Filmes e Documentários

Joyeux Noël (Feliz Natal, 2005)

2 20.07.01

O que é o Natal?

Natal, quaisquer que sejam suas crenças, é um período de reflexão, nostalgia, felicidade, tristeza ou ilusão. Por isso, e emocionada (Lara), decidi escrever sobre um filme que nos mostra o que é o verdadeiro espírito de Natal.

O filme que  eu apresento agora está em um lugar privilegiado na nossa lista de filmes favoritos: a história de como o Natal pode unir três países em guerra por pacíficos dias de trégua e, assim,  nos passar uma mensagem  exemplar de humanidade.
“O  nome do filme: Joyeux Noël (Feliz Natal em português)”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006.

Desde o início desta história, escutamos uma doce melodia que nos acompanhará ao longo de duas horas de filme. Além da extraordinária mensagem de esperança e solidariedade, o diretor também nos contempla com seu apurado senso estético o que resulta em uma  bela fotografia.

4

Escrito e dirigido pelo francês Christian Carion, Feliz Natal é uma história edificante sobre o melhor lado da natureza humana. É extraordinário e, a certo ponto, reconfortante  saber que os fatos descritos no filme aconteceram de fato em não apenas uma, mas em diversos locais dos campos de batalha naquela noite.

Este é um autêntico filme natalino, pois os soldados que contrariando os seus superiores e arcando com as consequências, não hesitaram em promover ao menos por um dia a fraternidade máxima na comunhão de três povos – franceses, alemães e escoceses – no mais improvável dos lugares, as trincheiras de uma guerra. É a afirmação da esperança na humanidade, idealizada na confraternização e encerrada em uma mensagem bonita e otimista.

2

Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

No site “O Melhor da Telona” você encontrará o filme legendado em português.

Clique aqui para fazer o download

 

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: