Música

EntretenimentoMúsica

Outros batuques brasileiros

hat-607304_1280(2)
visualizações
1945

De acordo com Antonio Nobrega, a polirritmia africana segue uma “lógica” diferente da ritmia europeia: a primeira teria versos mais longos e aceitaria mais solos do que a segunda. Ao tentar codificar a música polirrítmica de acordo com a lógica “monorítmica”, simplificamos os longos versos e batuques solistas em menores versos sincopados, ou seja, com a tônica no tempo fraco (nos espaços entre tempo e contratempo).

EntretenimentoMúsicaViagem

Psicodália: um dos festivais mais esperados do ano!

12339488_985840138172035_6022526017547980696_o
visualizações
5519

Faltando menos de 3 meses para o melhor festival de Santa Catarina que acontece durante o carnaval, o Psicodália já está deixando muita gente ansiosa. Nessa 20ª edição já temos confirmados algumas atrações musicais, dentre eles: Ney Matogrosso (para minha imensa alegria!!!), Perotá Chingó, Céu, Di Melo + Trombone de Frutas, Metá Metá, Casa das Máquinas, Liniker e os Caramelows, Erasmo Carlos, entre muitos outros grandes músicos. Mas isso são só as atrações musicais, o festival ainda oferece oficinas, cinema, teatro e recreação para as crianças.

EntretenimentoMúsica

Música instrumental brasileira para te inspirar

instrumental
visualizações
4155

Você já reparou como de uma forma ou de outra somos seres intimamente ligados aos sons? Ouvir música é um ato tão natural quanto respirar ou comer. Através dela damos vazão à expressões muito íntimas, que revelam nossos olhares e sentimentos do mundo.

Mas, e a música instrumental, você já parou para ouví-la? Quando se opta por esconder as palavras e dar espaço para os sons falarem, uma experiência diferente de música se abre, e a fruição -tão rara nos dias de hoje- se torna possível. Longe dos conceitos das palavras, é possível observar o som como se observa um quadro. No Brasil, as paisagens são tantas, que não poderíamos deixar de ter uma quantidade enorme de grupos assimilando toda essa cultura, transformando-a em música boa, para que possamos viajar de olhos fechados. Confira alguns grupos instrumentais brasileiros e seus discos que nunca tocaram nas rádios.

Filmes e DocumentáriosLeituraMúsica

Primaveras revolucionárias que mudaram o mundo

a0ea3435d__750x0
visualizações
1812

A primavera tem no seu íntimo o símbolo da mudança; assim é representada na mitologia grega, na figura de Clóris, como a potência da natureza que traz vida e renovação quando chega. Nesse período do ano, um novo ciclo se inicia e possibilita que frutos e flores cresçam, transformando a realidade que nos cerca e trazendo a possibilidade de vivermos novos tempos. Tudo aquilo que a natureza comporta é tocado pela potência vital da primavera e, assim, ela deixa sua marca também nas criações humanas, trazendo em sua metáfora, novos horizontes para a sociedade.

Confira algumas referências feitas à primavera ao longo das criações humanas. O simbolismo que carrega consigo é de tamanha sutileza, que foi usada por diversas vezes, ora para evocar beleza, ora para evocar força e resistência; sempre como um ato revolucionário.

EntretenimentoMúsica

A prática e benefícios dos Kirtans

a
visualizações
2632

Kirtan é um processo milenar no qual trabalhamos nossa espiritualidade por meio do cantar em processo devocional. Esse processo acontece em muitas religiões e práticas de base hindu e é  acompanhado de instrumentos como violões, tablas, mrdangas, entre outros, é uma prática normalmente realizada em grupo e pode ser acompanhado de histórias e dança.

EntretenimentoMúsica

Projeto Playing For Change – conectando culturas através da música

c
visualizações
1233

“Não importa quem você é ou de onde você vem, estamos todos unidos através da música”.

A Fundação Playing For Change, criada em 2007, é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é permitir uma mudança positiva por meio da música e da educação artística, apoiando escolas e programas que são criados e operados pela comunidade local para possibilitar, a partir da música, a conexão de comunidades ao redor do mundo. Atualmente, a fundação tem nove programas, com mais de 1.000 estudantes e 15 mil vidas impactadas, em países de baixo desenvolvimento sócio econômico como Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Nepal e Tailândia.

EntretenimentoMúsica

Psicodelia musical: 3 bandas brasileiras que você precisa conhecer

girls-839809_1920
visualizações
4073

A psicodelia no cenário musical brasileiro vem ganhando novas caras. Essas bandas trazem influências de Tom Zé, Pink Floyd, Tame Impala, Beatles entre tantos outros artistas. Seus sons são riquíssimos na questão de melodia, com efeitos, guitarras distorcidas, instrumentos incomuns e vozes marcantes. Cada música é uma viagem diferente, uma experimentação sensorial diferente, uma experimentação musical diferente. Apresento-lhe as três bandas que você precisa conhecer: Tagore, Astralplane e Almirante Shiva. O que une elas é o psicodelismo, cada uma apresenta um som característico e autêntico. Então vamos à viagem!

EntretenimentoMúsicaViagem

Psicodália – vivendo um carnaval alternativo

Cópia de 1a
visualizações
3030

Que festival lindo!! Cheio de música, arte, energia boa, natureza, pessoas gentis e do bem! Foram 5 dias de muita diversão e com música 24h por dia. Quando não eram as bandas dos palcos fazendo seus shows, eram as pessoas acampadas que se reuniam e faziam música. Além de um festival lindo e super organizado, estávamos (foram mais de 5 mil pessoas) em meio a natureza, com muitas árvores, lagoa, cachoeira, nascer do sol, por do sol e tudo o mais que a natureza pode nos oferecer.

O que mais senti lá foi gratidão por tudo que estava acontecendo! Mas vamos falar mais sobre como foi o Psicodália 2016, que aconteceu entre 05 e 10 de fevereiro, em sua 19ª edição.

EntretenimentoFilmes e DocumentáriosMúsica

Donnie Darko – Mais que um filme, uma viagem!

1
visualizações
2006

Sua rotina não é mais a mesma, um coelho estranho e gigante te salva de uma tragédia e agora é seu amigo e, você começa a saber de coisas que mais parecem vir de um filme de ficção científica. Quem viveu isso? Donnie Darko!

EntretenimentoMúsicaViagem

ENVIKEN: A cidade do rockabilly

1085407922-conheca-enviken-a-cidade-sueca-mais-rockabilly-do-mundo-2800889761
visualizações
647

*Por Luciana F. Dutra

Quem viveu nos anos 50 ou é amante desse período, sabe muito bem que a moda daquela época era linda, com cores e estampas marcantes, penteados e maquiagens bem delineados, toda uma mobília e carros inconfundíveis e inesquecíveis. Tudo isso talvez, esteja na lembrança daquelas pessoas que não vivem em uma pequena cidadezinha da Suécia – Enviken. Essa cidade parou no tempo; quem caminha pelas ruas de Enviken percebe que tudo ali é mágico e encantador.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos

%d blogueiros gostam disto: