Jardim do Mundo
menu
Jardim do Mundo
a

Para quem cozinha e faz chás é muito importante ter sempre ervas em casa. Uma opção é plantá-las em vasinhos ou num espaço maior, se o tiver. Mas, mesmo assim, pode ser que ocorra de em uma época elas estarem bem vistosas e em outra não. E aí, você pode ficar sem algum tipo de erva por um período. Para que isso não ocorra, podemos secar as ervas e, assim, poder armazenar e sempre ter uma variedade de ervas para quando precisar usar.

Começando pela colheita

De modo geral, as plantas deve ser colhidas no início da floração, pois elas contêm o máximo de óleos essenciais antes de florescer. Deve-se colher de manhã, logo depois que todo o orvalho tiver sido evaporado e, de preferência,  com o tempo limpo e seco. Assim, você vai facilitar a secagem da planta, pois quanto mais sem umidade ela já estiver melhor.

7382a7235ed8d4e2205f5fdb542b5a48

Plantas que as flores são utilizadas, como a camomila, devem ser colhidas no início da floração, assim evita de quando secarem as flores caírem.

Você deve cortar os galhos na base da planta, assim a planta pode brotar novamente.

Hora de secar

Há dois jeitos de dispor as plantas para que elas sequem:

  • separar galho a galho e colocá-las sobre uma superfície plana;
  • juntar alguns galhos e fazer um ramo de ervas, amarrando-o na base com um cordão.

28f45cd9e0d1441ab11bc82b60941e9e

Se você optar por fazer o ramo, que é o mais comum, não o faça muito grande, pois se tiver muitos galhos num ramo há um grande risco de mofarem antes de secarem.

Depois que os ramos de ervas estiverem amarrados é hora de pendurar para deixá-los secar. Pendure-os num local alto, pode ser em um gancho na parede, varal ou porta-chaves, e em um lugar com pouca luz (é importante que não pegue a luz diretamente do Sol), bem ventilado, quente e pouco úmido. Essas condições são importantes para uma boa secagem das suas plantinhas. Nessas condições, os ramos secam em cerca de uma semana ou um pouco mais. É importante cuidar para que o miolo do ramo não comece a mofar durante a secagem. Se você mora ou está passando por uma estação mais úmida ou fria, um aquecedor elétrico ajudará a manter a temperatura constante.

Armazenamento

Depois que as plantas estiverem secas, desfolhe-as e guarde as folhinhas em potes de vidro ou madeira. Eles devem ficar bem fechados, num lugar seco e ao abrigo da luz do sol para manter as propriedades das plantas por mais tempo.

13bb52b1659dc6f21da23a17f436bf74

Durante a primeira semana, observe se no recipiente não há condensação por dentro. Se acaso tiver condensação é porque a planta não está bem seca. Então, você deve retirar ela de dentro do vidro, dispor numa superfície plana e deixar secar por mais alguns dias.

As plantas, no geral, conservam suas propriedades por até 6 meses depois de secas.

Uso das plantas secas

As plantas depois de secas têm maior concentração de suas propriedades do que plantas verdes. Uma colher de chá de ervas secas equivale a uma colher de sopa de ervas frescas.

Existem algumas plantas que não pode ser secas por esse método, como é o caso da salsinha, manjericão, hortelã e coentro, porque elas apodrecem antes de ficarem secas. O indicado é congelar as folhas ou galhinhos em potes e só retirar do congelador quando forem utilizados. Só use plantas congeladas em pratos cozidos, pois em pratos que não vão ao fogo as plantas não ficam com uma cara tão agradável para serem consumidas.

Utilizando o forno  para a secagem

Essas são opções para quem mora em um lugar muito úmido ou/e frio. Mas saiba que secagem no forno ou no afetam os óleos essenciais e deixam as plantas com uma qualidade inferior daquelas secas naturalmente.

No forno convencional, a temperatura recomendada é de 100 ºC. Coloque as ervas dentro do forno cobertas com papel manteiga e a cada minuto observe a consistência das mesmas até ficarem quebradiças. Pode ser necessário mexer elas durante a secagem, utilize alguma colher grande para isso. Depois é só deixar esfriar e guardá-las em potes de vidro ou madeira.

d1d2c061056bcd90ab09d2459f6e8ff0

Charlene Peruchi
escrito por:Charlene Peruchi

Uma sonhadora, que acredita num mundo melhor e nos seres humanos vivendo em harmonia com a Natureza. Amante da fotografia, do artesanato e de músicas incomuns, diz que não viveria por muito tempo sem a arte na sua vida. Vegetariana por amor ao próximo e praticante de Yoga por amor a si. Em resumo, é um ser complexo que gosta da vida simples.

Deixe uma resposta

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos