Faça Você MesmoReceitasSustentabilidadeVida Natural

Faça Você Mesmo: Velas de Citronela Para Afastar Os Mosquitos

1

A primavera já chegou, e é nessa época do ano que o clima começa a esquentar novamente! Porém, junto com o calor, chegam também os mosquitos e pernilongos, que podem fazer dessa estação do ano uma verdadeira dor de cabeça! No entanto, nada está perdido: não se preocupe em comprar repelentes, quando você mesmo pode fazer um!A Citronela é uma planta comumente conhecida por ser uma ótima aliada natural no combate aos mosquitos e outros insetos. Com seu óleo, é possível fazer diversos produtos, entre eles, velas repelentes. Quer aprender como?

 Com esse simples passo-a-passo, você consegue afastar os mosquitos de sua casa e seu jardim, e aproveitar com tranquilidade seus dias ensolarados!

 Ferramentas:

  • Conjunto de panelas para banho-maria ou uma panela grande e uma tigela de metal
  • Tesoura

 Materiais:

  • Caneca de vidro ou potes de conserva
  • Pavios
  • Fita isolante ou cola quente
  • Cera de vela
  • Óleo de Citronela (procure pelo óleo essencial)
  • Lápis de cera (opcional)

Se preferir extrair o óleo da citronela…

Deixe macerar 200g de folhas secas e rasuradas de citronela em 1L de álcool com concentração de 70% durante 10 dias em um frasco de vidro tampado em um lugar escuro. A cada dois dias, agite a mistura. Após a maceração, passe o líquido por um filtro de papel ou pano limpo e o acondicione em um recipiente hermético. O produto, que tem validade de 2 anos, pode ser usado em pulverizadores domésticos, velas aromáticas, difusores, cremes dermatológicos, sachês e etc.

collage

 Passo 1: Afixar os pavios

 Escolha potes de alimentos em conserva de qualquer tamanho ou formato para abrigar suas velas. Comece fixando um pavio no fundo de cada pote com ajuda da fita isolante ou cola quente.

 Passo 2: Aquecer os potes

 Uma vez que os pavios estiverem fixados, coloque os potes no forno na temperatura mais baixa, até que esteja ideal para colocar a cera. Potes quentes irão garantir o esfriamento uniforme da cera, e evitar qualquer imprevisto se sua cera estiver muito quente ao ser derramada.

 Passo 3: Meça a quantidade de cera

 A cera  pode vir em barra ou em flocos. Tenha em mente que o volume de cera em flocos é reduzido pela metade, quando em sua forma sólida.

 Passo 4: Derreta a cera

 Em uma panela de banho-maria, ou usando uma tigela no topo de uma panela de água fervente, derreta a cera. Uma vez líquida, se torna clara e assemelha-se ao azeite.

 Passo 5: Adicione o óleo essencial de Citronela

Mexa constantemente, adicionando cerca de três gotas por xícara de cera.

collage1

 Passo 6: Adicione cor

 Para fazer uma vela colorida, coloque um ou dois lápis de cera. Ao escolher essa cor, lembre-se de que a cera fria terá uma tonalidade bem mais pálida que sua forma líquida.

 Passo 7: Despeje a cera

Despeje a cera nos frascos preparados e use alguns lápis ou algum pauzinho para manter os pavios centrados na pote.

 Passo 8: Corte os pavios

 Assim que as velas esfriarem, corte cerca de 2,5 cm dos pavios, a partir da superfície da vela.

 Passo 9: Acenda suas velas

 Acenda os pavios das velas e coloque-as estrategicamente ao redor do deque ou quintal para criar uma zona livre de mosquitos.

10

Print Friendly
Clara
escrito por:Clara

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: