Leitura

Filmes e DocumentáriosLeitura

Quando plantar segundo a agricultura natural de Fukuoka + documentário

visualizações
6533

Texto extraído do livro “A Revolução de uma Palha- Uma Introdução À Agricultura Selvagem” de Masanobu Fukuoka.

“Eu cultivo os meus legumes de maneira semi-selvagem, utilizando um terreno vago, ribanceira ou terra inculta não vedada. A minha concepção é lançar, simplesmente as sementes à terra e deixar que os legumes cresçam com as “ervas daninhas”. Faço crescer os meus legumes na encosta da montanha, nos espaços livres entre os citrinos.

[Já escrevemos sobre o Método de Agricultura Natural de Fukuoka, veja aqui]

EntretenimentoLeitura

A vida secreta das árvores

forest-505860_1280
visualizações
8562

As árvores dominam a categoria dos seres vivos mais antigos. Desde o surgimento da nossa espécie, elas têm sido nossas companheiras silenciosas, habitando nossas lendas e inspirando nossas fantásticas cosmogonias. Herman Hesse as chamou de nossas maiores anciãs. Um esquecido jardineiro inglês do século XVII escreveu sobre como elas “falam com nossa mente, nos contam muitas coisas e nos ensinam tantas coisas boas”.

Filmes e DocumentáriosLeituraMúsica

Primaveras revolucionárias que mudaram o mundo

a0ea3435d__750x0
visualizações
2042

A primavera tem no seu íntimo o símbolo da mudança; assim é representada na mitologia grega, na figura de Clóris, como a potência da natureza que traz vida e renovação quando chega. Nesse período do ano, um novo ciclo se inicia e possibilita que frutos e flores cresçam, transformando a realidade que nos cerca e trazendo a possibilidade de vivermos novos tempos. Tudo aquilo que a natureza comporta é tocado pela potência vital da primavera e, assim, ela deixa sua marca também nas criações humanas, trazendo em sua metáfora, novos horizontes para a sociedade.

Confira algumas referências feitas à primavera ao longo das criações humanas. O simbolismo que carrega consigo é de tamanha sutileza, que foi usada por diversas vezes, ora para evocar beleza, ora para evocar força e resistência; sempre como um ato revolucionário.

LeituraNosso DiárioPermaculturaSustentabilidade

O Mito do Indivíduo Autossuficiente

1
visualizações
2808

Essa é uma palavra que aparece com alguma frequência aqui no Jardim do Mundo. A autossuficiência é um termo que ajuda a definir o grau máximo de independência do indivíduo. Quando usamos o termo aqui no site, Lara e eu largamos nosso academicismo, como biólogos que somos, e ignoramos as leis da termodinâmica para relativizar sobre esse termo, de uma maneira mais romântica e não tão literal.

Leitura

Literatura Ambiental: Thoreau e a vida nos bosques

wald
visualizações
1430

No ano de 1817, nascia na cidade de Concord (EUA) um menino, que se tornaria mais tarde um homem questionador das regras sociais e fonte de inspiração para os movimentos ecologistas. Henry David Thoreau, filho de um fabricante de lápis e de uma mãe amante de caminhadas campesinas, sempre se demonstrou muito introvertido e reflexivo, o que lhe trouxe certa fama de desajustado, quando estudava em Harvard.

Leitura

5 coisas que te impedem de enxergar o seu propósito na vida

a
visualizações
211

“A mais profunda forma de desespero é escolher ser outro que não si mesmo.”

Soren Kierkegaard

O significado de propósito e sentido de vida aqui está nos moldes dessa afirmação do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard mas também lembra, talvez ainda mais, a máxima do clássico indiano Bhagavad Gita (cap III, v.35), que diz que “Mais vale cumprir o próprio dharma, ainda que de forma imperfeita, do que cumprir de maneira perfeita o dever de outrem”. A psicóloga Shelley Prevost, terapeuta do Lamp Post Group, listou cinco razões pelas quais “nos perdemos” no caminho e entramos nessa crise de não enxergar mais sentido ou propósito, em um post publicado na revista Inc intitulado 5 Reasons Why Most People Never Discover Their Purpose.

LeituraNosso Diário

A evolução do Pensamento frente a Percepção da Natureza

a
visualizações
1531

A relação do homem com o meio-ambiente é tema do livro: “A evolução do Pensamento frente a Percepção da Natureza”.

É chegado o momento em que o homem assumirá a responsabilidade pela miríade de conceitos acerca do mundo natural. São estes conceitos que se apresentam para humanidade como a chave do conhecimento universal e feliz daquele que for capaz de absorver e, muito mais que apenas isso, também capaz de levar adiante, modificar, ou mesmo deixar de lado.

Junte-se a nós! Receba inspirações para uma vida mais leve no seu email.

Siga-nos