Faça Você MesmoReceitasSustentabilidadeVida Natural

Faça em casa e surpreenda-se com esse “creme dental” natural

t1

De todos os produtos que já usamos para escovar os dentes, o pó dental com juá é o nosso favorito por ser muito refrescante e eficiente. Levamos nosso pozinho para todo o lado.

Juá é um produto 100% natural, extraído da planta Juazeiro. O produto é indicado para higiene bucal, prevenção de cáries, tártaro, gengivite, piorreia, infecção das gengivas, mau hálito, contribui para o branqueamento natural dos dentes. O seu poder de saponificação (de espumar) atua de forma singular no tratamento bucal. Sem nenhuma contra indicação, podendo ser utilizado por adultos e crianças.

O uso do Pó de Juá já é suficiente na higienização bucal. Mas por ser natural e não ter qualquer mistura, possui um sabor um pouco amargo, portanto fizemos algumas experiências até chegar a mistura perfeita.

t1

Pó dental

50 gramas  de Juá em pó (compramos o pó aqui)
2 colheres de sopa de Gengibre em pó
2 à 3 colheres de sopa de Canela em pó (se colocar cravo em pó, em bem menor quantidade)
2 colheres de sopa de sal marinho peneirado. (para melhor peneirá-lo, aquecer numa frigideira para sair toda a umidade)
1 colher de sopa de hortelã seca triturada
1 colher de sopa (bem rasa) de carvão vegetal em pó.

Misturar bem todos os ingredientes e colocar em potinhos de vidro, limpos e secos.

Quando for usar derrame uma pequena parte do pó em sua escova de dentes, umedeça e escove os dentes normalmente.

Para duas pessoas dura em torno de dois meses, escovando os dentes e  três vezes ao dia.

 

Print Friendly
Jardim do Mundo
escrito por:Jardim do Mundo
Normal ou não, um clichê da sociedade contemporânea ou um casal unido por amor, afinidades e desafinidades, que transforma arte e ciências em pequenos projetos domésticos. Criar um jardim onde antes não se imaginava poder, provar de inúmeras receitas que são também oportunidades, utilizar e reutilizar ao máximo, aprender e aplicar princípios que projetam um estilo de vida mais simples e otimista, acreditando que podemos fazer algo de bom ou de belo enquanto fazemos algo para nós e não apenas para nós.

7 Comentários

  • Olá Lara e Emi!

    Adorei a receita! Mas fiquei com uma dúvida: qual a função do sal e do carvão vegetal para a mistura?

    Abraços!!

    Thabada

  • Boa tarde,

    Onde eu acho pra comprar esses ingredientes na região de Sao Sebastião, ou Bertioga, Santos.. Alguém sabe?

  • Ótima receita, estou a tempos procurando uma receita dessas.
    Este sal marinho é o sal grosso ou refinado? Posso trocar por sal do Himalaia ou sal negro?
    Abraços!

  • Amigos, sou periodontista, uma especialidade na odontologia que estuda a estrutura de suporte dos dentes: gengiva, osso e ligamento articular que une dentes ao osso . Sou plenamente de acordo com o uso de cremes dentais naturais, sem lauril sulato de sódio, triclosan e gantrez. Costumo prescrever gel dental com calêndula, malva, própolis…sem abrasivos. Isto porque temos que cuidar com tudo que seja abrasivo demais. Branqueamento “natural” ao usar qq tipo de pó, gel ou creme dental não existe. Ou temos um agente químico atuando ou uma textura abrasiva, como o que me parece ser a ação deste composto. Qualquer agente abrasivo usado na escovação dos dentes vai, a médio e longo prazo, arranhar a estrutura do dente e favorecer as retrações da gengiva.O que realmente limpa os dentes é a ação mecânica de uma escova dental ultra suave em movimentos sem força. Tudo o que é adicionado à escova é coadjuvante, auxiliar. Sim ,o Juá tem ação antiinflamatória reconhecida para o tecido gengival, mas será possível uma outra composição sem esta expectativa de branqueamento?
    Desejo ter contribuído. Um abraço, Luciane.

    • Oi Luciane! Sou Bióloga Ecotoxicóloga. Venho pesquisando muito os produtos de higiene naturais e biodegradáveis, já faz um tempo. Toda vez que analiso as receitas naturais de creme dental, sempre penso na abrasão, e também quais seriam os efeitos para as restaurações dentárias. Eu faço meu creme dental com argila branca, malva, tomilho, própolis, hortelã pimenta (O.E.) e tea Ttee (O.E), coloco uma pitada de sal do himalaia. Você recomenda que eu retire o sal da receita? Ele é um agente abrasivo apenas, ou tem outra função?
      Esse gel dental que você comentou é manipulado?
      Muito obrigada por compartilhar a tua experiência como periodontista.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: