good-homemade-apple-cider-recipe_112eaac454b531f9

Uma das frutas mais populares do mundo, a maçã é amplamente consumida, figurando como um importante cultivar na história da humanidade. Aqui no Brasil, ela tem presença garantida na maioria dos lares, havendo muitos quintais onde as frutas abundam durante essa época do ano. E já que sua colheita sugere seu consumo nas mais variadas formas, aqui vai uma inusitada receita de sidra caseira, totalmente natural para voce surpreender.

Você pode preparar sua própria sidra de maçã caseira para brindar com sua família e amigos!

Sidra de maçã caseiro

O processo de fermentação da sidra leva tempo, e pode ser preciso tentar algumas vezes até que você domine a técnica e obtenha a sidra perfeita. Também é aconselhável começar a experimentar várias semanas antes do momento que você queira compartilhar a bebida.

Vamos lá!

Ingredientes

sidra
  • 5 quilos de maçãs
  • Um pacote de levedura
  • Um recipiente de vidro grande com o tampão ou garrafa
  • Um recipiente de vidro com tampa de menor esterilizada (como um frasco de doce)

Nota sobre as maçãs:  para escolher bem você tem que ter em mente que a melhor sidra tem um equilíbrio entre o doce e ácido pode ser alcançado pela combinação de variedades. Se você usar todas as maçãs doces, você tem uma sidra forte.

Processo

maçãs de sidra cortar

1. Lavar bem as maçãs e cortá-las; não há necessidade de descascá-las, nem cortar muito pequeno, porque vamos processar. Remova contusões ou áreas macias (não deve ser usado para uma sidra uma maçã que você não iria comer).

2. Coloque as maçãs em um processador até virar um purê.

cidra de maçã

3. Usando um filtro ou crivo, filtrar o mosto separada do sumo. Fique com o último. “Espremendo” o filtro para desperdiçar o mínimo possível do suco. Sirva-se com as costas de uma colher e reserve na geladeira.

suco de maçã - sidra

4. Misture 1/2 copo de seu suco fresco com um pacote de fermento em um frasco com uma tampa. Feche o frasco e agite bem durante 5 a 10 segundos. Em seguida, deixe descansar por cerca de 6 horas, ou durante a noite.

levedura - sidra

5.  Quando a preparação borbulhar, libere a pressão desenroscando a tampa e fechado de novo.

preparar cidra caseiro

6.  Encha uma panela com o suco restante, cozinhe por uma hora a fogo muito baixo para matar qualquer bactéria ou levedura selvagem que podem alterar o sabor da sua sidra (lembre-se que, se no meio tempo já aconteceu uma pequena lista de fermentação, por isso você deve manter -lo refrigerado) . Não pode chegar a fervura (a temperatura deve ser superior a 70 ° C, mas inferior a 85).

7. 
Adicionar 1 kg de açúcar mascavo (maçã tem açúcar, mas se você adicionar mais ajuda para a fermentação e a sidra a ser mais forte).

8. Esterilizar o recipiente em que você  a sidra  (fervura).

preparar cidra caseiro

9. Verter a suco no recipiente.  Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Nesse ponto, adicione a fermentação de levedura. Mexa com uma colher e tampe (não se esqueça de esterilizar a tampa também!). É importante mante-lo cheio até a borda, porque se há oxigênio no recipiente você terá vinagre como produto final.

10.  Deixar o recipiente fermentado em lugar frio e escuro (15 a 20 graus). Depois de alguns dias, você vai notar que começa a borbulhar, quando o dióxido de levedura lançamentos de carbono. Ele vai continuar borbulhando por alguns dias. Quando parar, deixe repousar mais uma semana para a levedura se instalar na parte inferior do recipiente.

Feito! Desfrute bem gelado ou como um poncho/clericó de frutas.

cidra caseiro clericó
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos