AlimentacãoReceitas

Flor de Banana: Descubra seus benefícios e saiba como preparar

1

Comum na culinária do Sudeste Asiático, flores de banana (também conhecidas como o umbigo da banana) são flores marrons ou arroxeadas em forma de gotas, penduradas no final dos cachos de banana. Elas podem ser comidas cruas ou cozidas, e são usadas principalmente em saladas, molhos ou sopas. A flor de banana é um excelente aliado à saúde, pois é rica em nutrientes e antioxidantes, além de ter fins medicinais, quando consumida na forma de xarope.

Ao escolher uma flor de banana, selecione uma com pétalas bem unidas, e com uma cor vermelho-púrpura. Se não estiver usando-as, embale-as em filme plástico para manter as pétalas completamente fechadas e coloque na geladeira.

Como preparar a flor de banana

Ingredientes

  • 1 flor de banana;
  • 4 xícaras de água gelada;
  • 1 colher de sopa de sal ou ¼ xícara de suco de limão fresco ou vinagre de maçã;
  • Algum óleo neutro.

Modo de preparo

Encha uma tigela grande com água gelada, sal e suco de limão ou vinagre. Este será a sua “água ácida”. Use qualquer óleo neutro e esfregue-o sobre suas mãos antes de manusear a flor.

Retire as folhas avermelhadas (brácteas) e os pistilos um por um.

As folhas avermelhadas sobre o exterior são conhecidos como brácteas, e podem ser utilizadas como decoração ao servir o prato, ou eliminadas. Abaixo destas brácteas, há uma fileira de florzinhas amarelas de pontas delicadas, que podem ser removidos e imediatamente embebidas em água ácida para evitar a descoloração e amargura. Mantenha-as em água ácida por várias horas ou durante a noite. Enxague em água fria, esprema e escorra o excesso de água.

As flores coloridas são as bananas ainda em formação, e são parte de um processo tedioso de limpeza: arrancar o pistilo em forma de palito de fósforo (que não é agradável de se consumir) e a pétala mais externa (conhecida como cálice). Você deve fazer isso em todas as flores e ferve-las por, pelo menos, 3 vezes, retirando a água, que vai levar o amargo da flor embora.

As folhas intermediárias, que serão rosadas de cor pálida, são macias e comestíveis. Ao descascar as brácteas escuras, você chegará a um coração branco ou de cor pálida, pequeno demais para ser descascado. Apare suas hastes e corte ao meio no sentido do comprimento, produzindo uma seiva branca pegajosa. Mergulhe-as imediatamente em água ácida e deixe descansar por duas horas para remover a seiva amarga e evitar o escurecimento. A textura do coração lembra um pouco as folhas de alcachofra e os brotos de bambu. Você pode usá-lo em sopas, saladas e molhos. Depois de cortá-lo ao meio, pique em  pedaços.

4

collage1

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: