Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
SaúdeVida Natural

II Simpósio Internacional de Aromaterapia aconteceu em São Paulo

aromaterapia

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro aconteceu em São Paulo o II Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem Estar. O evento, que foi uma iniciativa do Grupo Essence e Tisserand Aromaterapia, trouxe pela primeira vez ao Brasil Gabriel Mojay, co-fundador da International Federation of Professional Aromatherapists e Presidente do Instituto de Medicina Tradicional de Plantas e Aromaterapia em Londres, e Timothy Miller, médico naturopata, acupunturista licenciado e aromaterapeuta registrado, formado pelo National College of Natural Medicine (NCNM) em Portland (EUA). Além disso, trouxe médicos, aromaterapeutas e educadores de todo o Brasil. Confira a seguir o que aconteceu nos três dias de evento.

Primeiro dia

No primeiro dia, o evento foi iniciado com a abertura da Profª Maria Aparecida das Neves, CEO do Grupo Essence e da Tisserand Aromaterapia no Brasil, psicóloga Clínica com especialização em Transtornos Alimentares e Psicologia do Esporte. Em seguida, foi estabelecida uma mesa redonda coordenada por Kátia Veloso, que contou com a participação da Emilia Kiyohara, fundadora da ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia, Karin Katekaru, naturóloga e professora da UNISUL, e Daniel Alan, fisioterapeuta e coordenador do curso de Pós-Graduação em Naturopatia da Universidade Paulista – UNIP.

A mesa redonda foi seguida pela apresentação de estudos de “Avaliação in vitro de óleos essenciais na pele” feita pela Ana Carolina Ribeiro, farmacêutica industrial e especialista em cosmetologia e estética, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi.

A apresentação de “Casos clínicos em Aromaterapia” foi feita por Marcela Machado, farmacêutica e docente do curso de graduação em Cosmetologia e Estética (UNIVALI) e pós-graduação em Estética Facial e Corporal, Estética Clínica, Fitoterapia, Naturopatia e Marketing Criativo (UNIVALI-CIEPH).

Simpósio
Palestrantes do II Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem Estar (da esquerda para a direita): Timothy Miller, Maria Aparecida das Neves, Gabriel Mojay e Marcela Machado.

A segunda mesa redonda debateu sobre “Práticas integrativas em saúde mental”. Ela foi mediada pela Márcia Oliveira Fernandes, psicóloga, especialista em terapia floral e educadora de florais e aromaterapia e contou com a participação da Profª Maria Aparecida das Neves e dos médicos: Dr. Renato Del Sant, diretor do Centro de Reabilitação do Hospital Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Dr. Osvaldo Hakio Takeda, Coordenador do Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos do Centro de Reabilitação e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Durante a mesa foi apresentado o projeto IPQ Zen que está sendo feito no Hospital Dia, da Faculdade de Medicina da USP, pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e já beneficiou mais de 4.000 pessoas.

Após a mesa redonda, Carla S. Véscovi, diretora da Aromaluz Centro de Formação Holística, uma escola voltada à Formação em Aromaterapia Clínica, mostrou projetos sociais usando Aromaterapia para reconstruir vidas e laços familiares. Um deles feito em Medellín, na Colômbia, com professores e alunos da Fundación Hogares Claret.

Logo em seguida, foi feita a palestra mais esperada do dia, pelo médico naturopata Timothy Miller, em que  falou sobre Aromaterapia Naturopática. Durante sua fala, ele comentou sobre os seis princípios da Naturopatia:

  • “Primum Non Nocere” – Primeiro não causar dano;
  • Vis Medicatrix Naturae – O poder de cura da natureza;
  • Docere – Ensinar;
  • Praevenire – Prevenção;
  • Tolle causam – Tratar a causa raiz;
  • Tolle totum – Tratar a pessoa como um Todo.

Ele também falou sobre as diferentes formas de aplicação clínica dos óleos essenciais e mostrou alguns estudos de caso e finalizou dizendo: “Lembre-se da sua filosofia. Seja claro em sua intenção. Confie em sua intuição. Use TUDO o que você conhece. Confie no poder curativo da natureza”.

Leia mais: Aromaterapia e seu poder de mudar as emoções

Mayra Correa e Castro, aromatóloga, linguista e proprietária da Casa Máy, falou sobre os desafios e rumos da Aromaterapia no Brasil. Ela leu o que intitulou de carta do futuro, para falar sobre o passado, presente e futuro da Aromaterapia no Brasil e convidou todos a fazerem parte dessa história filiando-se à ABRAROMA – Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. O conteúdo completo da Carta pode ser acessado aqui.

Dr. Roberto Cardoso falou sobre Meditação e o aroma da não linearidade. Ele foi docente e é Doutor em Ciências pela UNIFESP. Sua forma operacional de meditação foi reproduzida pela NIH (National Institute of Health) e reconhecida pela AHRQ (Agency for Healthycare and Quality) como a melhor opção médica de meditação no mundo.

Leia mais: Meditação: Concentração para transformação 

Ao final do dia teve o lançamento da 1a edição em português do livro “Aromaterapia para todos”, traduzido do livro “Aromatherapy for everyone” de Robert Tisserand, um projeto iniciado por Maria Aparecida das Neves e viabilizado pela Editora Laszlo. O livro pode ser adquirido através do site da Editora.

Segundo e terceiro dia

O final de semana foi dedicado para o curso intensivo “Harmonizando o espírito: Aromaterapia psicológica de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa.” ministrado por Gabriel Mojay.

Gabriel Mojay estudou medicina natural em 1978, inicialmente treinando em Terapia de Shiatsu. Em 1988, completou quatro anos de treinamento em MTC – Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura, e tornou-se membro do British Acupuncture Council. Em sua prática, Gabriel especializou-se no uso terapêutico de óleos essenciais, de ervas medicinais ocidentais e da Acupressura aromática. Em 1990, Gabriel fundou o Register of Qualified Aromatherapists e foi o primeiro Presidente do UK Aromatherapy Organizations Council (AOC). Participa desde 2002 da International Federation of Professional Aromatherapists (IFPA), que tem 1800 membros em todo o mundo, sendo atualmente o Presidente da IFPA. Gabriel é co-autor do livro “Shiatsu, um guia completo” (HarperCollins) e autor do livro Aromatherapy for Healing the Spirit – A Guide to Restoring Emotional and Mental Balance through Essential Oils (Em português seria: “Aromaterapia para curar o espírito – Um guia para restabelecer o equilíbrio emocional e mental através de óleos essenciais”). Este livro descreve uma abordagem sistemática para utilizar os benefícios psicológicos de óleos essenciais de acordo com as relações corpo-mente da Medicina Oriental.

Leia mais: Medicina Tradicional Chinesa: Conhecimentos ancestrais bem atuais

Ele é um professor de Aromaterapia experiente e transmitiu seus conhecimentos com muita paixão por esta arte de cura e ciência. Durante o curso foi explicado sobre Yin e Yang e também sobre os 5 elementos da MTC: Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal, quais as indicações de óleos essenciais a serem utilizados para desequilíbrios de cada um desses elementos.

Depois de tanta informação que foi passada, o que ele disse ser o mais importante é: “Keep it simple.” Ou seja, não complique. Verifique qual é o maior desequilíbrio, sofrimento ou desarmonia da pessoa.

A fórmula que você vai preparar é um espelho perfeito para aquela alma que se perdeu. – Gabriel Mojay

Simpósio

Para quem se interessou pelo assunto e quiser se aprofundar, o Grupo Essence está promovendo o curso: “Aromaterapia Intensiva: Estudos avançados em prática e pesquisa”. O curso vai começar em Janeiro/2018 e irá contemplar a teoria e vivência de 60 óleos essenciais, suas propriedades terapêuticas para o bem estar físico e psíquico, o estudo da química, aromaterapia clínica, estudos de casos, desenvolvimento profissional, empreendedorismo, estágio supervisionado e pesquisa científica. Contará com corpo docente qualificado e certificação internacional pela Tisserand Retail Trainning Academy. Terá duração de 10 meses, com encontros um sábado por mês, das 9h às 18:30h, no Espaço Cultural Tisserand de Desenvolvimento e Pesquisa em Aromaterapia, em São Paulo. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo telefone (11) 3081-5217.

Natalie Andreoli
escrito por:Natalie Andreoli

Sou paulistana e desde 2009 decidi me mudar para a ilha da Magia (Florianópolis, SC), pois sentia falta do contato com a natureza. Sou neta de italianos e aprendi desde pequena a gostar de mexer na terra e cuidar das plantas, quando ajudava meu pai com a hortinha dele. Sou bióloga MSc., educadora ambiental e aromaterapeuta. Adoro aprender e compartilhar assuntos que proporcionem uma vida em melhor harmonia consigo mesmo, com os outros seres e com o planeta.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos