Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
PermaculturaSustentabilidade

10 exemplos de Ilhas autossuficientes mundo afora

13077090_1285784564772658_692661567431330356_n

A pequena ilha em Rovaniemi, Finlândia

Trata-se do sonho de muita gente por aí. Desde permacultores até os sonhadores mais imaginativos: viver em um lugar único, cercado de água por todos os lados e portanto, totalmente conectado com uma pequena porção de terra que fornece todo o sustento do lugar. Se uma ilha pode oferecer ao seu morador, não só um agradável ambiente de vivência, como também água potável e comida suficiente para se ter uma dieta saudável, então estamos falando de uma ilha auto-suficiente.

Quase todas as zonas climáticas apresentam ilhas que podem ser denominadas auto-suficientes. Uma regra de ouro, usada desde os dias dos colonos do século 18 e 19: +- 1 ha de terra são o suficiente para alimentar uma família. Independentemente de saber se o proprietário ilha quer dedicar-se ao  trabalho agrícola intensivo ou a coleta dos frutos da terra, essas ilhas dão a eles tudo o necessário para não deixar o lugar nunca mais.

Zona tropical

A mais quente zona climática da Terra é caracterizada pelo clima diurno: As diferenças de temperatura entre o dia e a noite são maiores do que as diferenças entre as médias mensais. A vegetação varia de florestas tropicais perenes para savanas. Mais de 40 por cento da população do mundo vive nos trópicos.

Zona subtropical

Verões longos, quentes e invernos úmidos leves são predominantes e caracterizam a zona subtropical. A diversidade de flora é relativamente menor: florestas verdes alternam com savanas e semi-desertos.

Zona temperada

As temperaturas extremas e precipitação são raros nestas regiões e as faixas de temperatura média de 30 a 70 ° F.Exuberantes florestas verdes, zonas úmidas quentes, e estepes caracterizam essa zona. O clima ameno ainda úmido e a abundância de luz natural apresentam boas condições para a agricultura.

Länggrien
Rio Aare, Solothurn, Suíça

Île Biniguet
Bretanha, França

Ilha Liebitz 
Alemanha

Isola Santa Cristina
Veneza, Itália

Île Saint-Riom
Bretanha, França

Ilha Deenish 
Irlanda

Ilha Sanda 
Escócia

Ilha D’Arros 
Seychelles

Ilha Galloo 
New York, EUA

Motu Toahotu
Raiatea, Polinésia Francesa

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo

Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos