Faça Você MesmoReceitasSustentabilidade

Faça você mesmo: Maquiagem à base de produtos naturais

DIY-Cosmetics-ft-980x607

Hoje vamos ensinar vocês a fazer maquiagem à base de produtos que você provavelmente tem aí na sua casa!

Aqui no Jardim procuramos ensinar as pessoas a serem o mais autossuficiente possível, até quando o assunto é maquiagem. O conceito de maquiagem à base de vegetais ou frutas pode parecer  estranho, mas a verdade é que ela já era usada há milhares de anos, tanto por tribos indígenas como pela própria Cleópatra, cujo kohl que tanto a caracteriza era feito de gordura de carneiro misturada com pó de chumbo e fuligem.

Vamos as receitas:

12189963_887671357975555_4868838910728392177_n

Batom:

-Para colorir seus lábios, corte um pequeno pedaço de beterraba e passe nos lábios, pode-se utilizar a ajuda de um cotonete. Quanto mais você passar, mais forte ficará a cor;

-Se quiser um tom mais alaranjado, podes adicionar um pouco de raiz de açafrão e para um tom mais arroxeado um pouco de extrato ou suco de amora;

[Aprenda a fazer sabonetes naturais à base de ervas, clicando aqui]

E o batom vermelho? Para fazer o batom vermelho, a orientação é usar o pó de urucum, encontrado mais comumente no Norte do Brasil. Segue uma receitinha:

 -Semente de urucum

-Manteiga de cacau

-Óleo de amêndoas

Como fazer: Em uma panela em banho Maria, misture o óleo de amêndoas e as sementes de urucum. Espere esfriar e coe. Depois misture esse óleo pronto com a manteiga de cacau, também em banho Maria. Leve na geladeira para esfriar e, prontinho!

Para tons mais fortes, acrescente a beterraba. Para dar um efeito mais gloss, você pode incluir na mistura um pouco de óleo de coco.

[Aprenda a como tingir tecido usando plantas, clicando aqui]

FX Rio de Janeiro(RJ) 06/10/2010 - Baton de Beterraba.Foto Luis ALvarenga/Extra/Agência O Globo
Fonte: FX Rio de Janeiro(RJ)

Delineador:

-Carvão vegetal

-Óleo de Coco

Como fazer: Socar o carvão até virar um pó bem fino, colocar num pote, e ir aos poucos adicionando o óleo de coco, até formar uma pasta.

eyelinerlogo

Rímel:

-Misture extrato de amora com espirulina (você encontra esse ingrediente em lojas de produtos naturais). Passe com um cotonete ou com pincel de rímel, após isso e, para um melhor resultado, você pode utilizar o curvex para cílios.

b

Blush e Sombra:

-Marrom: Misture amido de milho (maisena) com cacau em pó (sem açúcar). Utilize um pincel apropriado para passar na maça do rosto. Esse tom é ideal para peles mais escuras.

-Rosa: Corte um pequeno pedaço de beterraba e passe com os dedos na maça do rosto. Você pode retirar o excesso com um pouco de papel higiênico e deixar o tom mais claro.

Arroxeado: Passe um pouco de extrato de amora na maça do rosto. Esse tom fica bem mais forte que o da beterraba.

-Bronze: Misture óleo de coco com cacau em pó. Esse tom permite um efeito mais bronzeado na pele.

[Aprenda a óleo essencial, clicando aqui]

making-beetroot-powder-1000x717

Corretivo:

-Óleo de rosa mosqueta puro

-Amido de milho (maisena)

-Cacau em pó orgânico

Como fazer: aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida – em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar – e aplicar com um pincel a mistura em pó previamente feita, no tom um pouco mais claro que o da sua pele.

Lembre-se: Se você tem alergia a alguns desses ingredientes, evite-os. Faça um teste no dorso da sua mão e espere alguns minutos, se irritar a pele você é alérgico.

Print Friendly
Luciana Dutra
escrito por:Luciana Dutra
Sou professora, ainda estou cursando licenciatura em História e pretendo fazer bacharel e me especializar em Arqueologia. Moro com os meus pais e a minha irmã, e mais quatro cachorros, quatro gatos e dois passarinhos. É muito amor envolvido! Amo a natureza, minha casa é rodeada de árvores, plantas e flores. Amo música, e sempre que posso estou envolvida na natureza, com meu violão e minha voz que ecoa aos quatro ventos. A leitura está em meu DNA e passo a maior parte do meu tempo lendo. Um dia quero poder viajar pelo mundo, conhecer vários lugares, culturas e muito mais.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: