Faça Você MesmoReceitasSustentabilidade

Faca você mesmo: 6 receitas para aromatizar sua casa naturalmente

collage

No mercado encontramos uma variedade imensa de ambientadores em forma de sprays, difusores, velas, incensos, etc, que, na sua maioria, estão carregados de químicos tóxicos que são liberados no ambiente.

No entanto, existem maneiras de aromatizar a sua casa de forma econômica e natural. Este post traz seis ideias fantásticas pra você fazer em casa.

1. Potpourri

40272e8c92d1295e95369dc3ecae13dd

Fazer o seu próprio potpourri seco é algo divertido que também aromatiza o ambiente de sua casa. Você pode personalizar as fragrâncias com diferentes tipos de aromas usando frutas secas, ervas, especiarias e óleos essenciais.

Você vai precisar de:

  • Flores secas, ervas ou especiarias de sua preferência;
  • Óleos essenciais;
  • Recipiente decorativo;
  • Pedras decorativas (opcional).

Como fazer

– Confira se suas flores e ervas estão completamente secas. A maneira mais fácil de secar é simplesmente amarrar uma corda em volta do pé e depois pendurá-lo de cabeça para baixo durante algumas semanas.

– Feito isso, reúna todos os ingredientes. Essa é a melhor parte porque é quando você seleciona os aromas de sua preferência. Aproveite para escolher o seu óleo essencial favorito e o complemento, que podem ser lavanda, laranja, pinhas, anis estralado, etc. Entre as ervas e especiarias sugerimos a canela em pau, o cravinho, o alecrim, pinho.

– Coloque as flores secas num frasco de conserva ou outro recipiente vedado. Adicione algumas gotas do óleo essencial escolhido nesse pote, bem como quaisquer outras especiarias ou ervas que você quiser colocar. Feche bem esse recipiente e deixe a mistura agir por cerca de duas semanas. Quanto mais tempo você esperar, mais forte fica o cheiro do seu potpourri.

– Após aguardar o tempo mínimo, pode abrir o recipiente e colocar a mistura em um recipiente decorativo. Se quiser, enfeite com as pedras decorativas que escolheu.

– Quando o aroma estiver perdendo o efeito, pode colocar a mistura do potpourri  numa panela com água e ferva a mistura – vai aproveitar o resto de aroma do seu potpourri!

2. Aromatizador de juncos ou palitos de bamboo

27e149731aa4991ec3c46c170812eaa2

Aromatizadores têm a vantagem de perfumar o ambiente de forma delicada, mas eles também podem ser extremamente caros e, muitas vezes, não são feitos com ingredientes naturais. Mas é muito fácil fazer seu próprio aromatizador usando apenas alguns ingredientes. Veja como…

Você vai precisar de:

  • Um frasco difusor;
  • Óleos essenciais (por exemplo, lavanda, alecrim, eucalipto);
  •  Juncos ou palitos de bambu;
  • Vodka;
  • Água;

Como fazer

– Encha o frasco difusor com água, adicione algumas colheres de sopa de vodka e um óleo essencial de sua escolha. Use a proporção de 12 gotas de óleo essencial por 1/4 de xícara de água. Misturar todos os ingredientes.

– Coloque uma extremidade do palito de bambu ou junco na solução e  deixe de molho. Em seguida, inverta o palito e coloque a ponta que estava do lado de fora na solução. Agora o aroma vai preencher sua casa!

– Uma vez por semana ou quando achar necessário inverta a extremidade que do palito que está submersa na solução.

3. Incenso de ervas

 

e0909ae27d3822d8f7ce1f67bcd8a45b

Incenso é outro produto em que se pode encontrar aditivos prejudiciais e toxinas que você não esperaria. Felizmente, você pode fazer seu próprio incenso de ervas!

As ervas mais indicadas para fazer incenso são a alfazema, o alecrim, a hortelã, o tomilho, a salva, a erva cidreira, o pinheiro e o cedro.

As ervas devem ser colhidas em dias ensolarados e secos. Caso apanhe ervas úmidas, estas irão ganhar bolor e vão apodrecer com facilidade. Seque antes de as usar (pode usar um desidratador solar!).

Confeccionando seu incenso:

– Corte as raízes das plantas que escolher (alfazema, alecrim, hortelã, tomilho, erva cidreira, salva, pinheiro ou cedro). Arranque todas as folhas doentes (estas não devem ser usadas).

– Envolva um raminho destas ervas com fio de algodão. Quanto mais o fio estiver apertado mais lentamente as ervas irão queimar. Comece por fazer um nó na ponta do ramo da erva que escolheu. Segure o ramo e comece a enrolar o fio, dê 2 ou 3 voltas e volte a dar um nó;

– Continue a enrolar o fio até a ponta oposta do ramo (as folhas desta extremidade podem ficar soltas ou serem dobradas).Certifique-se que o fio está  bem apertado (as ervas de folha larga não necessitam de tanto fio para enrolá-las).

– Vire o ramo e continue a enrolar o fio até a extremidade por onde começou. Caso ache necessário pode voltar a repetir o procedimento certificando-se que termina na extremidade por onde começou;

– Pendure os raminhos secos atrás de uma porta num lugar escuro e seco onde haja uma boa circulação de ar. Aguarde uma a duas semanas para que as ervas estejam completamente secas antes de fazer a queima.

– Quando as ervas estiverem prontas, segure na extremidade por onde começou a enrolar o fio e, com a ajuda de uma vela, comece a queimar a ponta do ramo.

– Deixe queimar uns 2 minutos e assim que o fogo pegar bem apague-o assoprando lentamente (tenha cuidado com as pequenas fagulhas incandescentes que  podem soltar);

– Pouse lentamente o ramo num prato de barro.

Caso queira apagar o seu ramo de incenso natural esmague e sufoque as pontas que se encontram incandescentes (evite usar água pois pode danificar o ramo a sua possível reutilização).

4. Velas perfumadas

f62467173032d1d3d18f2f4a1af1c3ae

Muitas das velas compradas podem conter parafina que libera substâncias químicas cancerígenas quando queimadas, podem ter núcleos de chumbo no pavio e aromas artificiais que podem ser irritantes ou desencadear reações alérgicas.

Como sempre, você pode fazer suas próprias velas naturais em casa.

Deixamos um exemplo de velas com aroma de lavanda e alecrim: Clique aqui!

Você vai precisar de:

  • 4 xícaras de flocos de soja ou  cera de abelha;
  • 2 pavios com uma base de metal (a base de metal é fácil de trabalhar, mas se não tiver pode ser sem base);
  • 30 gotas de cada óleo essencial (lavanda e alecrim) para cada vela;
  • 2 frascos para as velas;
  • 1 colher de chá de alecrim seco, para cada vela (opcional);
  • 1 colher de chá de flores de lavanda secas, para cada vela (opcional);
  • 1 tigela de vidro dentro de uma panela de água fervente (banho-maria);
  • 1 utensílio para mexer a cera na tigela;
  • 2 panos ou toalhas de mãos.

Como fazer

– Numa panela com água coloque uma tigela de vidro em banho-maria,deixe a água ferver. Uma vez que a água começa a ferver, reduza o fogo e adicione os flocos de soja ou cera de abelha. Mexa até que eles fiquem reduzidos a um líquido. Este processo pode levar até 5 minutos.

– Uma vez liquefeito, desligue o fogo e mergulhe as extremidades metálicas dos pavios na cera. Coloque as extremidades no centro de cada frasco de vela, pressionando o metal para baixo com um espeto. A cera atua como cola, fixa a extremidade de metal no fundo do frasco. Após isto, com cuidado alinhe o pavio e fixe-o na boca do frasco.

– Delicadamente, despeje a cera em cada frasco. Adicione os óleos essenciais (isto é feito para evitar queimar os óleos durante o processo de cozimento). Adicione 15 gotas de cada óleo em cada lado do frasco. Se desejar, adicione a colher de chá de cada erva seca. Usando o espeto ou palito, agitar suavemente a cera, óleos essenciais e ervas (se as usar).

– Enrole os frascos nos panos secos, para evitar que a cera arrefeça muito rápido e gere fissuras (este passo não é obrigatório, mas ajuda a evitar essas fissuras).

– Deixe as velas repousar por 24 horas, até que estejam totalmente sólidas. Após isto é só acender o pavio e sentir o aroma!

5 . Aromatizador em Gel

 

0f8fe8b3b13a41cff474cc0c6facc4e7

Este aromatizador de ar em gel perfuma sua casa sem liberar substâncias tóxicas. Além disso, você pode personalizar os aromas alternando diferentes óleos essenciais.

Você vai precisar de:

  • 30 gr de gelatina em pó;
  • 2 xícaras de água fria, divididas;
  • 20-30 gotas de óleo essencial (bergamota, alecrim, lavanda, etc);
  • 1 colher de sopa de sal;
  • Corante alimentar para tingir o aromatizador (opcional);
  • Frascos de vidro para manter o líquido de gelatina;
  • Uma vareta (pode usar pauzinhos de bambu).

Como fazer

– Coloque uma xícara de água para ferver numa panela pequena. Polvilhe a gelatina sobre a água fervente e mexa até ficar homogêneo. Adicione o sal e a segunda xícara de água fria e misture. Reserve.

– Adicionar a quantidade desejada de óleo essencial e o corante de alimentos  no(s) frasco(s). Rapidamente despeje a gelatina líquida sobre esta mistura. Mexa até ficar uniforme.

– Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Depois é só colocar a vareta de bambu e escolher um lugar para deixar seu aromatizador!

6. Spray desodorante/ambientador

12713f636e8f8354bfa2f1070d47d7fd

Este spray é ótimo para refrescar a sua casa e tecidos. É tão simples de fazer que você nunca mais terá que comprar spray pronto.

Você vai precisar de:

  • Um frasco de spray (preferencialmente de vidro);
  • Água destilada;
  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 12 gotas de óleo essencial – como lavanda, eucalipto, erva-limão, etc.

Como fazer

– Coloque o bicarbonato de sódio numa tigela, adicione o óleo essencial e misture.

– Usando um funil, despeje o bicarbonato de sódio no frasco de spray e complete com água destilada.

Agite e spray!

Ana Santos
escrito por:Ana Santos
Chamo-me Ana Santos, de Portugal. Adoro explorar a natureza em todas as suas formas, sentir a liberdade e o poder de viajar, fotografar, ter acesso à imensidão da arte (música, cinema, dança...) e da simplicidade da amizade. O que me move? a felicidade de poder viver e partilhar estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Perguntam-me ainda hoje o que quero ser? e eu sempre digo: ser? nada; quero fazer!

9 Comentários

  • Gostei muito das dicas! Acho que vou experimentar o aromatizador de juncos! 🙂 Costumo fazer o spray para a casa mas acaba sempre por entupir! Já experimentei frascos diferentes, mas todos se estragam! 🙁 Nunca usei bicarbonato, uso álcool para diluir o óleo essencial. Tem alguma sugestão para prevenir a avaria do spray? Obrigada! 🙂

    • Isso é por causa do óleo essencial (o óleo vai acumulando na saída do spray). Coloque o frasco submerso em água quente (sendo de plástico, convém ter atenção à temperatura, para não estragar) e depois de secar passe por álcool, dando uns “sprays” finais para libertar os restos que se acumulam. Espero ajudar 🙂

  • Amei as dicas… há um tempinho busco informações para conseguir opções de cheirinhos naturais para a casa. Aqui encontrei todas juntas!!! Parabéns!!!

  • Ora aqui estão ideias naturais para nos tornarmos bem cheirosas! Gostei imenso destas informações e vou usar concerteza! Termos a natureza como nossa amiga, só traz benefícios: ela agradece e nós agradecemos ao nosso Criador por tão belas e cheirosas dádivas, e tzntas outras.
    Bjs e obrigada

    • pode usar, sim. atenção na quantidade de óleo essencial. pois agora vai estar em contacto com a pele. As quantidades não devem ultrapassar as 5 a 6 gotas por cada 100 ml de solução final. Cuidados com a pele do rosto e olhos.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos