Viagem

Hospede-se gratuitamente ou receba pessoas do mundo todo através de uma rede social

1

Que tal explorar um lugar absolutamente novo, com hospedagem gratuita e desfrutando de uma experiência típica e genuína do seu destino?

Sobre um fenômeno social e de viagens, as pessoas a um bom tempo têm perguntado ao Jardim do Mundo “o que é o couchsurf?”. A ideia por trás couchsurfing é aproveitar a hospitalidade de pessoas amigas ao redor do mundo e que abrem suas casas para viajantes – um ato de bondade que remonta a milênios e mantem uma tradição perpetuada agora através de uma rede social moderna. A tradução literal da expressão inglesa Couch Surfing é surfando no sofá ou curtir o sofá alheio durante o período de tempo em que você esta passeando longe de casa. É uma ideia semelhante a do WWOOF, onde você pode conhecer lugares diferentes com hospedagem gratuita, embora o couchsurfing seja voltado quase exclusivamente para o turismo de baixo orçamento.

O Couch Surfing é uma forma notável de viajar mais barato. Couchsurfing.org – é a rede social que torna possível essa ligação entre viajantes do mundo todo – e já conta com mais de três milhões de membros em 246 países ao redor do mundo.

O que é o Couch Surfing?

Embora o termo ” couch surfing ” refira-se simplesmente hospedar-se, a maioria das pessoas associam o conceito com o couchsurfing.org – uma rede social para ajudar viajantes a encontrar hosts (anfitriões) em diferentes países.

COUCH-SURFING-LOGIN-COMO-FUNCIONA-HOSPEDAGEM-SOLIDARIA-WWW-COUCHSURFING-ORGEstes, que muitas vezes são antigos viajantes e expatriados que querem conhecer e interagir com viajantes, podem inscrever-se em couchsurfing.org para compartilhar o seu sofá ou mesmo aquele quarto que você só usa para guardar bugigangas. Você também pode encontrar alojamento gratuito, desde sofás simples até quartos de hospedes. Não só é um lugar para dormir de graça como você pode fazer amizade com um nativo que conhece bem o seu destino – um grande trunfo para quem esta na estrada!

Couchsurfing pode diminuir drasticamente as suas despesas em viagens, especialmente para lugares caros. Os anfitriões são geralmente interessado em aprender sobre sua cultura, praticar o Inglês, ou simplesmente desfrutar de sua companhia como uma ruptura de uma rotina regular.

Couchsurfing.org se tornou um site público em 2004 como uma maneira de conectar viajantes e pré-dispostos anfitriões. O site funciona da mesma forma que outras redes sociais como o Facebook , onde você pode adicionar amigos , criar perfis e  enviar mensagens .

Inscrever-se para uma conta no couchsurfing.org é grátis, no entanto, os membros podem, opcionalmente, pagar uma pequena taxa para se tornar verificado e ganhar mais credibilidade.

O couchsurfing oferece mais do que apenas um lugar para ficar. Os utilizadores podem cultivar verdadeiras amizades da vida real, encontrar parceiros de viagem e angariar informações sobre os destinos onde eles já estiveram e etc. Os fóruns são úteis para tudo, desde fazer perguntas sobre onde alugar uma bike até encontrar uma hospedagem para períodos mais longos.

Os grupos de couchsurfing.org são operados por voluntários locais conhecidos como embaixadores. Os grupos locais têm frequentemente reuniões informais onde os couchsurfers de determinada área reúnem-se para eventos e passeios periódicos. Mesmo quando não se está viajando , você pode usar os grupos e embaixadores para conhecer outros viajantes e pessoas interessantes!

tumblr_muq3rjBVu81s50vogo1_1280

Os benefícios do CouchSurfing

Além da obvia vantagem de encontrar um lugar livre para ficar, couchsurfing pode melhorar a sua viagem para muito além de uma simples acomodação. Um bom anfitrião irá mostrar-lhe as vistas, oferecer conselhos sobre onde ir , e irá fornecer-lhe uma visão mais profunda sobre o destino além do que um guia poderia lhe dar.

Ao invés de ser um turista entre uma horda de outros turistas, seu amigo local vai conhecer os pontos mais interessantes e pode oferecer conselhos para poupar dinheiro para atrações e atividades. Amizades construídas via couchsurfing muitas vezes são para a vida.

Outro benefício muitas vezes esquecido do couchsurfing é o fato de que você pode ter acesso a uma cozinha . Compras de supermercado e cozinhar refeições em “casa ” é uma alternativa mais fácil e barata do que comer fora todos os dias, como geralmente os viajantes costumam fazer.

CouchSurfing é seguro?

Enquanto recebemos um constante bombardeio de más notícias na mídia, completos estranhos podem parecer ameaçadores e desonestos, porem um engenhoso sistema criado pelo couchsurfing.org  garante que os maus anfitriões serão eliminados.

triangle_couchsurfing_logos_by_theinfamousj-d36llkp-290x290Primeiro, você pode escolher o tipo de perfil de casa que você deseja ficar (por exemplo, host masculino, feminino , casal, etc) e poderá ter uma ideia de sua personalidade com base em seus perfis públicos e as informações lá contidas. Você pode ver comentários deixados por outros viajantes que eles já se hospedaram antes de você, e até mesmo entrar em contato com estes viajantes para ver se eles tiveram uma boa experiência e se ficariam com determinado anfitrião novamente.

Conheça o nosso perfil no Couchsurfing  clicando aqui

Os Hosts sabem que agindo mal para com os hóspedes, poderá resultar em avaliações e comentários negativos e vai eliminar suas chances de receber pessoas no futuro . Uma boa linha de raciocínio é pensar que se fosse perigoso o site não estaria indo tão bem, já contando com três milhões de membros, alem do mais, nós do Jardim do Mundo já recebemos e fomos recebidos e podemos dizer que foram todas experiencias inesquecíveis.

Para ser um bom CouchSurfer:

Considere levar um pequeno presente ou um símbolo de sua casa para dar aos anfitriões amigáveis ​​, e sempre deixar uma boa referência para eles em couchsurfing.org se sua experiência foi positiva.

Embora o couchsurfing seja uma experiencia gratuita, procure conhecer bem o seu anfitrião e seja seu companheiro quando ele assim o for e não veja nele apenas uma cama para dormir mas sim um elo de ligação entre o seu mundo e este novo lugar. Não exija nada se não educação do seu host pois ele pode ter coisas para fazer alem de te receber e principalmente, viaje de coração aberto e com certeza você trará mais em sua bagagem do que aquilo que você imaginava.

Você já usou o couchsurfing? hospedou alguém ou foi hospedado? Conte sua experiência pra gente!

Você tambem pode se cadastrar no Couchsurfing clicando aqui.

Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

  • O CS mudou a minha vida 🙂 Temos uma oportunidade unica de passar tempo valioso com pessoas locais, que sabem os sitios menos turisticos, onde comer bem e barato. Ainda falam da sua cultura e trocamos ideias/opiniões e estilos de vida. é tudo positivo 🙂

    Adicionei-vos no CS, quem sabe qql dia surfo no vosso sofa ou vice versa 😉

  • Poxa vida, que legal, amei ler essa matéria, sinto uma vontade muito grande de viajar, conhecer pessoas, suas histórias e cultura, mais não tenho condições de ficar me hospedando em hotéis, já procurei meios de me alojar em casa de pessoas onde eu não só possa fazer amizade mais mostrar os meus conhecimentos e obviamente conhecer muita coisa boa que eu tenho certeza eles tem a nos oferecer. Legal fiquei muito feliz, e vi uma luz no fim do túnel, essa matéria acendeu novamente o meu sonho de viajar e trazer na bagagem um conhecimento de coisas maravilhosas. Um super e mega abraço

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos