de 1 litro de chá para um balde de água.

Sente-se confortavelmente numa cadeira (de preferência com encosto), apoie a cabeça num encosto confortável e coloque as pernas dentro do balde de água quente. Descanse assim por 15 minutos, podendo ouvir música suave ou relaxante, se quiser.

Se sentir que a água esfriou, coloque mais água quente ou troque a água morna por água quente.

Caso sinta muito calor com o pedilúvio quente, você pode alternar com água fria (fresca), colocando os pés na água quente por 3 minutos e por 1 minuto na água fria, repetindo esse ciclo cinco vezes.

Não leia, não veja tv, não use o telefone celular e nem o computador enquanto estiver fazendo o escalda-pés, porque senão o sangue e a energia excessiva continuarão concentrados na cabeça e o escalda-pés tenderá a não funcionar totalmente.

Lembre-se de fazer o pedilúvio antes ou longe das refeições.

Depois que terminar o pedilúvio, seque ou deixe mesmo sem secar as pernas e os pés e descanse ou vá dormir. Isso regenerará o seu corpo e a sua mente.

Por:  Alberto Fiaschitello, Epoch Time

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos