Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
1f

A bioconstrução, técnica que consiste na reunião de conhecimentos de construção milenares com técnicas modernas de engenharia e utilização de materiais e resíduos, funde-se e evolui em conjunto com uma ciência cada dia mais popular: a permacultura.

Em um misto de ciências exatas e multidisciplinares com a experimentação e a pesquisa de campo como principais nortes, a permacultura é uma ferramenta criativa para o dia a dia de todos e a bioconstrução, uma realidade cada vez mais palpável. Não é a toa que é um dos assuntos mais abordado aqui no Jardim do Mundo. Mas conforme avançamos nesta ciência, mais duvidas surgem e mais complexa ela se torna.

Não se assuste, consciente de que é assim com qualquer matéria que se pretenda dominar. E pensando nisso selecionamos um material que já foi publicado no post Bioconstruir é para todos do nosso colaborador Raro, mas que passou desapercebido em detrimento de sua qualidade didática, e é voltado para quem pretende conhecer mais sobre a bioconstrução mas ainda não teve a oportunidade de participar de um curso.

O documentário abaixo, “O barro, as mãos, a casa” (trad. livre. Argentina, 2013, 115 min. – Direção: Gustavo Marangoni), introduz e se aprofunda nesta matéria tão debatida e ainda carente de material didático:

 

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

17 Comentários

  • Desejo aprender fazer casas com as mãos. Quero fazer a minha em uma área verde muito linda, em breve.

    Bernadete

    • Olá,

      Obrigado pelo contato. Para receber atualizações sobre novas matérias de bio-construção basta você cadastrar seu e-mail, na barra lateral direita do site Jardim do Mundo, onde diz “Cadastre-se”. É super simples e rápido.
      Um grande abraço.

  • Gostaria de obter informações a respeito de como construir casas a partir do barro e outros componentes não poluentes.

    obrigado

    Sylvio

    • Olá Sylvio,

      Obrigado pelo contato. Para receber atualizações sobre novas matérias de bio-construção basta você cadastrar seu e-mail, na barra lateral direita do site Jardim do Mundo, onde diz “Cadastre-se”. É super simples e rápido.
      Um grande abraço.

  • Incrível essa matéria!! por aí vemos que é possível inserir a permacultura estudando como cada sociedade funciona e os recursos naturais disponíveis nestas. Adorei o site, me apaixonei na verdade hahahah!! sou estudante do primeiro ano de gestão ambiental, parabéns pelo site! muito informativo e de bom gosto.

  • Um ideal de vida! Um sonho que realizarei… A Permacultura é uma nova forma de viver, onde poderemos ser de fato uma COMUNIDADE.
    Excelente matéria!

  • Olá gostaria de saber de grupo de pessoas que praticam a sustentabilidade, e que gosta de trocar experiências

  • Meu grande sonho viver numa casinha construida pelas minhas proprias maos e cultivar o meu alimento .Desejo muitoa aprender ,Adorei o vosso trabalho parabens gratidao

  • Olá, gratidão pelo maravilhoso vídeo e os ensinamentos para recordarmos. Parabéns! Temos em um sítio de nossa família uma casa grande e antiga feita de taipa, varas de madeira e barro. Gostaria de orientação de como concertar rachaduras em cantos de parede de cima até em baixo.
    Muito grata .

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos